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23/06/2022 // Artigos

Marketing para a saúde: sua clínica precisa de marketing?

Você já investe em marketing para saúde? Ou sequer enxerga isso como um investimento ainda? Ainda se pergunta se sua clínica precisa de marketing?

Mesmo que você já tenha um nome conhecido, uma reputação construída na comunidade, e uma agenda de pacientes sempre lotada, o marketing pode ser uma ferramenta poderosa para explorar ainda mais o seu potencial de trabalho e ainda conseguir outros benefícios financeiros e não financeiros. Principalmente se você buscar uma assessoria especializada em marketing para saúde em vez de marketing convencional!

Acompanhe esta leitura e entenda qual é a diferença entre o marketing para saúde e o marketing generalizado, e saiba o que ele pode fazer pela sua clínica.

O que é marketing para saúde?

O marketing para saúde é um mix de técnicas e estratégias aplicadas em projetos que visam fortalecer a marca de um profissional da saúde, atrair novos clientes para ele e gerar vendas.

São técnicas e estratégias extraídas de segmentos como:

  • marketing digital;
  • inbound marketing;
  • marketing de conteúdo (técnicas editoriais, SEO, copywriting etc);
  • branding;
  • experiência do usuário (UX);
  • gestão de redes sociais;
  • regulamentações das profissões (Conselhos de Classe);
  • regulamentação da publicidade;
  • outras leis aplicáveis ao marketing (como a Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo).

 

Qual é a diferença entre o marketing para saúde e o marketing convencional?

A diferença entre o marketing “generalizado” e o marketing voltado especificamente para a área da saúde (como o marketing médico ou o odontomarketing) é justamente a especificidade do segundo em relação ao primeiro. O marketing para saúde tem todo um olhar voltado especialmente para profissionais da saúde.

Ele requer uma análise de mercado específica, pois nem tudo que “funciona” para outros segmentos gera bons resultados na saúde.

Além disso, o marketing para saúde lida com profissionais que estão sujeitos a uma regulamentação diferenciada no que diz respeito às práticas de publicidade e marketing.

Resumidamente: a diferença entre o marketing para saúde e o marketing convencional é uma diferença essencialmente mercadológica com ações específicas para esta área.

Como saber se sua clínica precisa de marketing?

Por mais que você já tenha um nome conhecido e uma carteira de pacientes cheia, nada é garantido. O mercado é competitivo e cada profissional precisa encontrar maneiras de se tornar conhecido, diferenciar-se, conseguir novos pacientes, fidelizá-los e ser capaz de repetir esse ciclo continuamente conforme os anos passam.

Naturalmente, fazer um bom trabalho e ter uma boa gestão da sua clínica são requisitos necessários para manter-se no mercado, mas são apenas os requisitos básicos. Ser um bom profissional não te garantirá uma agenda cheia e uma boa receita no fim do mês.

Então, se a sua intenção enquanto profissional da saúde é continuar fazendo desta a sua fonte de renda, você sempre vai precisar de marketing.

O marketing ajuda a te posicionar no mercado, fortalecer a sua marca, te posicionar na Internet, ser conhecido e reconhecido pela sua especialidade e autoridade.

Mas não pense que o marketing serve apenas para conquistar novos pacientes!

O marketing também ajuda a:

  • melhorar o seu relacionamento com os pacientes já conquistados;
  • aumentar a percepção de valor da sua marca, o que pode te ajudar na hora de elevar o valor das consultas e procedimentos;
  • prevenir e gerenciar crises de imagem;
  • construir reputação e credibilidade na sociedade e também dentro da própria comunidade da sua profissão;
  • e vários outros benefícios.

Se algum desses benefícios financeiros ou de marca te interessam, não há dúvidas de que sua clínica precisa de marketing.

 

Lembre-se que as chances de obter bons resultados com marketing são sempre melhores se você busca uma assessoria especializada em marketing para saúde, em vez de replicar estratégias convencionais de projetos de marketing criados para outros segmentos.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

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