Artigos Postado no dia: 27 janeiro, 2022

Como o conteúdo ajuda a ganhar pacientes? Entenda como aplicar o marketing de conteúdo na área médica

O marketing de conteúdo na área médica pode te trazer mais pacientes, e além disso, gerar vínculos mais duradouros. O conteúdo informa, mas também conquista, convence, e gera negócio. Quer entender como?

Neste artigo, você vai saber o que é marketing de conteúdo, por que ele gera vendas e quais são as melhores estratégias de marketing de conteúdo na área médica.

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem na produção e distribuição de conteúdo a sua principal estratégia para despertar necessidades, desejos e atrair clientes (ou pacientes, quando aplicado à área médica) para gerar vendas.

Apesar de o nome “marketing de conteúdo” parecer autoexplicativo hoje em dia, a ideia de “conteúdo” enquanto estratégia de marketing é relativamente recente. Antigamente, o conteúdo era visto como exclusividade de áreas como o jornalismo.

Com o tempo, foi-se percebendo que o conteúdo não servia apenas para informar, e que a informação também ajuda a vender!

 

Marketing de conteúdo na área médica: como o conteúdo vende

Em primeiro lugar, o conteúdo atua como uma “isca” para atrair pessoas ao seu site ou perfil em rede social. As pessoas vão tomar contato com você por saber que você entrega uma informação que elas procuram, ou no mínimo têm interesse em saber.

Esse é o primeiro passo.

A partir daí, seu conteúdo vai servir para criar uma conexão entre o indivíduo e você. Ao entregar um conteúdo ao seu público, você “leva” junto o seu nome e a sua autoridade, de forma discreta, sem precisar fazer alusão direta a nenhum serviço ou produto. Ou seja: antes mesmo de vender um serviço médico, você está vendendo a si mesmo. Seu futuro paciente “compra” a ideia de ser seu paciente, antes de ser. Essa é uma das grandes virtudes do marketing de conteúdo: primeiro, forma-se uma conexão entre pessoas, e a partir daí, a venda do serviço é uma consequência. 

Você apenas divulga o conteúdo sobre uma área da Medicina, e com isto, o seu leitor entende que você atua naquela área e sabe do que está falando. Ao ler seu conteúdo, o leitor entenderá como aquilo se aplica às necessidades dele. Juntam-se a necessidade e o profissional certo para supri-la, e o resultado será um novo negócio!

Perceba como esse processo se dá de uma forma muito menos comercializada do que a venda de um produto físico com uma oferta na Internet ou na TV, por exemplo. A venda que ocorre no marketing de conteúdo é mais movida pelo relacionamento e pela autoridade. Não é uma venda realizada por impulso com base unicamente em um produto ou preço.

 

Melhores estratégias de marketing de conteúdo na área médica

Blog

O conteúdo escrito é um dos pilares do marketing médico. É muito importante que esse conteúdo seja concentrado no seu blog, independente de quaisquer outros canais adicionais pelos quais você queira distribuí-lo. Assim, o seu blog vai reter o tráfego e gerar ranqueamento para o seu site. Se o seu conteúdo estiver todo no Instagram, Facebook, Youtube, ou um site de terceiro, você vai estar ajudando a fortalecer esses sites, não o seu!

Além disso, uma vez que o cliente estiver acessando o seu blog hospedado no seu site, ele já terá ali mesmo todas as informações que precisa sobre você:

  • seus meios de contato;
  • sua biografia;
  • credenciais;
  • a oportunidade de aprofundar o contato com você ao se inscrever em uma newsletter, baixar um conteúdo especial etc.

SEO

As técnicas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization, ou SEO) ajudam seu blog e site a ranquear no Google. Isso aumenta as chances de ser encontrado, e reforça a sua autoridade ao fazer com que você apareça no topo do Google, o que mostra que é um profissional bastante procurado.

Além disso, o SEO aplicado à redação dos seus blog posts ajuda seus conteúdos a “dominarem” o Google, o que é excelente para fortalecer a associação do seu nome com os serviços que você presta. É o que acontece quando uma pessoa pesquisa por um tema (por exemplo: uma doença ou um procedimento médico específico) e encontra diversos conteúdos sobre ele, todos publicados por um mesmo médico. Esses resultados vão formar a percepção de que você é uma autoridade naquele tema.

CRM

Após conseguir atrair pessoas para seu site, é preciso fazer a gestão desse tráfego e dos relacionamentos iniciados com as pessoas que se interessam pelo seu trabalho.

Isso pode ser feito com o auxílio de um software de gestão de relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management, ou CRM). Na In Company, nós usamos o RD Station.

Um software de CRM vai te ajudar a colher e armazenar os dados fornecidos pelos usuários do seu site, inclusive obtendo o consentimento de base legal requerido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele também vai organizar toda a sua base de dados e automatizar o fluxo de e-mails do seu planejamento de conteúdo.

 

Comece a aplicar o marketing de conteúdo na área médica

Atraia mais pacientes e forme relacionamentos mais duradouros por meio do marketing de conteúdo.

A In Company pode te ajudar! Temos experiência em marketing médico, com toda a expertise para criar, executar e monitorar estratégias conforme as diretrizes do Código de Ética Médica, juntamente às melhores técnicas de marketing digital.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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