Artigos Postado no dia: 11 março, 2021

Marketing digital para a saúde: ferramentas grátis versus ferramentas pagas

Com tantas ferramentas grátis e possibilidades na Internet, muitos profissionais da saúde preferem não investir em marketing digital. Preferem priorizar investimentos no seu consultório, aquisição de equipamentos, ou investir no aprimoramento profissional. Mas, após meses sem sucesso, começam a se questionar se vale a pena gastar um pouco mais para ter mais resultados no marketing.

Afinal, as ferramentas grátis surtem efeito ou são só uma isca, uma armadilha?

Neste artigo, vamos dar a nossa opinião sincera sobre o uso de ferramentas grátis e a eficácia do tráfego orgânico em comparação com o tráfego patrocinado no marketing para a saúde.

Confira!

Marketing digital grátis: a busca pelo tráfego orgânico

Precisamos ser honestos: é perfeitamente possível fazer inbound marketing sem pagar nada.

Você pode criar perfis em redes sociais e criar um blog ou site em uma plataforma gratuita.

Geralmente, as plataformas que oferecem um site grátis não poderão te fornecer um domínio próprio (com final .com, .com.br, ou afins). Isso pode ser um ponto negativo, pois o site com domínio próprio passa mais credibilidade e profissionalismo para um profissional da saúde.

Após criar os seus perfis, seu site e/ou blog, também é possível postar conteúdo sem pagar nada.

Para obter tráfego (visitantes no site) de forma orgânica (ou seja: natural, sem recursos pagos), sem um domínio próprio e sem ferramentas pagas, seu conteúdo deve ser bastante relevante, usando técnicas de SEO.

Muitas pessoas têm “sorte” de conseguir viralizar um conteúdo. Para outras, é uma questão de ter muita consistência e paciência, executando uma estratégia com qualidade e disciplina para que ela gere resultados no longo prazo.

Marketing digital com ferramentas pagas: a busca pelo tráfego patrocinado

O marketing digital que usa de ferramentas pagas também requer paciência, consistência, planejamento estratégico e uso de conhecimentos de SEO, experiência do usuário etc.

A diferença é que, com um investimento no seu site e investimento em estratégia de adwords (palavras-chave) e anúncios patrocinados, você tem maiores chances de exposição a curto prazo no Google e nas redes sociais. Além disso, tem maior probabilidade de alcançar as pessoas certas, ou seja: as personas do seu projeto de marketing.

Se você é médico, dentista, fisioterapeuta, psicológo, nutricionista, educador físico ou atua em qualquer outra área da saúde, é importante escolher agências de marketing e profissionais especializados em marketing para a saúde.

Cada Conselho de Classe tem um entendimento diferente sobre a possibilidade de usar ações patrocinadas no marketing digital.

Conte com uma assessoria especializada para criar e executar a sua estratégia de marketing na saúde.

Qual é melhor? Usar ferramentas grátis ou ferramentas pagas no marketing para a saúde?

Conforme dissemos, as ferramentas grátis costumam oferecer benefícios limitados. Isso vale para as versões gratuitas de plataformas de sites, programas de design gráfico, softwares de gestão de leads/clientes e outras ferramentas importantes no marketing digital.

Por isso, a melhor estratégia de marketing digital para a saúde é aquela que combina estratégias que tenham o objetivo de conseguir tráfego orgânico, mas também fazendo uso de recursos pagos para impulsioná-las e para fazer tudo de forma mais profissional.

Também repetimos a importância de buscar profissionais especializados, para evitar infrações administrativas junto ao Conselho da sua profissão.

O marketing digital para a saúde exige uma combinação de conhecimentos e esforços: é preciso entender de marketing, mas também de normas éticas da profissão. É preciso fazer proveito das ferramentas pagas, mas também criar um bom conteúdo e boas ações para alcançar tráfego orgânico, criar autoridade e atrair pessoas para seu site.

Agora que você já sabe disso, está pronto para dar o primeiro passo no seu projeto de marketing?

Confira também o nosso artigo: 5 dicas fundamentais para quem quer investir em marketing digital na área da saúde

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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