Assessoria de Marketing Digital e Offline
  • Empresa
    • Quem somos
    • Missão
    • Visão
    • Valores
    • Diferenciais
    • Equipe
  • Atuação
    • Marketing Jurídico
    • Marketing Médico/Saúde
    • Marketing Empresarial
  • Serviços
    • Institucional & Branding
    • Site Responsive Mobile
    • APP – Aplicativo
    • Marketing Digital
    • Inbound Marketing
    • Publicações
    • Assessoria de imprensa digital
    • Marketing de Relacionamento
    • Capacitação
  • Clientes
  • Blog
    • Notícias
    • Artigos
    • Newsletter
  • Contato

09/02/2021 // Artigos

Como fazer um plano de comunicação no marketing jurídico digital: Aplique as 4 fases fundamentais

O marketing jurídico digital tem algumas coisas em comum com o jornalismo e também com os negócios. Assim como um jornalista, é preciso ter um plano editorial. Assim como em uma estratégia de negócios, é preciso ter canais de distribuição.

Parece complicado? Na verdade, não é.

Neste artigo, dividimos o plano de comunicação de forma didática em 4 fases. Venha conhecê-las!

Prefere conteúdo em vídeo? Acesse esse conteúdo clicando aqui

 

Recapitulando: Soluções Jurídicas X Mercado

Em nosso artigo “Definindo o plano de conteúdo do marketing jurídico: Soluções Jurídicas X Mercado”, nós falamos sobre a técnica que consiste no primeiro passo para o planejamento de marketing jurídico digital. Na técnica Soluções Jurídicas X Mercado, define-se os produtos jurídicos que serão comunicados, de acordo com os nichos, subnichos e as principais dores/problemas da persona.

No artigo de agora, vamos abordar a segunda fase desse planejamento.

Acompanhe a leitura e também os nossos próximos artigos para continuar se aprofundando nesse conhecimento.

 Definindo um plano de comunicação no marketing jurídico digital

O plano de comunicação é a sua estratégia de conteúdo. Trata-se de um planejamento bastante amplo e completo, que vai considerar fatores como frequência, pautas e meios de distribuição.

Ou seja: o plano de comunicação não se trata apenas do que será comunicado. Também trata de como, quando, por quais meios se dará essa comunicação.

É fundamental que o plano de comunicação esteja pautado nas definições feitas na fase de Soluções Jurídicas X Mercado, abordada em nosso artigo anterior.

Agora, vamos desmembrar as fases de elaboração do plano de comunicação.

 

Primeira fase: ter um site com blog para publicar notícias e artigos

Tudo começa pelo seu território.

Mais adiante, você verá que é importante ter vários canais de comunicação, porém, todos esses caminhos devem levar para um: o seu site, seu blog.

Em um plano de comunicação para marketing jurídico digital, o advogado deve ter o seu próprio site, com blog e sistema de artigos integrados. É no seu site que você concentrará a publicação de conteúdo, notícias, informação.

E por que é importante ter um site só seu?

  • para concentrar a publicação de conteúdo, ou pelo menos dos conteúdos mais importantes;
  • para ranquear no Google;
  • para trazer visibilidade para o seu nome, sua marca, seu domínio na internet.

O site funciona como uma boca de funil. É nele que se inicia a jornada de relacionamento com o cliente, conforme a teoria adotada no inbound marketing (sobre o qual falaremos nos próximos artigos – mas se quiser se adiantar, confira um artigo sobre isso clicando aqui).

 

Segunda fase: planejar a pauta de conteúdo editorial para marketing jurídico digital

Na segunda fase, você fará um plano editorial voltado para divulgar as soluções jurídicas definidas na fase Soluções X Mercado.

Atenção: o marketing jurídico não admite a promoção direta de serviços. Por isso, o plano de conteúdo deve ser cuidadosamente pensado para trazer informação sobre dúvidas e soluções jurídicas. Ou seja: o teor deve ser 100% educativo, informativo, sem retórica comercial.

A pauta de conteúdo vai definir temas e frequência de postagem.

De preferência, deve-se ter um cronograma semanal. Porém, cada estratégia deve ser adequada ao perfil do advogado e do projeto.

 

Terceira fase: definir as formas de distribuição do conteúdo

Este é o momento de montar a logística de distribuição do seu conteúdo. É importante que sejam várias.  Para isso, deve-se estudar as redes sociais que são mais aderentes para o seu público e a sua área de atuação: Instagram, LinkedIn, Facebook, Youtube, Clubhouse, etc.

Além da definição dessas plataformas, também é importante fazer um cruzamento entre as redes sociais com o seu site.

Apesar de o plano poder incluir conteúdos exclusivos para redes sociais, é fundamental que elas sejam também um aperitivo para direcionar o público para o site ou blog.

 

Quarta fase: definir os formatos de conteúdo  

Por fim, define-se o formato do conteúdo que será criado e distribuído nas plataformas já definidas.

Serão vídeos? Textos? Gráficos visuais? Conteúdos de áudio (podcast, vídeos com narração etc)? Newsletters?

Essa fase também requer bastante análise de dados sobre o perfil dos usuários de cada rede, engajamento, média de duração das visualizações, taxa de cliques e de abertura dos e-mails etc.

 

Gostou de aprender sobre o plano de comunicação no marketing jurídico digital?

Agora que já conheceu as 4 fases da montagem de um plano de comunicação, você pode continuar seu aprendizado fazendo parte do nosso canal no Youtube, Whtasapp, Telegram, ou até mesmo fazendo o nosso curso de marketing jurídico digital. Assim, você será avisado quando sair o próximo artigo, que abordará a terceira fase do planejamento de marketing jurídico digital.

Acesse então as oportunidades abaixo:

 

APROVEITE TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE MAIS CONTEÚDO ABAIXO:

 

CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

  • Canal Whatsapp
  • Canal Telegram
  • Canal Youtube

Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

[email protected]

www.incompanypr.com.br

Compartilhe:

Voltar

 
Orçamento

Solicite aqui o seu orçamento!
Todos os nossos projetos são customizados

Deseja receber nosso conteúdo?

Cadastre-se abaixo para receber comunicações.


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Eu concordo em receber comunicações.

Compartilhe no WhatsApp
Empresa
Quem somos
Missão
Visão
Valores
Diferenciais
Áreas de Atuação
Marketing Jurídico
Marketing Médico/Saúde
Marketing Empresarial
Serviços
Institucional & Branding
Site Responsive Mobile
APP - Aplicativo
Marketing Digital
Ciclo de Marketing Digital
Inbound Marketing
Publicações
Marketing de Relacionamento
Assessoria de imprensa digital
Capacitação
BLOG
Notícias
Artigos
Newsletter
VEJA TAMBÉM
Clientes
Contato
Trabalhe conosco
Política de privacidade
Edifício A.R. 3000
Praça São Paulo da Cruz, 50 | 12º andar
Bairro Juvevê | 80.030-480 | Curitiba - PR
(41) 3362-1330
(41) 99689-2980
[email protected]
RD Station