Artigos Postado no dia: 30 setembro, 2021

Planejando o marketing médico digital: estratégias para topo de funil

O marketing médico digital, quando planejado com seriedade, passa por etapas para aperfeiçoar as formas de alcançar seus objetivos.

Na semana passada, publicamos um artigo sobre as 3 grandes fases fundamentais desse planejamento, que termina com a preparação da jornada de conversão, com base no conceito de funil de vendas.

Agora, vamos conhecer as principais estratégias por fase de funil de vendas, começando pelo topo de funil, que é o tema deste artigo.

Recapitulando: as 3 fases fundamentais do planejamento de marketing médico digital

No artigo Conheça as 3 fases fundamentais do planejamento de marketing médico digital, nós falamos sobre as fases de preparação de um plano:

  • Fase 1: Plano de soluções x mercado
  • Fase 2: Plano de comunicação do marketing médico
  • Fase 3: Jornada para conversão (inbound marketing médico)

A terceira fase é onde entra o conceito do funil de vendas, conceito que é a base do inbound marketing médico e se baseia na jornada de compra da persona, desde a atração (topo de funil) até a reconquista após a primeira venda (funil estendido).

A partir de agora, vamos nos aprofundar nas estratégias usadas em cada fase do funil de vendas para alcançar o objetivo, que é conduzir ao cliente à próxima fase!

 

Topo de funil no marketing médico: o que significa “atrair” um possível paciente com marketing?

A atração é o alicerce do inbound marketing, pois o que diferencia o inbound do outbound é justamente a capacidade de trazer o cliente para si sem precisar prospectá-lo diretamente. E essa capacidade se exerce pela atração.

Quando o cliente toma conhecimento do site ou conteúdo médico e decide consumir esse conteúdo, clicando no site ou lendo o post, significa que conseguimos atrair a atenção dele. É aí que a jornada de compra se inicia.

Consideramos este o topo do funil de vendas. 

Imagine um funil posicionado com a parte do cone para cima, A nossa primeira missão é atrair indivíduos que se adequam ao perfil que buscamos e movê-los parte de dentro do cone. Esse é o topo do funil! Depois, vamos fazer com que eles “desçam” pelo funil até chegar à parte cilíndrica mais fina, onde vamos conquistá-los de vez.

E quais estratégias usamos para conseguir realizar essa primeira missão?

 

Estratégias para atrair o cliente 

Site e SEO

O site médico é a sua casa na Internet, e o SEO (Search Engine Optimization) é a arquitetura que vai fazer a sua casa se destacar e se fazer atraente para quem passa na rua. 

Quando você tem um site e adequa a sua modelagem conforme técnicas de SEO, o Google vai ler o seu site como uma fonte confiável e atualizada de informações, capaz de proporcionar uma boa experiência ao usuário. Assim, o algoritmo do Google vai ranquear o seu site entre os primeiros resultados quando uma pessoa pesquisar pela sua especialidade médica, ou por outros termos relacionados ao seu trabalho.

Conteúdo em blog

Seu blog é onde você hospedará conteúdos informativos sobre saúde e bem estar. Esses conteúdos vão ajudar no SEO e vão mostrar para seus leitores que você tem expertise no tema, firmando sua autoridade e sua imagem perante eles.

Campanhas de Google Ads

As campanhas de Google Ads se baseiam na compra de pequenos anúncios, com foco em palavras-chave específicas, para posicionar sites e conteúdos no Google. É uma forma de posicionamento pago e que pode ser usada como complemento de estratégias orgânicas, ou como uma alternativa de impulsionamento da estratégia de marketing médico.

Redes sociais

Redes como Instagram e Facebook podem ser usadas como forma de atrair os leitores para o seu site e blog, para consumir o conteúdo completo. Mas também existem conteúdos que conseguem capturar o paciente sozinhos, inspirando desde já o desejo de marcar uma consulta. Logo, são muitas as formas de atrair pacientes nas redes sociais.

Assessoria de imprensa

assessoria de imprensa digital ajuda a divulgar o médico e consolidar sua autoridade com ajuda dos portais jornalísticos de massa, ou mesmo a imprensa especializada em saúde. É uma oportunidade de alcançar públicos que nem sempre é possível alcançar apenas com as redes sociais ou blog próprio. Mas também ajuda a melhorar a imagem e admiração do profissional perante quem já o conhece, seus seguidores e pacientes.

Continue acompanhando nosso conteúdo para descobrir as próximas estratégias do funil de marketing médico

Na próxima semana, falaremos sobre a segunda fase do funil de vendas: o meio do funil!
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Para mais informações, acesse:  https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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