Artigos Postado no dia: 22 junho, 2021

Marketing jurídico: por que enviar newsletters aos clientes?

A newsletter combina técnicas de inbound marketing, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento para gerar fortalecimento de marca e vendas.

Neste artigo, vamos conhecer os principais motivos para um advogado enviar newsletters para a sua base de dados de clientes, ex-clientes e contatos em geral que de alguma forma se relacionam com o escritório.

Também vamos saber como isso deve ser feito para obter melhores resultados dentro de um projeto de marketing jurídico digital.

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A newsletter como veículo de relacionamento e distribuição de conhecimento

As publicações jurídicas são fundamentais para o marketing de relacionamento.

Trata-se de usar o seu conhecimento e distribuí-lo para seus clientes, ex clientes ou outros leads que fazem parte da sua base de dados.

Isso é o que chamamos de qualificação ou nutrição de meio de funil.

Se uma pessoa está cadastrada na sua base de dados, por ter baixado um e-book no seu site, ou por já ser sua cliente, você deve nutrir essa pessoa com mais conhecimento.

Quanto mais conteúdo informativo sobre sua área de atuação for distribuído, mais a pessoa vai perceber a necessidade de contratar um advogado, pois ela vai ver o quanto está distante do ideal proporcionado pela solução jurídica que você oferece.

Se uma pessoa não conhece essa solução jurídica, ou se ela sequer sabe que tem o problema que ela resolve, ela não vai sentir a necessidade de contratar o serviço advocatício.

O seu conteúdo irá apresentar informações para que essa pessoa entenda como um conflito pode ser evitado, como um problema pode ser prevenido ou remediado, como o seu trabalho pode agregar valor à vida, à empresa, ou à família dessa pessoa.

 

A newsletter vai muito além da conquista do cliente no marketing jurídico

O sistema de inbound marketing também tem a finalidade de fazer uma marca ser top of mind. Ou seja: fazer com que o cliente já conquistado, ou o ex cliente, volte a se lembrar do seu escritório. A distribuição de conteúdos vai manter a sua marca jurídica presente na mente do cliente, não apenas lembrando-o da sua existência, mas também para:

 

Melhores alternativas para a newsletter no marketing jurídico: frequência, canais e configuração

A newsletter jurídica pode ser enviada semalmente, quinzenalmente, ou mensalmente. Depende da quantidade de conteúdo que você produz, ou do ciclo do seu projeto.

Ela pode ser enviada por aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram) ou por e-mail.

Os aplicativos de mensagem têm alta visibilidade, mas o e-mail também é uma boa alternativa, pois sua taxa de conversão costuma ser de cerca de 20% a 30%.

É fundamental que o conteúdo não seja entregue por completo no corpo da newsletter. As pessoas devem ver uma introdução do texto e clicar para ler mais dentro do seu blog.

Dessa forma, você pode:

  • melhorar a distribuição do conteúdo;
  • chamar a atenção para outras seções do seu site (e lá, você pode direcionar o cliente para várias outras ações: baixar um e-book, conhecer a sua equipe etc);
  • gerar tráfego para seu domínio e ranqueá-lo melhor no Google (os acessos e direcionamentos vão fazer os robôs do Google lerem isto como um sinal de que você é um bom fornecedor de conteúdo sobre os temas e palavras-chave usadas).

Assim, a newsletter também funciona como uma estratégia de fortalecimento do seu site e indexação no Google.

Seu site jurídico é a representação do seu escritório na Internet. Traga seus clientes e contatos para ele!

 

Conclusão

A newsletter é um instrumento de marketing jurídico que combina técnicas de inbound marketing, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento. Tem como matéria-prima o conhecimento jurídico e possibilita a nutrição de um lead que está sendo aquecido, a melhora do relacionamento com o cliente, o aumento do poder de indicação, aumento da autoridade e a criação de barreira contra a concorrência e muito mais.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

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alexandre@incompanypr.com.br

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