Artigos Postado no dia: 6 abril, 2021

Fundo de funil estendido: fidelizando clientes e aumentando o ticket médio com marketing jurídico

A técnica do funil de vendas, aplicada ao marketing jurídico, é capaz de gerar novos negócios sem ferir o Código de Ética. E quando falamos em novos negócios, não nos referimos apenas a negócios com novos clientes. Também é possível fechar negócios com o cliente atual, aumentando o seu ticket médio.

Esse é o objetivo das fases 4 e 5 da estratégia do funil de vendas. São as fases conhecidas como funil estendido.

Neste artigo, você vai entender como essa fase é aplicada no contexto do marketing jurídico.

 

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Recapitulando: o fundo do funil de vendas no inbound marketing jurídico

Em artigos anteriores, falamos sobre estratégias de topo (atração de clientes e conversão em leads), meio (qualificação e nutrição dos leads) e fundo de funil (atendimento e materiais de comunicação para conduzir à venda).

São as três primeiras fases da jornada de compra do cliente, que usa o conteúdo jurídico informativo, SEO e gestão de relacionamento do cliente para conduzir uma pessoa à contratação de um serviço jurídico.

Essas estratégias são frutos de estudos de marketing combinados com as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB e Provimento n.º 94/2000 do CFOAB.

Agora vamos falar de estratégias para prolongar os efeitos do funil de vendas com clientes atuais e ex-clientes.

 

O que é o fundo de funil estendido no marketing jurídico

Muita gente acha que inbound marketing serve apenas para captar novos clientes.

A verdade é que ele também ajuda a fidelizar clientes já conquistados, gerar um melhor relacionamento com eles, maior interesse e admiração pela sua marca jurídica.

Nesse momento, pode ocorrer o upsell, ou seja: uma compra a mais, um upgrade, aumentando o ticket médio (valor médio de venda por cliente).

Também melhora o potencial de indicação para novos clientes e a reconquista de ex-clientes.

 

Como o fundo de funil estendido funciona na prática

O segredo é nunca deixar de tratar os contatos que já realizaram uma venda.

É importante nutrir esses contatos com conteúdos mais adequados ao status deles enquanto clientes.

Além disso, os conteúdos também devem ser voltados ao reforço da sua marca, compartilhando as novidades e realizações do escritório.

Assim, o cliente começa a identificar cada vez mais uma a evolução do seu escritório, percebe a sua constante autoridade e pode voltar a ser cliente.

 

Os melhores conteúdos e ações do fundo de funil estendido no marketing jurídico

O inbound marketing jurídico tem como característica principal o relacionamento formado pela distribuição de conteúdos educativos, informativos, sobre temas jurídicos que o seu escritório atua.

No fundo de funil estendido, isso não é diferente.

O que muda é o direcionamento do conteúdo.

Nessa fase, o que se busca é uma venda constante da marca, então os conteúdos devem ser mais elaborados e atualizados, mostrando novos ângulos e novidades dos temas relacionados ao serviço que o cliente contratou.

Também deve-se investir em conteúdos exclusivos, para estreitar o relacionamento do cliente com o escritório.

Por exemplo:

  • eventos exclusivos;
  • workshops especiais;
  • newsletters jurídica;
  • app de conteúdo informativo por meio de push de mensagens;
  • área de acesso restrito para conteúdos exclusivos.

 

Resumo

Logicamente, se quiser vender várias vezes para a mesma pessoa e torná-la uma evangelizadora (brand evangelizer), indicando seu serviço para outros, o seu escritório precisa fazer um bom trabalho.

Mas isso não é tudo. Não se esqueça de continuar fazendo marketing para os clientes atuais. Reconquiste-os e mostre a eles que seu escritório quer ser um parceiro constante.

Continue acompanhando as publicações da In Company para aprender sobre inbound marketing jurídico, o marketing que combina expertise jurídica com técnicas de marketing digital e também offline.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender por que essa é a melhor estratégia de marketing digital para o mercado jurídico!

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Até a próxima e um abraço.


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico desde 2005.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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