Artigos Postado no dia: 26 janeiro, 2021

3 fases fundamentais para planejar o seu marketing jurídico digital

Assim como um processo judicial segue um procedimento (ou rito), pois o marketing jurídico digital também tem as suas fases. E assim como no processo civil ou penal, quando essas fases não são respeitadas, geram vícios.

No marketing digital, a principal consequência desses vícios é a ausência de resultado. Nos piores casos, pode ser também a mancha na reputação do advogado, ou a perda de espaço no mercado.

Por isso, é importante compreender as bases de uma estratégia de marketing jurídico antes de começar a trabalhar nela.

Neste artigo, vamos explicar quais são as 3 fases fundamentais para planejar o seu marketing jurídico digital.

Acompanhe esse conteúdo em vídeo clicando aqui

 

Primeira fase: Soluções x mercado

O planejamento começa por traçar um paralelo entre suas soluções e o mercado que você atende, ou pretende atender.

Nesta etapa, são definidas as áreas de atuação que serão o foco do projeto.

Não há problema em focar em mais de uma área de atuação. Mas é recomendável que você comece com as suas áreas mais fortes, aquelas que você domina. Se você já tiver algum reconhecimento nelas, melhor ainda.

Esse é o momento de definir o nicho jurídico, ou o subnicho jurídico.

Por exemplo:

  • Área: trabalhista
  • Nicho: empresarial
  • Subnicho: transportadoras

A partir dessas definições, pode-se definir o público-alvo.

Neste momento, entra uma figura importantíssima do marketing: a persona.

A persona é uma representação individualizada do seu público. Para definir uma persona, faz-se um “desenho” do personagem que você atenderá, incluindo até mesmo detalhes fictícios como o nome, gênero, ocupação, estilo de vida, local onde mora, estrutura familiar, hobbies e outras características.

Uma vez que você tem o seu nicho ou subnicho, e a sua persona, é hora de definir as suas soluções jurídicas.

Quais são os problemas que você, como advogado, pode resolver dentro do mercado em que atua?

Essa resposta vai influenciar toda a sua estratégia, pois as suas soluções são o seu produto.

Tendo um “produto jurídico”, planejaremos a comunicação dele.

 

Segunda fase: Plano de comunicação para marketing jurídico digital

O plano de comunicação começa com a definição das plataformas, ou seja: os meios pelos quais você distribuirá seu conteúdo jurídico.

O marketing jurídico tem uma base muito forte no conteúdo, devido às vantagens da estratégia do inbound marketing (marketing de entrada). Além disso, é a estratégia mais compatível com a publicidade advocatícia autorizada pela OAB.

Assim, o marketing jurídico inclui conteúdos de cunho informativo, notícias, artigos educativos e outras modalidades de conteúdo que trazem informação jurídica sobre as dores e os interesses da persona.

No plano de comunicação, define-se:

  • as plataformas e meios mais adequadas e aderentes (site, blog, newsletter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube etc);
  • a frequência das postagens;
  • o formato do conteúdo (artigos, vídeos, podcasts, lives, palestras);
  • o teor do conteúdo (notícias, análises, curiosidades).

 

Terceira fase: Jornada para conversão

Por fim, para colocar o plano de comunicação em ação para gerar resultados, temos a fase do funil de vendas.

O funil de vendas é um conceito de marketing que acompanha a jornada de compra da persona.

Ele é formado por:

  • topo de funil;
  • meio de funil;
  • fundo de funil;
  • funil estendido (técnica mais avançada de marketing digital).

O topo de funil envolve as ações que vão atrair a persona para o seu site ou landing page.

Depois que ela entrar no seu site, ela precisa se transformar em um contato: fazendo um cadastro, fornecendo algum dado que gere a ponte para a comunicação. Por exemplo, ela pode fornecer seu endereço de e-mail.

Aí começa a fase de nutrição e qualificação desse contato: o meio de funil.

Uma vez que a pessoa forneceu de forma voluntária o seu e-mail, você iniciará uma comunicação mais direta com ela:  distribuindo newsletters, convidando pra eventos, sugerindo conteúdos.

Essas ações são executadas até que se chegue ao fundo do funil, a fase em que as pessoas/empresas irão entrar em contato com você para resolver um problema delas.

A persona que já está recebendo suas comunicações vai se lembrar de você quando detectar que precisa da sua solução jurídica. Após ler seus conteúdos e acompanhar seu trabalho, ela já te percebe como uma autoridade e sabe que você é a pessoa certa para ajudá-la.

Por fim, o funil estendido é um estágio mais avançado, quando a pessoa já é sua cliente, ou ex cliente.

O funil estendido se refere a um projeto para a fidelização do cliente, com a intenção de aumentar a admiração e confiança dela no seu trabalho. Dessa forma, aumenta o potencial de indicação para outros clientes, e o potencial de retorno desse cliente para seu escritório.

 

Colocando o marketing jurídico digital em ação

Agora que você já conheceu as 3 fases fundamentais para planejar o seu marketing jurídico digital, deve ter percebido que não é uma tarefa que pode ser feita de forma improvisada.

Conte com profissionais especializados para te ajudar a planejar e executar sua estratégia de marketing jurídico digital!

 

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

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