Artigos Postado no dia: 27 abril, 2021

Como construir uma pauta de conteúdo para marketing jurídico? Confira um roteiro simples e saiba como encontrar ideias para conteúdo

Encontrar ideias para conteúdo é um dos desafios do marketing em geral. E no marketing jurídico, uma das principais dúvidas que advogados têm diz respeito à pauta de conteúdo e como estruturar a agenda e os temas.

  • Aonde achar os temas?
  • Sobre qual assunto é melhor escrever?
  • Como ter ideias para novos conteúdos?

Por isso, preparamos um artigo com passos básicos para formatar um plano de pauta editorial para marketing jurídico. Aqui, você encontrará um roteiro prático e poderá entender como aplicá-lo ao seu escritório.

 

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Marketing jurídico: começando a montar um plano editorial e ideias para conteúdo de um blog

Neste artigo, vamos partir do princípio de que você já definiu seus nichos, subnichos e personas. Caso você não conheça esses conceitos, recomendamos que confira nosso artigo: 3 fases fundamentais para planejar o seu marketing jurídico digital

 

Para montar o nosso roteiro, vamos imaginar um escritório de advocacia cujo projeto de marketing jurídico será focado nas áreas trabalhista e tributária, ambas voltadas para o lado empresarial. Isso não necessariamente significa que o escritório não atua em outras áreas, mas que ele busca crescer sua marca e atrair clientes para serviços prestados nessas área.

 

Simulando uma pauta de conteúdo para um escritório de advocacia

Para nosso escritório hipotético, escolhemos 3 tipos de conteúdo para produzir:

  • Direito Trabalhista;
  • Direito Tributário;
  • Conteúdos sobre o escritório.

Dentro desses tipos, detalhamos os assuntos que iremos abordar:

  • Direito Trabalhista: assessoria consultiva e serviços de contencioso para empresas;
  • Direito Tributário: restituição de tributos;
  • Escritório: novidades e conteúdos sobre a equipe e eventos do escritório.

Escolhemos 3 dias da semana para postar esses conteúdos e distribuímos os temas:

  • Segunda feira: Direito Trabalhista;
  • Quarta feira: Direito Tributário;
  • Sexta feira: Conteúdos sobre o escritório.

Assim, fica estabelecida uma agenda de conteúdos que os clientes irão encontrar ao acessar seu site, suas redes sociais ou receber diretamente por e-mail.

 

Como achar ideias para conteúdo?

  • A escolha do tema de cada dia é a decisão final, após a agenda editorial dos nichos ser definida.
  • A curadoria dos temas pode ser montada com meses de antecedência. Mas ela pode ser alterada a qualquer momento se surgirem necessidades ou novidades que valem a pena ser abordadas rapidamente (por exemplo: uma nova lei).
  • Uma maneira de encontrar ideias para os conteúdos é por meio do Google Trends. É um recurso gratuito no qual você pode digitar temas e verificar quais são os temas e palavras relacionados que as pessoas mais buscam no Google.
  • Além disso, as pautas de conteúdos para o marketing jurídico também são bastante movidas por notícias legislativas e jurisprudenciais.
  • Então, uma pesquisa de notícias jurídicas também é uma fonte de ideias para montar uma pauta de conteúdo.

 

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a ter uma ideia de como estruturar uma pauta de conteúdo para marketing jurídico.

Naturalmente, este é um artigo informativo e não equivale a prestação de serviço; serve apenas como um roteiro básico.

A In Company cria projetos customizados de marketing jurídico para advogados e escritórios há mais de 16 anos.

 

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos por desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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