Artigos Postado no dia: 27 maio, 2021

Marketing de conteúdo: o que é copy e como é usada no marketing médico

Você sabe o que é copy e por que ela é tão importante no marketing de conteúdo e marketing digital em geral? Tire as suas dúvidas neste artigo que preparamos especialmente para o segmento médico.

Entenda a diferença entre a escrita “normal” e a copy, e como ela atua para impulsionar ações de marketing médico em total harmonia com o Código de Ética Médica e as diretrizes de publicidade do Conselho Federal de Medicina.

 

 

O que é copy

Copy, ou copywriting (não confundir com copyright, nem com cópia), é uma modalidade de escrita usada em peças de marketing e publicidade.

A copy usa técnicas para tornar a sua redação mais atraente e persuasiva.

Nos conteúdos feitos para plataformas digitais, a copy também incorpora conceitos de UX (User Experience, ou experiência do usuário) para conseguir captar a atenção do leitor, ou evitar a rejeição.

Assim, aumenta-se as chances de o leitor querer te ler, e querer “comprar” a sua ideia.

Não se trata de uma escrita no formato “propaganda” — inclusive, na maior parte dos conteúdos usados no inbound marketing e marketing de conteúdo, não há a divulgação ou comercialização direta de algum produto ou serviço.

Na verdade, a copy atua na transmissão de um conteúdo informativo, educativo, sobre temas relacionados à área de atuação de uma pessoa ou empresa.

Essa é a essência do marketing de conteúdo: informar o público, satisfazer dúvidas e posicionar-se como uma autoridade naquele assunto. Essa autoridade irá se refletir na escolha do consumidor, quando ele contratar um profissional ou comprar um produto.

 

Quais técnicas são usadas no copywriting?

  • Escaneabilidade;
  • Gatilhos mentais;
  • CTA (call to action, ou chamada para ação);
  • Uso de palavras-chave;
  • Uso de palavras de transição;
  • Tecnics de SEO para indexar melhor o conteúdo no google
  • E várias outras.

 

Como a copy é usado no inbound marketing / marketing de conteúdo médico

A copy não é usada apenas em ações de marketing voltadas para o comércio.

No marketing médico e marketing para a saúde, o copywriting também é bastante usado e traz excelentes resultados.

Naturalmente, não se trata de textos que vão vender os serviços médicos. Como você já viu no primeiro item deste artigo, os propósitos do marketing de conteúdo e do copywriting não são esses.

Mas a copy vai ajudar o seu texto a ficar mais fácil e gostoso de ler, e vai ajudar a sua autoridade e conhecimento naturais a transparecerem por meio das palavras.

Como consequência, o leitor vai associar o seu site, a sua clínica, e você, como fontes de informação de qualidade e credibilidade. Quando o leitor precisar de um serviço médico relacionado à sua área de atuação, com certeza, ele se lembrará de você.

Além disso, a copy também é usada em landing pages, newsletter e outras ações de topo, meio e fundo de funil que irão conduzir o leitor para um relacionamento mais próximo com você. Isso também aumenta as chances dele escolher você, pois haverá uma relação de confiança estabelecida.

 

Comece a usar a copy no seu conteúdo médico

A copy de conteúdo médico é escrita pelos copywriters e revisado ou editado pelo médico, assim como, pela equipe especializada em marketing digital e de conteúdo.

Toda uma equipe atua para produzir um conteúdo que apresente informações corretas, factíveis, de forma adequada conforme os preceitos do Código de Ética Médica, os objetivos e estratégias do planejamento de marketing, as técnicas de SEO, e claro, a identidade e perfil do médico.

A ideia é que o profissional especializado em copywriting facilite as coisas para você, encarregando-se da parte “mecânica” da escrita, mas o teor do conteúdo é guiado por você. A sua voz e seu estilo ficam impressos no conteúdo.

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound marketing médico. Conheça nossos serviços:  https://www.incompanypr.com.br/servicos/

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing médico e saúde em geral

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