Artigos Postado no dia: 17 dezembro, 2020

Marketing para a saúde em tempos de Covid-19. O que vai mudar mesmo se a pandemia terminar

E se a pandemia levar mais tempo do que imaginamos para passar?

Enquanto esperamos a vacina e tentamos cuidar de nós mesmos e nossos entes queridos, a mudança que a pandemia causou nas nossas vidas está operando no nosso cérebro. Isso se dá a um nível inconsciente, mas às vezes, consciente também.

Aos profissionais que não se posicionaram digitalmente, será difícil enfrentar essa transição.

Confira a nossa análise e veja o que você pode fazer para começar agora mesmo a executar um plano de marketing médico, ou marketing para a saúde.

O futuro da pandemia e o futuro do marketing para a saúde mesmo quando a doença acabar

Não se sabe o que esperar do cenário para a saúde em 2021.

Existem grandes chances de ainda precisarmos manter os hábitos adquiridos nesta pandemia por mais algum tempo.

Essa realidade continuará repercutindo na nossa forma de se relacionar com as mídias sociais e ambientes virtuais.

Como isso afetará o marketing para os profissionais da saúde?

 

O conteúdo digital e as ferramentas digitais ganharão ainda mais força

Antes mesmo da pandemia, médicos e profissionais da saúde já estavam atentos para a força e impacto do marketing digital em suas profissões.

Mas com as medidas de distanciamento social demandadas durante a pandemia, a adoção de ferramentas digitais praticamente se tornou regra. A população, inclusive, já se acostumou com isto.

Somente daqui muitos anos poderemos medir o impacto da pandemia na adoção dessas tecnologias. Porém, esse impacto já é visível.

Algumas das facilidades propiciadas pelas ferramentas digitais, como a acessibilidade, velocidade, rapidez e customização, às quais precisamos nos adaptar por causa da pandemia, já foram assimiladas (de forma consciente ou inconsciente) como sendo “a regra”.

O estabelecimento que não fornece esse tipo de possibilidade, ou não se posiciona para ser encontrado na Internet, terá dificuldades de sobreviver a transição entre a pandemia e o “retorno à vida normal” – que, inclusive, jamais será guiada pelo mesmo padrão de “normalidade” anterior à pandemia.

 

E se a pandemia não passar?

Se a pandemia se alastrar, a tendência é que as tecnologias que foram alavancadas durante ela é que se tornarão obsoletas.

É como uma equação matemática: se na pandemia temos X, depois teremos X + 1.

Se você ainda está se apoiando nas tecnologias pré-pandemia, pode ser duplamente derrubado: pelas tecnologias X e pelas tecnologias X+1.

 

Não deixe de conferir nosso artigo

Como o conteúdo digital impacta a relação médico-paciente

 

Marketing digital para a saúde em tempos de covid-19: quando começar

O lado positivo do marketing digital é que você pode começar a usá-lo a qualquer momento. Em matéria de adoção, você só fica de fora se quiser.

Porém, em matéria de posicionamento e resultados, quanto antes você começar a executar sua estratégia, melhor.

Pois marketing digital não se resume a ter uma presença digital.

É um conjunto de técnicas e estratégias planejadas e executadas de forma estratégica para alcançar resultados. Esses resultados, inclusive, precisam ser mensurados.

Além disso, o marketing médico ou o marketing para a saúde também deve ser combinado com o inbound marketing.

Inbound marketing é uma vertente do marketing que prioriza a atração de tráfego e conversão em leads. Em vez de ir ao encontro do público, como nas formas tradicionais de publicidade e propaganda, forçando-o a interagir, o inbound marketing prioriza ações que atendam às necessidades do usuário, para ser encontrado por ele, como em:

  • blogs,
  • podcasts,
  • vídeos,
  • webinars,
  • conteúdo original em redes sociais,
  • e-books,
  • participação em eventos e entrevistas para artigos jornalísticos.

A In Company tem um e-book especial sobre estratégias de marketing digital e captação de clientes para médicos e profissionais da saúde.

Escrevemos esse e-book com base na nossa experiência de mais de 15 anos, criando projetos de marketing digital, com observância das regras do CFM e observando tendências e estratégias que dão resultados. Veja abaixo e baixe agora mesmo.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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