De que adianta ter uma loja bonita se ninguém entra nela e ninguém compra? Esse é um raciocínio que também se aplica aos sites na Internet. Se você tem um site médico que ninguém conhece e ninguém visita, ele passa a ser apenas uma fonte de custos.
Neste artigo, vamos falar da diferença entre atrair e reter tráfego na web, e porque isso é tão importante para um site médico e uma estratégia de marketing médico digital. Acompanhe!
O que é tráfego e porque você precisa se preocupar em reter tráfego
Em simples palavras, “tráfego” significa o volume de visitas que você recebe em seu site.
Ter um site é essencial para marcar presença na Internet, mas se ninguém visita seu site, ninguém conhecerá seu trabalho.
Conseguir tráfego requer esforços de marketing e posicionamento. Reter tráfego requer ainda mais.
“Reter”, basicamente, significa “conquistar” o usuário que chega até seu site, transformando-o em um lead (contato qualificado que no futuro poderá se tornar um paciente seu).
Por que é importante reter tráfego?
Sua capacidade de retenção de tráfego e conversão em leads é que determinará o sucesso da sua estratégia de marketing médico digital.
Como aumentar visitas no seu site médico
Não existe uma receita de bolo para conseguir mais visitantes para um site.
Mas existem estratégias testadas que podem aumentar suas chances:
Marketing digital para médicos: porque o site é o primeiro e mais importante passo
O site é o seu terreno na Internet. É também o seu consultório. É para lá que você deve direcionar os seus pacientes, ou futuros pacientes.
Ter uma presença digital forte em redes sociais traz enormes benefícios para o branding (construção da marca) e para o marketing, mas “construir sua casa” em um terreno de terceiros é uma estratégia perigosa.
Por isso, mesmo que você queira explorar outras redes sociais, publicar conteúdo em blogs e sites de terceiros, usar o Youtube, combine essas ações com um direcionamento para o seu site.
Desde que você renove o seu domínio constantemente, seu site sempre existirá. Mas uma rede social pode fechar a qualquer momento, ou remover seu conteúdo, tornar-se uma rede de inscrições pagas (diminuindo o acesso) etc.
Por que correr esse risco?
Além disso, lembre-se que quando você conquista muitos seguidores, curtidas ou compartilhamentos em uma rede social, no fim do dia a rede social se beneficia mais disso do que você.
Aproveite as oportunidades que elas oferecem, mas não negligencie o seu site médico.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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