Artigos Postado no dia: 31 agosto, 2021

Como funciona o marketing jurídico? Tire suas dúvidas

Quais são os conceitos fundamentais do marketing jurídico? Para entender como o marketing jurídico gera valor para sua marca e faturamento com novos clientes sem ferir o Código de Ética da OAB, é preciso entender que ferramentas são usadas e como elas funcionam.

Neste artigo, vamos tirar essas dúvidas básicas. Acompanhe a leitura!

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O que é marketing jurídico? 

Fazer marketing jurídico nada mais é que mostrar para o mercado quais são os conhecimentos jurídicos com os quais o escritório de advocacia trabalha, quais são os problemas que esse escritório resolve, de que forma o escritório trabalha, que tipo de clientes ele atende, qual setor da economia.

Trata-se de um grande plano de comunicação para gerar valor e posicionamento da marca. 

E o que é posicionamento de marca? É fazer com que as pessoas percebam o que você faz e como você faz.

Por exemplo, um plano de marketing para um escritório de advocacia deve ter táticas e conteúdos que refletem:

  • quais os serviços que o escritório presta (extrajudiciais, contencioso, consultivo, etc);
  • quais as áreas que o escritório atende (Direito Empresarial, Tributário, Trabalhista etc);
  • quais os nichos e subnichos de mercado que o escritório atende (indústria farmacêutica, comércio, serviços etc);
  • quais clientes o escritório atende (servidores públicos, consumidores, aposentados, empresários etc);
  • entre outros fatores que irão segmentar o seu público e sua atuação.
  • Tudo isso é posicionamento: fazer com que as pessoas primeiro percebam o que o escritório faz, e depois, fazer com que elas percebam que o escritório é o ideal para resolver os problemas delas.

 

Reputação e distribuição de conhecimento

Depois do posicionamento de marca, em segundo lugar vem a geração de reputação por meio da distribuição de um produto. E qual é esse produto? É o conhecimento jurídico.

Esse conhecimento deve ser distribuído via redes sociais, blogs, Youtube, eventos, livros, podcasts etc. Os conteúdos escritos e audiovisuais são os principais veículos para distribuir conhecimento. 

Essa distribuição gera reputação e ajuda a melhorar o relacionamento com o público.

O advogado sempre precisou de networking para conseguir ser indicado e conseguir clientes. A diferença é que agora isso pode ser feito pelas vias digitais, sem fronteiras de localidade. Uma pessoa totalmente desconhecida, que mora em uma cidade que você mal conhece, pode vir a se tornar um lead interessado e contratar seus serviços pela Internet.

 

Marketing jurídico e captação de clientes

A captação de clientes feita por meio do marketing jurídico não é uma captação indevida, mercantil, mas sim, uma captação mais espontânea, pois parte da premissa do próprio interesse do cliente.

Além da atração de novos contatos, o marketing também ajuda a fidelizar os seus clientes atuais e a reconquistar clientes antigos, estreitando esse relacionamento por meio da distribuição de conteúdo informativo e educativo.

Assim, essas pessoas poderão admirar ainda mais a sua marca, conhecer as novidades e acompanhar a sua evolução. Isto também melhora o poder de indicação para outros clientes.

 

Ranqueando seus conteúdos no Google

Ao distribuir conteúdo na Internet, por consequência, o Google começa a ranquear esses conteúdos e dispô-los para mais pessoas te conhecerem.

O Google vai ser seu parceiro se você for parceiro dele.

Assim, é importante nutrir seu blog com conteúdos de qualidade, bem redigidos, com técnicas de SEO e informação aprofundada e relevante. O Google vai referenciar esses conteúdos quando alguém buscar por esse tipo de informação.

Uma novidade grande que o Conselho Federal da OAB trouxe com o novo provimento do código de ética 205/2021, é a permissão agora em todo o Brasil, do impulso de postagens nas redes sociais e o uso de campanhas Google Ads.
Essas novas possibilidades podem aumentar ainda mais as suas chances de exposição e faturamento com mais clientes.

 

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Ademais, o marketing jurídico é a metodologia que mais se harmoniza com as diretrizes da OAB para a publicidade advocatícia.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

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