Artigos Postado no dia: 25 março, 2021

As principais perguntas sobre marketing digital na saúde – confira aqui as respostas!

Já pensou várias vezes em procurar uma agência de marketing digital ou marcar uma reunião, mas nunca foi adiante? Você, profissional da saúde, tem perguntas sobre marketing digital, quer fazer do jeito certo mas sempre deixando para depois?

Que tal se facilitássemos essa etapa para você?

Vamos começar com suas dúvidas básicas. Preparamos este artigo com base nas principais perguntas sobre marketing digital que geralmente ouvimos nas primeiras reuniões com nossos clientes da área da saúde.

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Qual a diferença do marketing digital na saúde para o marketing digital convencional?

A principal diferença é que, ao fazer marketing digital para a saúde, precisamos considerar as diretrizes de publicidade do órgão de classe (CRM, CFM, CRO, CFO, CRP, CFP etc), e claro, as melhores práticas para esse segmento. Nem toda estratégia de marketing que funciona para empresas de outros segmentos funciona na saúde.

 

Qual a estratégia de marketing digital que gera mais resultados no segmento de saúde?

A vertente do marketing digital que se mostra mais eficiente para médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos é o marketing de conteúdo aliado a estratégias de SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca com base em palavras-chave e indexação semântica latente) e inbound marketing (ciclo de venda do cliente, geralmente conduzido com softwares de CRM).

O conteúdo é distribuído em blogs e redes sociais, por meio de textos, vídeos, imagens, infográficos.

Por meio desse conteúdo, o profissional é: (1) encontrado, (2) posicionado como referência na mente do público.

 

Sou obrigado a estar nas redes sociais?

É possível ter uma estratégia de marketing digital de sucesso sem estar no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn.

No entanto, pode demorar mais.

Além disso, a ausência do profissional nas redes sociais pode significar a perda da chance de atingir o público desejado (dependendo do perfil de paciente que se deseja alcançar).

De qualquer forma, esse é o tipo de decisão que deve considerar vários fatores, como: a personalidade do profissional, os objetivos e a persona definida no projeto, entre outros.

 

Dentro de quanto tempo começo a ter resultados com marketing digital?

Um bom projeto de marketing digital com estratégias de conteúdo e inbound marketing começa a surtir bons efeitos em cerca de 6 meses.

Mas a melhor performance vem no médio e longo prazo, conforme os posts acumulam tráfego, os seguidores aumentam e a reputação do profissional se consolida.

 

Investir em marketing digital é caro?

Existem projetos para todos os tipos de orçamento.

Inclusive, é possível fazer marketing digital 100% com ferramentas gratuitas, sem contratar uma equipe e sem pagar por softwares especializados. Nós temos um artigo inteiro sobre isso — confira: Marketing digital para a saúde: ferramentas grátis versus ferramentas pagas

Mas fazer marketing sozinho dá mais trabalho, leva mais tempo (tanto para fazer quanto para gerar resultados) e tem desvantagens, como aparentar falta de profissionalismo.

Investindo mensalmente em um valor de cerca de 4 dígitos, com uma agência especializada, um profissional da saúde pode conseguir um considerável retorno sobre o investimento em cerca de 12 meses.

 

Posso ter problemas com o meu Conselho ao usar as redes sociais?

Sim, o profissional que não busca conhecer e seguir as diretrizes de publicidade do seu Conselho de Classe pode cometer ato caracterizável como infração ética. Assim, ele fica sujeito às penalidades específicas do seu Código de Ética e/ou outros atos normativos que disciplinam as infrações e seu julgamento.

Por isso, caso o profissional contrate uma agência de marketing, é importante que ela tenha expertise em marketing voltado para sua área.

 

Devo contratar alguém para gerenciar minhas redes sociais?

Como já dissemos, um profissional da saúde pode fazer seu marketing sozinho, mas é mais trabalhoso e arriscado. Gerenciar redes sociais requer planejamento, consistência, disciplina, habilidades de design gráfico, conhecimentos de algoritmos, normas disciplinares da profissão e pesquisas de mercado.

 

Tenho mais perguntas sobre marketing digital. Quem procuro?

Se você deseja dar o próximo passo no seu projeto de marketing digital, profissionalize-se e contrate uma agência especializada.

A In Company está à disposição para responder às suas dúvidas sobre perguntas sobre marketing digital.

Temos muitos anos de experiência em marketing para a saúde, estética e bem estar. Planejamos e executamos projetos customizados para médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, esteticistas, terapeutas, coaches, hospitais, clínicas, institutos de medicina e bem estar.

Fale conosco: 41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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