Artigos Postado no dia: 9 fevereiro, 2021

Como fazer um plano de comunicação no marketing jurídico digital: Aplique as 4 fases fundamentais

O marketing jurídico digital tem algumas coisas em comum com o jornalismo e também com os negócios. Assim como um jornalista, é preciso ter um plano editorial. Assim como em uma estratégia de negócios, é preciso ter canais de distribuição.

Parece complicado? Na verdade, não é.

Neste artigo, dividimos o plano de comunicação de forma didática em 4 fases. Venha conhecê-las!

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Recapitulando: Soluções Jurídicas X Mercado

Em nosso artigo “Definindo o plano de conteúdo do marketing jurídico: Soluções Jurídicas X Mercado”, nós falamos sobre a técnica que consiste no primeiro passo para o planejamento de marketing jurídico digital. Na técnica Soluções Jurídicas X Mercado, define-se os produtos jurídicos que serão comunicados, de acordo com os nichos, subnichos e as principais dores/problemas da persona.

No artigo de agora, vamos abordar a segunda fase desse planejamento.

Acompanhe a leitura e também os nossos próximos artigos para continuar se aprofundando nesse conhecimento.

 Definindo um plano de comunicação no marketing jurídico digital

O plano de comunicação é a sua estratégia de conteúdo. Trata-se de um planejamento bastante amplo e completo, que vai considerar fatores como frequência, pautas e meios de distribuição.

Ou seja: o plano de comunicação não se trata apenas do que será comunicado. Também trata de como, quando, por quais meios se dará essa comunicação.

É fundamental que o plano de comunicação esteja pautado nas definições feitas na fase de Soluções Jurídicas X Mercado, abordada em nosso artigo anterior.

Agora, vamos desmembrar as fases de elaboração do plano de comunicação.

 

Primeira fase: ter um site com blog para publicar notícias e artigos

Tudo começa pelo seu território.

Mais adiante, você verá que é importante ter vários canais de comunicação, porém, todos esses caminhos devem levar para um: o seu site, seu blog.

Em um plano de comunicação para marketing jurídico digital, o advogado deve ter o seu próprio site, com blog e sistema de artigos integrados. É no seu site que você concentrará a publicação de conteúdo, notícias, informação.

E por que é importante ter um site só seu?

  • para concentrar a publicação de conteúdo, ou pelo menos dos conteúdos mais importantes;
  • para ranquear no Google;
  • para trazer visibilidade para o seu nome, sua marca, seu domínio na internet.

O site funciona como uma boca de funil. É nele que se inicia a jornada de relacionamento com o cliente, conforme a teoria adotada no inbound marketing (sobre o qual falaremos nos próximos artigos – mas se quiser se adiantar, confira um artigo sobre isso clicando aqui).

 

Segunda fase: planejar a pauta de conteúdo editorial para marketing jurídico digital

Na segunda fase, você fará um plano editorial voltado para divulgar as soluções jurídicas definidas na fase Soluções X Mercado.

Atenção: o marketing jurídico não admite a promoção direta de serviços. Por isso, o plano de conteúdo deve ser cuidadosamente pensado para trazer informação sobre dúvidas e soluções jurídicas. Ou seja: o teor deve ser 100% educativo, informativo, sem retórica comercial.

A pauta de conteúdo vai definir temas e frequência de postagem.

De preferência, deve-se ter um cronograma semanal. Porém, cada estratégia deve ser adequada ao perfil do advogado e do projeto.

 

Terceira fase: definir as formas de distribuição do conteúdo

Este é o momento de montar a logística de distribuição do seu conteúdo. É importante que sejam várias.  Para isso, deve-se estudar as redes sociais que são mais aderentes para o seu público e a sua área de atuação: Instagram, LinkedIn, Facebook, Youtube, Clubhouse, etc.

Além da definição dessas plataformas, também é importante fazer um cruzamento entre as redes sociais com o seu site.

Apesar de o plano poder incluir conteúdos exclusivos para redes sociais, é fundamental que elas sejam também um aperitivo para direcionar o público para o site ou blog.

 

Quarta fase: definir os formatos de conteúdo  

Por fim, define-se o formato do conteúdo que será criado e distribuído nas plataformas já definidas.

Serão vídeos? Textos? Gráficos visuais? Conteúdos de áudio (podcast, vídeos com narração etc)? Newsletters?

Essa fase também requer bastante análise de dados sobre o perfil dos usuários de cada rede, engajamento, média de duração das visualizações, taxa de cliques e de abertura dos e-mails etc.

 

Gostou de aprender sobre o plano de comunicação no marketing jurídico digital?

Agora que já conheceu as 4 fases da montagem de um plano de comunicação, você pode continuar seu aprendizado fazendo parte do nosso canal no Youtube, Whtasapp, Telegram, ou até mesmo fazendo o nosso curso de marketing jurídico digital. Assim, você será avisado quando sair o próximo artigo, que abordará a terceira fase do planejamento de marketing jurídico digital.

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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