Artigos Postado no dia: 17 junho, 2021

O que é marketing médico?

Por que marketing médico, e por que não usar os conhecimentos gerais de marketing? A expressão marketing médico vai muito além de apenas “marketing para médicos”. O mercado se especializou e hoje o marketing médico é um nicho próprio, requerendo profissionais especializados.

Atos normativos do CFM e tendências de mercado estão entre os elementos principais do marketing médico.

Tire suas dúvidas neste artigo!

 

O que é marketing médico? Por que foi preciso criar o marketing médico? 

O marketing tem inumeráveis ramificações. Conforme surgem novas ideias e recursos, inevitavelmente surge a necessidade de adequar o marketing a elas, de forma que o conceito geral de marketing não dá conta de todas essas novas vertentes.

Por exemplo: antes do surgimento de ferramentas digitais e acessíveis de geolocalização, não existia o geomarketing.

Mas o marketing também se adapta conforme o próprio mercado exige especialização, e conforme cada nicho apresenta suas características e regras próprias.

É o caso do marketing feito para profissões como a advocacia, a odontologia, a Medicina.

Os Conselhos de Classe dessas profissões estabelecem diretrizes para a forma de se fazer publicidade (e, consequentemente o marketing).

Dessa forma, o marketing feito para médicos, unindo conhecimentos de marketing geral com as regras do Conselho Federal de Medicina, é chamado de marketing médico.

 

Quais técnicas e estratégias o marketing médico usa?

Marketing digital

O marketing digital usa de ferramentas como a construção e otimização de websites, e-mail marketing e outros recursos para construir uma presença na Internet.

Além disso, também pode usar estratégias para atração de tráfego (visitas ao site ou perfil na rede social) — como, por exemplo, o Google Ads e os anúncios pagos em geral.  No entanto, o uso de anúncios pagos no marketing médico precisa ser moderado e sem intenção de comercialização direta de serviços, além de outras diretrizes que precisam ser seguidas.

Marketing de conteúdo

O conteúdo é a melhor estratégia para conseguir tráfego e conversão de audiência em contatos (leads).

É também a melhor estratégia para construir autoridade, reputação, aumentar o valor percebido da sua marca médica, e firmar-se como uma referência na sua área de atuação.

Por todos esses motivos, o conteúdo (seja ele escrito, audiovisual ou somente de áudio) é o chamariz do marketing médico e é uma das estratégias mais alinhadas com as permissões do CFM, pois tem natureza informativa, não promocional.

O conteúdo médico pode ser distribuído por meio de:

  • Blog posts;
  • E-books;
  • Newsletters;
  • Infográficos e posts visuais para redes sociais;
  • Mini textos para legendas de redes sociais;
  • IGTV;
  • Instagram Reels;
  • Podcasts;
  • Salas de Clubhouse;
  • Webinars;
  • Palestras;
  • E muito mais.

 

Inbound marketing médico

Quando unimos as estratégias de marketing digital e inbound marketing médico mencionadas acima com um sistema de Customer Relationship Management (CRM), automatizando o fluxo da sua estratégia de conteúdo, temos o inbound marketing médico.

O inbound marketing também é conhecido marketing de entrada.

É diferente do marketing de saída (outbound), no qual a empresa “puxa” a pessoa pelo braço para tentar vender um produto ou serviço.

A principal técnica do inbound marketing é conduzir uma pessoa a um funil de vendas, de forma espontânea, conforme ela mesma dá permissão e mostra interesse.

 

Por que contratar uma agência especializada em marketing médico

Naturalmente, evitar infrações éticas e penalidades do CFM não é a sua única preocupação ao fazer marketing médico. Você também busca resultados, não é mesmo?

Para isso, é importante contar com profissionais que não apenas entendam o jeito legalmente correto de fazer marketing médico, mas que efetivamente saibam o que funciona e o que não funciona. 

Não basta que a agência seja especializada em marketing, ela deve ser especializada e experiente, ela deve saber fazer marketing e marketing médico. Esse tipo de agência saberá acompanhar as mudanças do mercado, identificar novas tendências em outras áreas do marketing e importá-las para o marketing médico sempre que possível, conforme as diretrizes éticas do CFM.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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