Artigos Postado no dia: 21 dezembro, 2020

Você sabia que no Marketing Jurídico existem 8 grandes estratégias com mais de 50 ações?

Sabemos que, de acordo com o Estatuto da OAB e o Provimento n.º 94 do Conselho Federal da OAB, existem muitas coisas que não podem ser feitas dentro do marketing jurídico.

Porém, aqui na In Company, preferimos falar do que pode ser feito e do que efetivamente funciona, de acordo com nossa experiência de mais de 15 anos criando projetos para advogados autônomos e escritórios de advocacia.

Preparamos esse artigo com as 8 grandes estratégias de marketing jurídico que praticamos aqui no dia a dia e que surtem os melhores resultados, mantendo a ética e obediência às diretrizes da OAB.

Se você preferir acompanhar esse conteúdo em vídeo, assista: ACESSE AQUI

 

Entendendo o marketing jurídico

O marketing jurídico é o conjunto de estratégias de todas as vertentes do marketing (digital, off-line e inbound,) e também de comunicação (imprensa, relações públicas) que podem ser aplicadas na publicidade do advogado.

Aqui na In Company, ao longo de 15 anos criando e executando projetos de marketing jurídico para advogados e escritórios de todos os tamanhos, em todo o Brasil, nós adotamos um combo com 8 grandes estratégias e mais de 50 ações.

Conheça-as:

  1. Branding e identidade institucional

Consiste na criação de marca, papelaria, folder, modelos de propostas, e todos os demais itens que compõem e fortalecem a identidade visual do advogado.

Nos últimos anos, também incorporamos o visual law, por meio do design de peças jurídicas para deixá-las mais leves, modernas e de comunicação mais clara.

 

  1. Marketing jurídico de relacionamento

Consiste em eventos, reuniões, cartões de fim de ano e outras datas comemorativas, ações de boas-vindas para clientes novos, pesquisas de satisfação, eventos e envio de relatórios mensais para clientes acompanharem seus processos, entre outras ações.

Tem o objetivo de estreitar a relação entre o advogado e o cliente.

 

  1. Conteúdo jurídico

Consiste na produção e curadoria de artigos, newsletters (via e-mail ou Whatsapp/Telegram), ebooks, vídeos e demais formas de conteúdo informativo. Tem o objetivo de fazer pessoas e empresas entenderem melhor o Direito, tanto consultivo quanto contencioso.

É uma das mais antigas formas de publicidade advocatícia. Hoje, porém, tem uma tônica mais voltada para o planejamento para mídias digitais, incorporando técnicas de SEO, gatilhos  mentais e outras de redação para marketing digital.

 

  1. Site responsivo mobile

Consiste na modelagem e programação do website para que ele seja de fácil navegação (no computador, celular e tablet) e tenha um bom ranqueamento no Google.

O site funciona como um verdadeiro cartão de visitas, ou, mais ainda: como um escritório virtual.

Por isso, sua programação também tem o objetivo de guiar os usuários do Google a lerem conteúdos completos no website e colher leads (contatos interessados).

 

  1. App

Consiste no aplicativo do escritório para celular ou tablet. Além de ser uma ferramenta moderna e que transmite o conceito de inovação e acessibilidade do escritório, também facilita a comunicação, relacionamento e a prestação de serviço ao cliente.

Por meio do app, é possível fornecer acesso a conteúdos restritos, relatórios e informações sobre o serviço, chats de atendimento, sistema push de mensagens e atualização de relatórios.

 

  1. Marketing digital

Consiste no planejamento e monitoramento do ciclo de estratégias digitais feitas com base na persona (perfil médio do público alvo).

Tem o objetivo de definir as redes sociais e plataformas que serão usadas, que tipo de conteúdo será postado, além de toda a logística de distribuição do conteúdo.

 

  1. Assessoria de imprensa digital

Consiste na publicação de notícias, artigos e releases em sites, por meio de agências de notícias.

Tem o objetivo de criar uma presença na imprensa, atrair novos públicos, melhorar o ranqueamento e a relevância perante o Google, aumentar a visibilidade e posicionamento da marca.

 

  1. Inbound marketing jurídico (marketing de entrada)

Consiste na gestão do funil de vendas e jornada de compra do cliente. Essa jornada é monitorada por um software instalado no site do advogado, que monitora as ações que o cliente pratica de forma espontâneo no engajamento com seu conteúdo e site.

Esse monitoramento é feito desde o topo até o fundo do funil, podendo ser interligado com sistemas de CRM (Customer relationship management, ou “gestão de relacionamento com o cliente”) do escritório, captando leads que serão tratados pelo setor comercial.

É fundamental para poder criar uma base de dados que pode, inclusive, ser usada nas demais estratégias abordadas nesse artigo.

 

Quer saber mais sobre marketing jurídico e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?

ENTÃO, APROVEITE AS OPORTUNIDADES ABAIXO:

 

CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – 2h|a

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados