Artigos Postado no dia: 13 julho, 2021

Escritório digital: como automatizar atendimentos no marketing jurídico e implementar o omnichannel na advocacia

Já ouviu falar em escritório digital? Omnichannel no marketing jurídico? As barreiras entre o online e o offline estão sumindo, e o público espera cada vez mais autonomia e agilidade ao buscar serviços de quaisquer natureza — mesmo os jurídicos!

A advocacia é uma das profissões mais tradicionais que existem, mas é plenamente possível ter um escritório moderno e implementar o conceito omnichannel sem descaracterizar a história da profissão, nem desobedecer o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Neste artigo, vamos abordar algumas técnicas para escritórios de advocacia que querem ter um atendimento digital eficiente, usando uma tecnologia de automação no atendimento dentro do site. Também falaremos sobre como fazer gestão de conteúdo com automação, usando técnicas e softwares de inbound marketing. Confira!

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Omnichannel no marketing jurídico

O conceito de “omnichannel” (palavra que significa “canal único”) abrange estratégias de conexão entre diferentes canais de comunicação.

É o que acontece, por exemplo, quando um cliente vai até uma loja física, conhece um produto, e realiza a compra ali mesmo, mas por meio do seu celular. Vemos, nesse exemplo, dois canais conectados: o offline (físico) e o online (digital).

Os escritórios de advocacia que estão se transformando em digitais hoje em dia também têm que ter um site adequado para proporcionar um atendimento mais moderno, mais automático.

 

Descubra como isso é feito no próximo item.

 

Como um escritório de advocacia pode ter um atendimento digitalizado

Normalmente, uma agência especializada em marketing jurídico, como a In Company, desenvolve o site jurídico com um formulário de contato tradicional e coloca também um ícone para chat de WhatsApp.

Mas para evoluir nesse processo de automação, inovação e ter um escritório digital, as pessoas que acessam esse site devem, além de fazer esse registro no formulário, ter a oportunidade de tirar algumas dúvidas sobre o atendimento de maneira automática, por meio de um chatbot disponibilizado no site.

Essas pessoas também podem agendar uma consulta ou uma reunião online.

Assim, o escritório deve disponibilizar uma agenda online, com todos os horários disponíveis em que o advogado vinculado à área pode atender. 

Isto dá ao cliente maior autonomia e acesso ao escritório. 

Esta ferramenta vai trazer também um push de notificações. Alguns dias ou horas antes da reunião, este push vai enviar um lembrete ao advogado e à pessoa que marcou a reunião. 

A integração desta ferramenta com o chatbot de dúvidas vai fazer com que a pessoa chegue à reunião qualificada, com conhecimento sobre o escritório e sobre a área do Direito em que se encontra sua necessidade.

 

Integrando sistemas de inbound marketing ao escritório digital

Para obter todas as vantagens do sistema de inbound marketing — tais como: automação, formação de uma base de leads (contatos), colheita de dados com consentimento legal conforme a LGPD — é importante usar um sistema, tal como o RD Station, ou outro similar.

O sistema irá criar uma base de dados com os cadastros e informações fornecidos de forma espontânea e consentida pelas pessoas que acessam seu site e marcam atendimentos.

A partir desta base, é possível criar um fluxo de automação de conteúdos e comunicações para nutrir e qualificar os seus contatos com informações que os façam perceber o valor do seu serviço.

Por exemplo: você pode enviar um e-mail de boas-vindas, apresentando o escritório e agradecendo pela escolha. Cerca de 2 a 3 dias depois, você pode enviar um artigo sobre um tema relacionado à consulta que a pessoa marcou. Mais alguns dias depois, você pode enviar um link para a pessoa baixar um e-book

Essas pequenas ações vão criando um vínculo, relacionamento, uma proximidade, e vão qualificando o seu contato com informação. 

 

Por que é importante qualificar o seu contato com informação? 

  1. Para mostrar a sua autoridade e expertise, fortalecendo a sua marca, para que o cliente te reconheça como referência naquela área de atuação e se sinta mais inclinado a te contratar. 
  2. Para que o cliente perceba a profundidade do tema e se sinta mais inclinado a contratar um serviço, em vez de “deixar pra lá”, ou tentar executar um ato sozinho, ou procurar um profissional menos qualificado.

 

Digamos, por exemplo, que a reunião foi marcada para daqui a uma semana.

Neste prazo de 7 dias, as suas trilhas de automação serão executadas. No dia da reunião, o cliente já estará praticamente conquistado.

 

Por fim, destacamos que a informação, além de produzir os melhores resultados no médio e longo prazo, também é a estratégia mais alinhada com o Código de Ética e Disciplina da OAB, o qual determina que a publicidade advocatícia deve ser informativa e nunca comercial.

 

Tenha um escritório digital, fortaleça sua marca e conquiste mais clientes

Esperamos que você tenha gostado destas dicas para ter um escritório digital e utilizar os fluxos de automação a seu favor.

 

Como você pôde perceber, combinamos estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo e inbound marketing, e promovemos um alinhamento com diretrizes do Código de Ética da OAB, LGPD e outras leis incidentes.

 

Usando o marketing de conteúdo com automação, você pode ter um escritório digital com qualidade, ética, responsabilidade e eficiência. Ademais, passa ao seu cliente uma melhor impressão, ao mostrar que seu escritório é moderno e fornece uma experiência omnichannel.

 

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Até a próxima e um abraço.

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br 

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