Artigos Postado no dia: 31 março, 2021

Dados digitais: implementando a LGPD no marketing para a saúde

A finalidade de toda estratégia de marketing é vender e se relacionar. Então, naturalmente as ações de marketing para a saúde na Internet fazem uso de dados pessoais. Logo, estão sujeitas às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Neste artigo, trazemos um panorama geral sobre o que profissionais da saúde precisam saber sobre a LGPD e sua aplicação no marketing digital para a saúde.

Tire suas dúvidas sobre o que fazer, e o que pode acontecer se não cumprir as regras da Lei.

O que você precisa saber sobre a LGPD no marketing para a saúde

A Lei nº 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi inspirada pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da União Europeia, chamado GDPR. 

Ela traz disposições obrigatórias para pessoas físicas e jurídicas que realizam tratamento de dados pessoais em quaisquer ocasiões, incluindo o marketing digital.

E o que é tratamento de dados pessoais? É qualquer operação envolvendo dados pessoais: acesso, armazenamento, arquivamento, classificação, processamento, reprodução, transferência de dados… E quaisquer outras.

 

Penalidades da LGPD

As pessoas e empresas que não seguirem as diretrizes de tratamento de dados da LGPD estão sujeitas a sanções como:

  • advertência;
  • multa de até 2% (dois por cento) do faturamento, limitada a R$ 50.000.000,00(cinquenta milhões de reais) por infração;
  • multa diária;
  • publicização da infração;
  • bloqueio dos dados pessoais a que se refere a infração;
  • eliminação dos dados pessoais a que se refere a infração;
  • suspensão parcial do funcionamento do banco de dados a que se refere a infração, por um período máximo de 6 meses (prorrogáveis por mais 6);
  • suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais a que se refere a infração pelo período máximo de 6 meses (prorrogáveis por mais 6);
  • proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados.

 

A importância dos dados no marketing digital para a saúde

 

Você já conhece a estratégia do funil de vendas no marketing para a saúde? Se não, confira o nosso artigo sobre isso antes de prosseguir com a leitura

 

Na estratégia do funil de vendas, usada no inbound marketing para a saúde, as ações do topo do funil são direcionadas a um grande público.

Nessa etapa, geralmente não há tratamento de dados pessoais como nome e dados para contato das pessoas que se busca alcançar.

Porém, se essas pessoas entrarem no seu site, começam os seus deveres, devido à captura de cookies, que deve ser informada.

Por fim, as etapas seguintes do funil de vendas não apenas fazem uso de dados, como dependem deles!

Afinal, para que um cliente passe do topo do funil para o meio, ele precisa fornecer seu e-mail, nome, telefone ou algum outro dado, consentindo para que você envie novos conteúdos ou entre em contato.

Nessa etapa, é essencial deixar claro a finalidade e duração do uso dos dados, e jamais enviar conteúdos ou e-mails fora dos limites autorizados pelo titular dos dados.

 

Ações básicas de implementação da LGPD no marketing digital para a saúde

A implementação de políticas de compliance com a LGPD é um projeto que envolve a atuação de profissionais do Direito e da Tecnologia da Informação.

Mas, em resumo, podemos dizer que adequar um projeto de marketing digital à LGPD envolve atividades como:

  • Desenvolvimento e divulgação de políticas de privacidade e termos de uso do website;
  • Deixar claro, logo no primeiro acesso do usuário, o uso de cookies e sua finalidade;
  • Revisar todas as ações de inbound marketing que envolvam coleta de dados (formulário de contato, inscrição para newsletter e e-mail marketing, download de conteúdo, inscrição em eventos virtuais), informando a finalidade e duração do uso dos dados;
  • Organizar os fluxos de automação de marketing para que os dados fornecidos por um titular nunca sejam usados para finalidades distintas daquelas que ele consentiu, nas diferentes etapas do funil de vendas;
  • Usar softwares de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) para criar uma base de dados, a fim de facilitar o acesso, alteração ou exclusão de dados sempre que o titular solicitar.

A In Company pode te ajudar com projetos customizados de marketing digital e inbound marketing para a saúde, seguindo as diretrizes da LGPD e do Conselho de Classe da sua profissão.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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