Artigos Postado no dia: 22 dezembro, 2020

O que é nicho no marketing digital para a saúde? E como eles podem te ajudar a trazer mais resultados

Sem um nicho delimitado, o marketing para a saúde corre o risco de “atirar para todos os lados”. Assim, desperdiça-se recursos e oportunidades de colher atrair a audiência correta e fugir da concorrência.

Neste artigo, vamos entender o que são nichos de mercado e como esse conceito se aplica no marketing digital para a saúde.

Entendendo os nichos de mercado

Separar o mercado em nichos é uma metodologia mercadológica utilizada em estratégias para criar melhores produtos ou conseguir melhores resultados em um plano de marketing.

Na prática, esses nichos não são tão delimitados, e muitas vezes eles até se entrecruzam. Por exemplo: o perfil do consumidor médio de um produto pode ter várias coisas em comum com o consumidor de outro produto.

Por isso, um nicho nunca é um “mundo isolado”.

Porém, uma estratégia de negócios ou de marketing que não considera os nichos vai estar apenas “atirando para todos os lados”. Além do risco de desperdiçar seus recursos, o negócio que age dessa forma dificilmente conseguirá aperfeiçoar suas ações, pois nunca vai saber exatamente o que deu certo ou deu errado na sua abordagem.

 

Como os nichos de mercado são definidos

Um nicho de mercado pode ser definido segundo quaisquer critérios relevantes para um negócio, como:

  • Segmento dos produtos ou serviços;
  • Faixa de preço dos produtos ou serviços;
  • Faixa etária do consumidor ideal;
  • Gênero, localização, gostos e preferências, ou quaisquer características do perfil do consumidor ideal;
  • Conexões com outros nichos.

O nicho ideal é aquele que combina várias destas características com o seu negócio ou ponto forte.

 

O que são os nichos no marketing para a saúde

Dentro do mercado de serviços e produtos de saúde, podem existir vários nichos e sub-nichos.

Por exemplo, o mercado odontológico é um nicho que abarca sub-nichos como: ortodontia, cirurgia odontológica, odontopediatria etc.

E mesmo esses sub-nichos também podem ser abordados conforme critérios ainda mais específicos – como: odontopediatria para recém nascidos, odontopediatria para uma determinada comunidade, ou outros.

Esses são nichos de mercado e também nichos de marketing, pois a estratégia de marketing dos profissionais da saúde deve ser planejada e executada com o objetivo de alcançar o seu público alvo específico.

Não faria sentido um odontopediatra que optou pelo nicho de uma determinada comunidade (bairro) fazer publicidade em outra cidade ou distribuir conteúdo que não seja para esta persona, por exemplo.

 

Como definir o melhor nicho no marketing digital para a saúde

A seleção do melhor nicho no marketing digital para a saúde precisa ser feita pelo profissional juntamente com uma equipe especializada em marketing.

Precisam ser levados em consideração: a visão de negócio do profissional, juntamente a dados de pesquisas de mercado, pesquisas de marketing digital e análise de tendências, inclusive análise da concorrência.

Naturalmente, a equipe de marketing não irá interferir no nicho que o profissional escolheu para trabalhar. A função da análise de dados e tendências é encontrar as melhores oportunidades x pontos fortes para fazer o marketing desse nicho.

 

O nicho orienta as táticas de marketing digital

A escolha das técnicas de marketing digital, sobretudo no inbound marketing (marketing de entrada, focado em atrair visitantes sem prospecção ativa), dependem da delimitação do nicho de mercado.

O nicho é que determinará:

  • a persona (perfil médio do consumidor que se busca alcançar);
  • as mídias e plataformas escolhidas para publicar conteúdo e colocar anúncios (quando for permitido pelo Conselho de Classe);
  • as palavras-chave de SEO;
  • o tipo de conteúdo e as suas formas (blog post, e-book, vídeos etc).

A In Company cria e executa projetos de marketing customizados para médicos, dentistas, psicológos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais da saúde em geral, beleza e bem estar, há muitos anos.

Temos um e-book com conteúdo original sobre estratégias de marketing digital para profissionais da saúde, escrito com base na nossa experiência e cases de sucesso em que trabalhamos.

 

BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, clique aqui 

 


Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados