Artigos Postado no dia: 2 fevereiro, 2021

Definindo o plano de conteúdo do marketing jurídico: Soluções Jurídicas X Mercado

Existem 3 fases fundamentais para o planejamento de conteúdo do marketing jurídico digital. A primeira delas é uma técnica que chamamos de “Soluções Jurídicas X Mercado”.

Ela será a base de todo o seu planejamento de conteúdo e inbound marketing jurídico.

Quer saber como executar essa técnica? Confira esse artigo e não deixe de acompanhar os próximos, que falarão sobre a segunda e terceira fases do planejamento de marketing digital para advogados e escritórios de advocacia.

Prefere conteúdo em vídeo? Acesse esse conteúdo clicando aqui

 

Recapitulando: as 3 fases fundamentais de planejamento de marketing jurídico digital

Em nosso artigo “3 fases fundamentais para planejar o seu marketing jurídico digital”, nós oferecemos um panorama linear de como realizar um planejamento de marketing digital para um advogado ou escritório de advocacia.

As 3 fases fundamentais desse planejamento são:

  • Primeira fase: Soluções x Mercado
  • Segunda fase: Plano de comunicação para marketing jurídico digital
  • Terceira fase: Jornada para conversão – FUNIL DE VENDAS DO INBOUND MARKETING

No artigo de agora, vamos nos aprofundar na primeira fase desse planejamento.

Acompanhe a leitura e também os nossos próximos artigos para continuar se aprofundando nesse conhecimento.

 

Soluções X Mercado: introdução 

O primeiro passo para o planejamento de marketing jurídico digital é definir os produtos jurídicos que você vai comunicar na sua estratégia de marketing jurídico.

Isso é feito da seguinte forma: selecionando sua área, nicho e subnicho; e depois identificando as principais dores/problemas da persona que faz parte desse subnicho.

 

Definindo sua área de atuação, nicho e subnicho no marketing jurídico

É importante seguir alguns passos:

  • Defina a sua área, ou áreas de atuação. Se você advoga em diversas áreas, é interessante definir no máximo duas para o seu plano de marketing digital inicial. Comece sempre com a sua área principal, aquela em que você é mais forte, entrega melhores resultados. Se já tem um reconhecimento nessa área, melhor ainda. Ela será o carro-chefe do seu projeto.

 

  • Defina um nicho dentro dessa área de atuação. Na advocacia trabalhista, um nicho pode ser o nicho empresarial (foco no empregador) ou o nicho do próprio trabalhador. Na área empresarial, o nicho pode ser microempresas, por exemplo.

 

  • Agora, defina um subnicho. Por exemplo: mercearias, pequenos varejos, farmácias, servidores públicos, trabalhadores de uma determinada indústria.

Quanto mais nichado for o seu plano de marketing jurídico digital, maiores são as suas chances de se posicionar e alcançar uma audiência mais específica e com maiores propensões de contratar seu serviço.

Dentro da estratégia de marketing chamada “cauda longa”, esse nichamento está relacionado com o afunilamento.

A técnica dos nichos e subnichos também aumenta a chance de ser encontrado no Google e aumenta sua diferenciação perante a concorrência.

 

Identifique as dores da sua persona

Por meio do marketing de conteúdo (marketing educativo, informativo), você se mostrará como um especialista na área de atuação, atraindo um público mais específico ao transferir o seu conhecimento para o público do seu nicho e subnicho.

Mas antes, é preciso identificar as dores desse público. Para isso, é importante criar uma persona.

A persona é, como o nome diz, uma personificação do seu público alvo. Nessa técnica, você irá criar um verdadeiro personagem, com nome, idade, profissão, gosto, estilo de vida e outras características.

Essa persona é o indivíduo que você quer alcançar com sua campanha.

  • Quais os principais problemas e dúvidas dessa persona, em relação à profissão e vínculo com empregador? Esse é o seu questionamento se você é um advogado trabalhista com um nicho e subnicho voltados para o trabalhador.

 

  • Quais os dificuldades que essa persona tem ao contratar, dispensar ou lidar com empregados? Quais as dúvidas dessa persona sobre os direitos que ela deve pagar, quais descontos ela pode fazer etc? Esse é o seu questionamento se você é um advogado trabalhista com um nicho e subnicho voltados para o empregador.

 

Defina as soluções jurídicas que você tem a oferecer para a persona

Agora que você definiu sua área, nicho, subnicho e persona, faça uma planilha.

Na primeira coluna, você elenca as dores da persona.

Na segunda coluna, você elenca os seus serviços jurídicos que podem solucionar os problemas da persona.

Essa planilha será a base do seu planejamento de conteúdo.

 

Soluções Jurídicas X Mercado: a importância dessa técnica para o conteúdo do marketing jurídico

Essa técnica vai nortear o segundo passo do seu planejamento de marketing jurídico digital, que está relacionado com o plano de comunicação. Você irá planejar os tipos de conteúdo que fará (artigos, notícias, podcasts, vídeos) e os canais pelos quais vai distribuí-los (sites, redes sociais, blogs, imprensa).

A técnica de Soluções Jurídicas X Mercado, alinhada com as próximas 2 fases do seu planejamento, ajudará a evoluir o conhecimento das pessoas sobre as matérias que você aborda. Essa evolução pode, e deve, ser acompanhada e medida.

Acompanhe os próximos artigos da In Company!

 

APROVEITE TAMBÉM AS OPORTUNIDADES DE MAIS CONTEÚDO ABAIXO:

 

CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados