Artigos Postado no dia: 1 dezembro, 2020

Seu escritório irá conquistar clientes com a LGPD? Como divulgar serviços de consultoria jurídica sobre LGPD

O potencial de impacto da LGPD no mercado é tão grande, ou maior, quanto foi o do Código de Defesa do Consumidor, no início dos anos 1990. É a oportunidade ideal para captar clientes, vender serviços de consultoria jurídica sobre LGPD e até mesmo promover uma mudança de cultura sobre serviços advocatícios no Brasil.

Mas se você não souber como captar clientes com a LGPD da maneira certa, pode acabar trabalhando para o concorrente.

Entenda por quê e o que fazer para conquistar clientes com a LGPD por meio do marketing jurídico.

As oportunidades para captar clientes com a LGPD: consultoria jurídica, marketing jurídico e muito mais

A LGPD exige uma enorme mudança operacional nos processos de pessoas físicas e empresas que oferecem bens e serviços, seja offline ou online.

Essas necessárias mudanças abrem a oportunidade de fortalecer uma cultura que ainda é fraca no Brasil: a cultura da advocacia consultiva e preventiva.

Somos um país que tende a judicializar a maioria dos conflitos, o que resulta em uma sobrecarga do Poder Judiciário e insatisfação do cidadão com o ritmo dos processos e suas decisões.

Inclusive, com a propositura de centenas de ações judiciais motivadas pela pandemia da COVID-19, combinada com as suspensões de prazos, redesignação de audiências e de perícias, o backlog do Judiciário tende a aumentar.

Para promover uma mudança de chave na mentalidade, é preciso mostrar a importância e o custo-benefício de recorrer à advocacia preventiva.

Este é o tipo de trabalho que pode ser feito com marketing de conteúdo, com argumentos, dados, experiências reais e autoridade pessoal.

 

Como captar clientes com a LGPD por meio do marketing jurídico

O marketing jurídico traz a oportunidade de captar clientes com a LGPD e divulgar serviços de consultoria jurídica.

Veja por onde começar:

  1. Balanço entre conteúdo escrito e audiovisual

Primeiramente: ter um blog ou qualquer tipo de plataforma própria é essencial para vincular seu conteúdo à sua marca, reter tráfego e colher dados sobre sua audiência.

Dito isto, é importante balancear conteúdo em texto e conteúdo audiovisual para Youtube, IGTV, Reels e outras plataformas.

Historicamente, livros e conteúdo escrito em geral sempre tiveram grande aceitação como fonte de conhecimento.

Por isso, não se pode subestimar a eficiência deste tipo de estratégia.

Artigos e blog posts ajudam seu site a ranquear no Google; e-books mostram a profundidade do seu conhecimento sobre LGPD. Todos são uma excelente maneira de construir credibilidade

Por outro lado, vídeos e conteúdos do áudio têm a vantagem de associar um rosto e uma voz ao seu conteúdo, tornando-o mais humano e atingindo audiências que não têm preferência pela leitura.

  1. Mostre os riscos e as penalidades trazidas pela LGPD

Você, como advogado, sabe muito bem que as punições também podem ter um caráter pedagógico. É o que se estuda no Direito Penal e também o que se vê nas indenizações por dano moral.

O mesmo ocorre quando precisamos que uma pessoa entenda a importância de se adequar a uma lei.

A LGPD traz penalidades bastante severas, sem prejuízo das penalidades no âmbito civil, para quem viola suas disposições e comete ato ilícito nos termos do Código Civil.

Inclusive, mesmo com a lei estando em vigor apenas desde setembro de 2020, já existem sentenças nesse sentido.

Por isso, vender serviços de consultoria jurídica é uma maneira de evitar que as empresas cometam infrações que vão parar na Justiça.

Aborde de forma clara e didática os riscos de não se adequar à LGPD.

  1. Trabalhe o funil de vendas

Você conhece o funil de vendas do inbound marketing jurídico?

A jornada do funil de vendas empenha-se em mostrar ao cliente o que a marca pode oferecer, a fim de que o próprio cliente se sinta convencido e interessado a engajar um relacionamento e uma compra.

Para entender mais sobre como funciona a jornada do cliente no funil de vendas, observe a imagem abaixo e confira também o nosso artigo:  Entendendo o funil de vendas no inbound marketing jurídico.

Para captar clientes com a LGPD por meio do marketing jurídico, é essencial entender a jornada do cliente e contar com fluxos de automação para não “perder esse cliente”.

Caso contrário, seu conteúdo vai educar o cliente sobre a importância da consultoria jurídica, mas ele vai acabar contratando esse serviço com outro advogado.

Se você precisou estudar, fazer pós graduações, e está constantemente comprando livros e fazendo cursos para se especializar e se atualizar na sua área jurídica, entenda que no marketing jurídico é a mesma coisa.

Para alcançar esse grau de especialização e conseguir executar estratégias de marketing jurídico sozinho, você precisará estudar e dedicar tempo planejando e executando ações. E não é somente saber, tem que ter tempo e braço para operar as estratégias e táticas.

Se falta tempo e conhecimento para executar, seja prático e realista: terceirize essa atividade se quiser ter bons resultados no marketing e foque os seus esforços nas suas soluções jurídicas, na entrega do seu produto ao seu cliente.

A In Company tem um portfólio de serviços especializados para advogados e escritórios de advocacia.

Para mais informações, entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que podemos fazer por você!

 

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 15 anos.

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