Por que marketing médico, e por que não usar os conhecimentos gerais de marketing? A expressão marketing médico vai muito além de apenas “marketing para médicos”. O mercado se especializou e hoje o marketing médico é um nicho próprio, requerendo profissionais especializados.
Atos normativos do CFM e tendências de mercado estão entre os elementos principais do marketing médico.
Tire suas dúvidas neste artigo!
O que é marketing médico? Por que foi preciso criar o marketing médico?
O marketing tem inumeráveis ramificações. Conforme surgem novas ideias e recursos, inevitavelmente surge a necessidade de adequar o marketing a elas, de forma que o conceito geral de marketing não dá conta de todas essas novas vertentes.
Por exemplo: antes do surgimento de ferramentas digitais e acessíveis de geolocalização, não existia o geomarketing.
Mas o marketing também se adapta conforme o próprio mercado exige especialização, e conforme cada nicho apresenta suas características e regras próprias.
É o caso do marketing feito para profissões como a advocacia, a odontologia, a Medicina.
Os Conselhos de Classe dessas profissões estabelecem diretrizes para a forma de se fazer publicidade (e, consequentemente o marketing).
Dessa forma, o marketing feito para médicos, unindo conhecimentos de marketing geral com as regras do Conselho Federal de Medicina, é chamado de marketing médico.
Quais técnicas e estratégias o marketing médico usa?
Marketing digital
O marketing digital usa de ferramentas como a construção e otimização de websites, e-mail marketing e outros recursos para construir uma presença na Internet.
Além disso, também pode usar estratégias para atração de tráfego (visitas ao site ou perfil na rede social) — como, por exemplo, o Google Ads e os anúncios pagos em geral. No entanto, o uso de anúncios pagos no marketing médico precisa ser moderado e sem intenção de comercialização direta de serviços, além de outras diretrizes que precisam ser seguidas.
Marketing de conteúdo
O conteúdo é a melhor estratégia para conseguir tráfego e conversão de audiência em contatos (leads).
É também a melhor estratégia para construir autoridade, reputação, aumentar o valor percebido da sua marca médica, e firmar-se como uma referência na sua área de atuação.
Por todos esses motivos, o conteúdo (seja ele escrito, audiovisual ou somente de áudio) é o chamariz do marketing médico e é uma das estratégias mais alinhadas com as permissões do CFM, pois tem natureza informativa, não promocional.
O conteúdo médico pode ser distribuído por meio de:
- Blog posts;
- E-books;
- Newsletters;
- Infográficos e posts visuais para redes sociais;
- Mini textos para legendas de redes sociais;
- IGTV;
- Instagram Reels;
- Podcasts;
- Salas de Clubhouse;
- Webinars;
- Palestras;
- E muito mais.
Inbound marketing médico
Quando unimos as estratégias de marketing digital e inbound marketing médico mencionadas acima com um sistema de Customer Relationship Management (CRM), automatizando o fluxo da sua estratégia de conteúdo, temos o inbound marketing médico.
O inbound marketing também é conhecido marketing de entrada.
É diferente do marketing de saída (outbound), no qual a empresa “puxa” a pessoa pelo braço para tentar vender um produto ou serviço.
A principal técnica do inbound marketing é conduzir uma pessoa a um funil de vendas, de forma espontânea, conforme ela mesma dá permissão e mostra interesse.
Por que contratar uma agência especializada em marketing médico
Naturalmente, evitar infrações éticas e penalidades do CFM não é a sua única preocupação ao fazer marketing médico. Você também busca resultados, não é mesmo?
Para isso, é importante contar com profissionais que não apenas entendam o jeito legalmente correto de fazer marketing médico, mas que efetivamente saibam o que funciona e o que não funciona.
Não basta que a agência seja especializada em marketing, ela deve ser especializada e experiente, ela deve saber fazer marketing e marketing médico. Esse tipo de agência saberá acompanhar as mudanças do mercado, identificar novas tendências em outras áreas do marketing e importá-las para o marketing médico sempre que possível, conforme as diretrizes éticas do CFM.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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