Artigos Postado no dia: 4 março, 2021

5 dicas fundamentais para quem quer investir em marketing digital na área da saúde

Por mais que entendam a importância do marketing digital, muitos profissionais da saúde têm uma ideia muito vaga dos recursos e ações utilizados. As possibilidades são tão amplas que pode ser difícil saber por onde começar.

Por isso, separamos 5 dicas de marketing digital para profissionais de saúde que querem entender por onde e por que começar, e quais são os pilares mais importantes do marketing digital.

Acompanhe!

  • Sobre a hora de começar no marketing digital
  • “O lado positivo do marketing digital é que você pode começar a usá-lo a qualquer momento. Em matéria de adoção, você só fica de fora se quiser. Porém, em matéria de posicionamento e resultados, quanto antes você começar a executar sua estratégia, melhor.”

(Alexandre Teixeira, In Company)

 

Essa é uma frase de um artigo que publicamos com análises sobre o marketing para saúde após a pandemia.

O lado positivo do marketing digital é que você pode começar a qualquer momento: não há barreiras de entrada nesse mercado. O lado negativo é que, quanto mais você demorar, mais concorrência enfrentará, mais vai ter que investir em estratégia e diferenciação.

Começar cedo te dá a chance de encontrar nichos inexplorados e construir uma autoridade que te colocará à frente dos demais.

 

  • Sobre nichos e personas
  • “É perfeitamente possível que o seu trabalho não seja tão bom quanto deveria ser. Mas também é possível que você não tenha sido claro sobre quem era o público-alvo, em primeiro lugar.”
  • “Tudo fica mais fácil quando você se afasta da arrogância do todos. Seu trabalho não é para todos, é apenas para aqueles que queiram embarcar na sua jornada.”

(Seth Godin, no livro “Isso é Marketing”)

 

Essas duas frases, ditas por um dos nomes mais importantes do marketing, mostram a importância de ter uma estratégia de marketing digital focada em nichos e subnichos específicos, com uma persona bem definida.

Quanto mais nichado for o seu plano de marketing jurídico digital, maiores são as suas chances de se posicionar e alcançar uma audiência mais específica e com maiores propensões de contratar seu serviço.

Já a persona é, como o nome diz, uma personificação do seu público alvo. Com a técnica da persona, você irá criar um verdadeiro personagem, com nome, idade, profissão, gosto, estilo de vida e outras características.

 

  • Sobre ter um site
  • “Nos dias atuais, um site profissional funciona como um cartão de visitas. (…) Mas ele é muito mais do que isso: é também o seu endereço na Internet e é a “recepção” da sua clínica.”

(Alexandre Teixeira, In Company)

 

O site de um profissional da saúde é a primeira chance que ele tem de transmitir, por meio de atributos conscientes ou inconscientes, todos os valores que um paciente espera.

 

  • Sobre conteúdo
  • “A única forma de vencer no marketing de conteúdo e fazer o seu leitor dizer: ‘Isso foi escrito especialmente para mim.”

(Jamie Turner, 60 Second Marketer)

  • “O conteúdo serve de apoio para o negócio (…)”

(Joe Pulizzi, no livro “Marketing de conteúdo épico”)

  • “(…) caso pretenda posicionar-se ou à sua empresa como um dos principais especialistas do seu nicho, você precisa de um livro.”

(Joe Pulizzi, no livro “Marketing de conteúdo épico”)

 

Por meio do marketing de conteúdo (marketing educativo, informativo), você se mostrará como um especialista na área de atuação, atraindo um público mais específico ao transferir o seu conhecimento para o público do seu nicho e subnicho.

Esse conteúdo pode ser publicado por meio de blog posts, vídeos, redes sociais, podcasts, newsletters e também por meio do e-book, que é uma das ferramentas mais eficientes do marketing de conteúdo digital.

 

  • Sobre mensurar resultados
  • “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.”

(Dan Zarrella, HubSpot)

 

A estratégia de marketing digital não se encerra na publicação de conteúdo. Este é só o começo do relacionamento do profissional da saúde com o indivíduo. Para que esse relacionamento se concretize e esse indivíduo se torne um paciente, é preciso colher dados e medir resultados.

Essa é a parte da estratégia que irá te mostrar:

  • o que está dando certo ou não;
  • o que pode ser melhorado;
  • quanto retorno o seu investimento teve;
  • o que de fato fez o paciente chegar até você;
  • quanto tempo o seu paciente passa interagindo com o seu conteúdo;
  • entre dezenas de outras métricas.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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