Artigos Postado no dia: 15 fevereiro, 2022

Google Ads e Google Orgânico/SEO no marketing jurídico: qual a diferença entre eles? Como ter o melhor posicionamento de busca?

O Google é uma das melhores estratégias do marketing jurídico. Todo mundo gostaria de estar na primeira página e nas primeiras posições do Google. Mas como obter este sucesso? Existem duas formas: uma pelo Google Ads, de maneira paga, e outra pelo Google orgânico, sem pagar, por meio de estratégias de SEO. Qual a diferença entre estas duas opções e como ter o melhor posicionamento de busca?

É o que vamos abordar neste artigo.

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Google Ads e Google Orgânico: duas estratégias sob o guarda-chuva do Google

O Google é o principal mecanismo de busca.

Quando falamos de estratégias de marketing jurídico, o Google pode ser considerado um grande “guarda-chuva” que abrange duas estratégias: o Google Ads (estratégia de tráfego pago) e o Google orgânico (estratégia de tráfego orgânico que se vale de técnicas de SEO).

Vamos entender como elas funcionam.

 

O que é e como funciona o Google Ads

No Google Ads, você compra palavras-chaves estratégicas focadas no seu produto, sua solução jurídica. Você pode ainda segmentar a região geográfica de alcance da sua estratégia. Por exemplo: seu alvo pode ser o Brasil inteiro, ou você pode focar em apenas alguma(s) cidade(s) ou Estado(s).

Investir em palavras-chaves no Google Ads funciona como um “leilão”: algumas palavras-chaves serão mais baratas, outras mais caras. Tudo dependerá dos players do mercado que estão investindo naquelas mesmas palavras-chave e naquela(s) mesma(s) região(ões).

Se você atua em um nicho advocatício menos competitivo, ou mais novo no mercado, provavelmente você terá pouca concorrência pela compra das palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Assim, essas palavras-chave devem custar menos.

Pela nossa experiência, na In Company, identificamos uma média para início entre R$400 a R$500 de investimento em mídia como sendo a ideal para obter um bom posicionamento mediante o uso do Google Ads. Dessa forma, você poderá começar a trazer pessoas para o site do seu escritório.

Não é bom que essa conversão seja direcionada à página inicial (home page) do seu escritório. É melhor que haja uma área específica relacionada à palavra-chave que trouxe a pessoa até ali. Isso fará com que o Google “penalize” menos o seu site, referenciando-o melhor nos resultados de busca.

Afinal, se dentro do seu site houver conteúdo relevante e boas informações relacionadas à sua palavra-chave, o Google entenderá que esse site presta um melhor serviço ao seu usuário, e assim, priorizará esse site em detrimento de outros.

Logo, não basta só investir em Google Ads. A aterrissagem também é muito importante. A estratégia de Google Ads pressupõe um site bem modelado, bem construído, com conteúdo bem redigido.

Essa fase do projeto de marketing é o que chamamos topo de funil. É a fase em que atraímos pessoas para o site do escritório. A partir dali trabalharemos para que essas pessoas desçam pelo funil, afunilando a relação até que ela culmine em uma venda.

Para fazer isso acontecer, é importante que haja um formulário de captação de leads dentro do seu site. Você pode usar um sistema de inbound marketing como o RD Station para fazer a gestão desse tráfego e das conversões em leads, automatizando o fluxo de e-mails que levará as pessoas às próximas etapas do funil.  Essa é uma forma de garantir que você não vai perder o investimento feito em Google Ads.

Google Ads: prazo para começar a dar resultado

O Google Ads é considerada uma estratégia de mais curto prazo, pois lida com estímulos mais instantâneos e costuma reter os clientes com necessidades mais urgentes.

 

O que é e como funciona o Google orgânico/SEO

Para aproveitar o Google sem usar de mecanismos pagos, é preciso ter algumas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) voltadas para o medico e longo prazo.

Seu site precisa ter uma programação adequada, boa hospedagem, bom layout, com bons plugins que ajudem a acelerar a indexação do site no Google. Precisa seguir um planejamento de palavras-chave e metadescriptions (metadescrições) por página, e um planejamento de SEO para cada blog post, nos textos e slugs. Seus conteúdos precisam ser bem redigidos, em bom português, com inserção das palavras-chaves, informações suficientes e outras técnicas de otimização para indexação.

Google orgânico e SEO: prazo para começar a dar resultado

Por se tratar de uma estratégia orgânica, naturalmente ela surte melhores resultados no médio e longo prazo. Dependendo da frequência com que você posta, da qualidade de seus textos e da tecnologia que você usa no site, faz os posts com ações de SEO para cada blog post, costuma-se levar cerca de 6 meses a 1 ano para que seu site comece a indexar bem no Google.

 

Conclusão: Google Ads e Google Orgânico, duas estratégias que podem andar juntas

O marketing jurídico se apoia em um tripé formado por design, tecnologia e logística de distribuição de conteúdo. Quanto mais você conseguir investir em todos os eixos desse tripé, melhores resultados terá.

Por isso, é interessante quando um projeto combina estratégias de tráfego pago (Google Ads) e de tráfego orgânico.

A integração entre as duas estratégias ajuda seu escritório a trazer um volume de pessoas para seu site, tanto no curto prazo quanto no médio e longo prazos. Como consequência, os algoritmos do Google vão entender que você é um bom fornecedor de conteúdo. É exatamente isso que o Google quer: parceiros que oferecem bons conteúdos aos seus usuários. Se você conseguir ser esse parceiro, o Google vai te indicar cada vez mais.

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

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