Artigos Postado no dia: 5 agosto, 2021

E-mail marketing: saiba o que é e como é usado no marketing médico

Pesquisar na Internet antes de marcar uma consulta médica se tornou regra para a maioria das pessoas. Você, médico, pode usar isso a seu favor, com o e-mail marketing.

Neste artigo, vamos:

  • desmistificar a ideia de que e-mail marketing é só envio de propaganda por e-mail;
  • explicar o potencial do e-mail marketing no médio e longo prazo;
  • explicar o papel do e-mail marketing dentro de uma estratégia de inbound marketing médico;
  • trazer motivos concretos para usar o e-mail marketing.

Acompanhe essa análise, e se gostar, no final do artigo tem mais.

O que você precisa saber sobre e-mail marketing

O significado da expressão “e-mail marketing” parece ser de fácil intuição, mas será que é mesmo? 

O e-mail marketing é a integração do e-mail a uma campanha de marketing digital. Até aí, talvez você tenha feito uma suposição correta. 

No entanto, engana-se se pensa que o “marketing”, nesse caso, significa propaganda ou envio de ofertas.

O grande potencial do e-mail marketing está na sua capacidade de criar relacionamentos e fortalecer a autoridade de um profissional por meio de uma jornada de conteúdos. É o que chamamos de funil de vendas do inbound marketing.

É possível vender infoprodutos ou transformar um leitor em paciente logo no início dessa jornada, mas se isso não acontecer, você ainda tem muitas chances por vir. Isso porque o funil de vendas do inbound marketing mostra a sua verdadeira força no médio e longo prazo.

 

O potencial do e-mail marketing no marketing médico

Com a facilidade de acesso à informação, pesquisar na Internet antes de marcar uma consulta médica se tornou regra para a maioria das pessoas. Você, médico, pode usar isso a seu favor. 

Crie uma estratégia de conteúdo que te permita:

  • estar posicionado do jeito certo, no lugar certo, quando o seu futuro paciente for em busca da informação que você tem;
  • ter conteúdos para ir alimentando este contato conforme ele concorda em receber mais conteúdos por e-mail.

No funil de vendas, o seu futuro paciente será guiado etapa a etapa, desde o topo até o fundo, que é quando se concretiza a “venda” (que, no marketing médico, pode ser o agendamento de uma consulta, de um procedimento, a compra de um infoproduto, etc). Veja a imagem:

No decorrer desse caminho, seu nome ou o nome da sua clínica vão se tornando mais familiares para o leitor, e ele começa a te perceber como uma referência para aquele tema de seu interesse.

Logo, o e-mail marketing será esse veículo que aproximará você da pessoa lendo seus e-mails, até chegar o momento em que ela se torna, verdadeiramente, sua paciente.

 

Por que apostar em e-mail marketing no marketing médico?

  • É menos invasivo que os aplicativos de mensagens;
  • Mostra profissionalismo;
  • Fácil de gerar dados sobre o sucesso da estratégia (por exemplo: taxa de abertura de e-mails, taxa de clique nos links contidos no corpo do e-mail, entre outras métricas);
  • Fácil de gerar, organizar e recuperar informações usadas no monitoramento da jornada de conteúdos (por exemplo: se houver falha na base de dados, e for preciso confirmar se um e-mail foi ou não enviado, sempre há a alternativa de checar manualmente na caixa de e-mail); 
  • Chance de causar uma boa impressão imediata com o título e primeiras linhas do e-mail, e depois, uma boa impressão visual, por meio dos elementos gráficos contidos no corpo do e-mail;
  • O e-mail é uma das formas de comunicação digitais mais duradouras, nunca “sai de uso”;
  • “Todos os contatos na sua lista de e-mail são propriedade sua. Todos os seus seguidores nas redes sociais são alugados.” — Ari Herstand, especialista em crescimento digital

 

Conclusão

O e-mail marketing vai muito além de coldmail (prospecção) ou envio de propaganda e oferta de serviços. Inclusive, se feito da forma correta, o e-mail marketing é uma das estratégias digitais que guardam maior sintonia com o  Código de Ética Médica.

Mas para que funcione bem e gere resultados, o e-mail marketing deve fazer parte de uma estratégia mais ampla, acompanhada de softwares de CRM (gestão de relacionamento do cliente) e um planejamento de conteúdo e especializado, feito com base na sua persona ideal e nos objetivos do seu projeto.

Não existe fórmula mágica para ganhar clientes com e-mail marketing: existe constância. Mas para ter constância, é preciso ter segurança no que se faz, e fazer com ética, respeitando o Código de Ética, a Lei Geral de Proteção de Dados, entre outras normas.

Por isso, recomendamos que o marketing para a saúde seja elaborado, executado e monitorado por profissionais especializados em marketing (digital e offline) e diretrizes da publicidade para a saúde.

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A In Company é uma agência de marketing de alta especialização nos ramos de marketing jurídico e marketing para a saúde, atuando há mais de 16 anos nesses segmentos e atendendo profissionais e empresas renomadas de todo o Brasil. 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


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