17/01/2019 // Artigos

Desafios do marketing jurídico em 2019

O marketing digital tem mudado, e com isso, profissões como a advocacia também precisam se adaptar. Dentro desse contexto, o inbound marketing jurídico segue sendo a opção que tem maior sintonia com o Código de Ética da OAB, e também a que apresenta os melhores resultados.

Mas será que em 2019 será possível continuar obtendo bons resultados, fazendo inbound marketing do mesmo jeito que temos feito até agora?

Confira a nossa análise dos desafios do marketing jurídico para o ano de 2019.

O inbound marketing e o marketing digital seguirão fortes

O inbound marketing jurídico está consolidado como a alternativa de publicidade advocatícia mais eficiente e compatível com as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Em 2019, essa tendência continuará forte.

Com o crescimento da conscientização sobre a importância do compliance, e outras agendas que colocam a ética como pauta prioritária no Brasil (Lei Geral de Proteção de Dados, combate às fake news etc), é importante que classes como a advocacia busquem estar em sintonia cada vez maior com as diretrizes éticas que as disciplinam.

Além disso, o marketing digital dá sinais de que continuará crescendo. A integração do online com o offline também é uma forte tendência, à qual as marcas devem prestar atenção – mas, mesmo assim, em 2019, os canais digitais serão tão ou mais influentes do que têm sido até agora.

Assim, a combinação de inbound marketing (conteúdo) + estratégias digitais é um combo que seguirá beneficiando advogados na captação e fidelização de clientes.

Principais desafios do marketing jurídico em 2019

Vários dos desafios que o marketing jurídico enfrentará em 2019 estão relacionados, na verdade, com a evolução das tendências atuais – como, por exemplo, o excesso de conteúdo que existe na Internet.

São muitas as marcas, profissionais e sites competindo pela atenção do usuário. Esse problema já tem até nome: content shock.

Segundo especialistas de marketing digital, o content shock demanda que produtores de conteúdo busquem se diferenciar, a fim de conseguir se destacar entre tantos sites, blogs, plataformas e canais digitais.

No marketing jurídico, a diferenciação se dá, principalmente, pela produção de um conteúdo relevante, segmentado, precisamente direcionado para o público alvo, e capaz de gerar engajamento.

Conteúdo relevante é aquele que entrega a informação certa ao usuário, atendendo ao seu real interesse, e também às suas necessidades aparentes ou subconscientes.

Porém, diante do content shock, não bastará entregar uma grande quantidade de informação ao usuário. O propósito do inbound marketing jurídico não é somente prover conteúdo: é prover conteúdo que leve o usuário a criar um relacionamento com o profissional.

Um dos grandes diferenciais do advogado em sua estratégia de marketing digital será entregar o conteúdo que atenda aos interesses do cliente, solucionando dúvidas, mas, ao mesmo tempo, engajando-o a criar um relacionamento e entender que aquele advogado é a pessoa certa para resolver seus problemas.

Além de tudo isso, o advogado também precisará estar atento às novas tecnologias, e adaptar-se.

Ferramentas de inteligência artificial podem parecer uma realidade distante para algumas localidades e profissões – mas não se engane: elas já começam a fazer parte da vida das pessoas; sutilmente, na forma de assistentes virtuais em aplicativos para celular, ou explicitamente, como é o caso de hardwares como o Alexa, da Amazon.

É só uma questão de tempo até novas tecnologias como essas se tornarem mais populares. Isto trará grandes desafios para marcas e profissões não tradicionalmente associadas à tecnologia.

Procure a ajuda de profissionais especializados para seguir fazendo marketing jurídico com ética, criatividade e eficiência.

A In Company tem uma equipe especializada em marketing, estratégias digitais e marketing jurídico. Todos os nossos projetos são customizados e elaborados com atenção às restrições e impositivos do Còdigo de Ética e Disciplina da OAB.

Oferecemos serviços especializados de inbound marketing jurídico e outras estratégias de marketing digital para advogados. Confira os serviços que a In Company presta para advogados, escritórios e institutos jurídicos e veja o que podemos fazer para te ajudar sua marca jurídica a gerar engajamento!

http://www.incompanypr.com.br/servicos/

 

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

Continue nos seguindo nas redes sociais e acompanhe nosso blog para saber mais sobre as novidades do marketing jurídico.

 

Compartilhe:

Voltar