24/04/2019 // Artigos

Bem estar digital: o que é essa tendência e como ela pode auxiliar no marketing para profissionais da saúde

O bem estar digital tem sido apontado por profissionais de marketing e UX (user experience, ou experiência do usuário) como uma das tendências mais relevantes para 2019. Para quem trabalha na área da saúde, essa é uma tendência que se alinha perfeitamente com o seu propósito de marca, e que surte efeitos no curto e longo prazo.

Entenda o que é o bem estar digital e saiba por que você deve começar a implantar desde já na sua estratégia de marketing para a saúde.

Bem estar digital: a tendência de UX para 2019

Um indivíduo costuma checar seu celular cerca de 47 vezes por dia, passando cerca de 3 horas por dia olhando ou interagindo com o celular. Nove entre dez indivíduos checam seus celulares dentro de pelo menos uma hora após acordarem.

São hábitos que já se tornaram naturais.

Porém, especialistas de diversas áreas direta ou indiretamente relacionadas à comunicação têm apontado os efeitos negativos da poluição visual e sonora, na Internet e também fora dela.

No que diz respeito especificamente ao ambiente virtual, a hiperconexão (excessivo tempo gasto diante do computador ou celular) e a sobrecarga de informação visual e textual também têm sido apontados como fatores que, mais cedo ou mais tarde, causam danos à saúde.

Para os consumidores mais sensíveis a esse tipo de efeito, a tendência pode ser a de rejeitar todos esses conteúdos, a fim de evitar esses danos.

Como isso se reflete na experiência do usuário na Internet?

Especialistas de UX (user experience, ou experiência do usuário) têm estudado maneiras de tornar o ambiente virtual mais agradável, menos carregado, transmitindo a sensação de equilíbrio e bem estar.

Segundo a revista britânica The Drum, especializada em marketing, algumas pequenas mudanças já têm sido implementadas por marcas grandes, em busca de maior bem estar digital, entre elas:

  • O Gmail permite que usuários suspendam e-mails para visualizá-los posteriormente;
  • O Instagram notifica seus usuários quando a detecta a rolagem excessiva do feed;
  • Entre outras.

Marketing digital e bem estar digital

O digital wellbeing (bem estar digital) tem sido apontado como a grande tendência de UX para 2019.

Mas, obviamente, esta tendência também repercutirá no marketing digital, inbound marketing e no branding (construção de marca).

Como dissemos anteriormente, o excesso de conteúdo visual, sonoro e textual na Internet podem levar a diversos efeitos negativos.

Então, para quem atua na área de comunicação, buscar bem estar digital é uma questão primordial, tanto para o futuro quanto para o presente:

  • A longo prazo, deve-se levar em consideração a saúde dos indivíduos;
  • A curto prazo, deve-se levar em consideração que a poluição visual e a sobrecarga de informações podem causar rejeição, fazendo a marca perder clientes e potenciais clientes.

Implantando o bem estar digital no marketing para a saúde

Para os profissionais da saúde, essa é uma tendência que harmoniza perfeitamente com o seu propósito de marca.

Afinal, o objetivo maior desses profissionais também é promover a saúde e bem estar de seus pacientes.

Então, nada mais lógico que priorizar o bem estar na hora de divulgar seus serviços e construir a sua autoridade na Internet.

Os valores da saúde e bem estar não devem ser buscados somente na prestação dos serviços – devem ser promovidos em cada detalhe.

Quanto ao marketing para a saúde, o bem estar é o valor que deve nortear a construção da identidade visual, o design do website ou do app, a estratégia de conteúdo (inbound marketing), o tom de fala utilizado etc.

Conte com profissionais especializados para ter certeza de que seu trabalho está sintonizado com esses valores e que eles sejam transmitidos da forma correta.

Na In Company, nós atendemos dentistas, médicos, clínicas, consultórios, hospitais, e diversos profissionais da saúde, tais como: fisioterapeutas, nutricionistas, estúdios de yoga e pilates, academias, coaches de saúde fitness e outros.

O objetivo do marketing voltado para profissionais da saúde é gerar e agregar valor às marcas e aos negócios dos nossos clientes, contribuindo para a reputação dos profissionais da saúde, posicionando as suas áreas de atuação de maneira correta no mercado, sem ferir o Código de Ética de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição se desejar saber mais e para fazermos um plano para você sem compromisso!!

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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