Artigos Postado no dia: 25 agosto, 2020

O cliente certo para o advogado certo: atraindo as melhores personas com inbound marketing jurídico

Inbound marketing jurídico não é só sobre produzir conteúdo. Para que esse ramo do marketing digital traga resultados a um escritório de advocacia, é importante ser estratégico no planejamento e produção do conteúdo.

Para isso, uma das ferramentas mais importantes é a persona. A definição correta da persona ajudará o advogado a alcançar o público certo que precisa dos seus serviços, de acordo com sua segmentação de mercado.

Neste artigo, vamos entender o conceito da persona no marketing digital e jurídico. Também vamos conhecer critérios para definir a persona certa. Confira!

O que são as personas no marketing digital

A palavra “persona” tem diferentes conotações de acordo com o campo do conhecimento em que é usada.

No marketing digital, “persona” é um perfil fictício que sintetiza o público alvo ideal para uma campanha de marketing.

Principalmente no marketing de entrada (inbound marketing), a persona é uma figura bastante utilizada pelos redatores e analistas de marketing.

Cada projeto tem sua persona específica, geralmente definida por idade, profissão, gostos e preferências. Também é possível incluir o gênero, classe social ou outras características que sejam determinantes para a empresa que promove a campanha de marketing.

 

Por que a persona é importante para o marketing jurídico ?

Naturalmente, a “persona” fornece apenas noções gerais para nortear um projeto de marketing. Nem todos os clientes ideais precisam ter exatamente o mesmo gênero, idade, profissão etc.

Porém, escrever com uma persona em mente é uma estratégia muito mais eficiente do que escrever de forma generalizada, sem nenhuma direção sobre o público alvo.

É um recurso de segmentação de mercado altamente eficiente e que também faz toda a diferença na advocacia.

Cada escritório de advocacia tem suas áreas de atuação; por isso, o uso da persona ajuda a direcionar o que e como dizer para atingir a pessoa que precisa dos serviços jurídicos daquela área.

A persona de um escritório especializado em Direito do Trabalho, por exemplo, varia de acordo com o foco das causas em que o escritório se concentra: advogando para o empregador ou para o empregado.

Mesmo nos escritórios generalistas, existem segmentações, prioridades, nichos de mercado em que o escritório se destaca mais, ou nichos nos quais quer começar a se segmentar.

Com base nesses aspectos, serão definidas as personas ideais para o marketing jurídico de cada escritório.

 

6 formas de definir uma persona para alcançar o cliente certo no marketing jurídico

  1. Área de atuação do escritório

A área jurídica é o principal critério para definir os interesses e necessidades da persona. Exemplos claros são os de escritórios focados em Direito Empresarial (a persona será uma empresária, gestora, ou ocupante de alta posição em uma empresa), Direito do Trabalho (a persona pode ser empregada ou empresária), ou Direito de Família (a persona pode ser uma mãe, o guardião de uma criança, um adulto divorciado, entre outros perfis).

  1. Profissão ou ocupação

Relevante para escritórios de advocacia focados em Direito Médico, Direito Militar, Direito Administrativo para servidores públicos, Direito do Entretenimento (a persona pode ser um artista ou profissional da indústria criativa), Direito Previdenciário (a persona pode ser um aposentado), entre outras áreas.

  1. Perfil ou nicho de mercado

A persona pode ser tão específica quanto for o nicho de mercado em que o escritório atua, ou quanto o alvo específico de uma campanha de marketing jurídico.

  1. Classe social

Relevante para escritórios focados em advocacia de massa, advocacia em mercados de luxo, entre outros.

  1. Idade

Critério bastante utilizado para a definição de personas de escritórios focados em Direito Previdenciário, Direito da Criança e do Adolescente, entre outros.

  1. Gênero

Relevante para escritórios que lidam com direitos das mulheres, campanhas de inbound marketing voltadas para impulsionar conteúdos sobre direitos trabalhistas das gestantes, dos pais, entre outros casos.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

 

 


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