Artigos Postado no dia: 20 janeiro, 2022

Site para profissionais da saúde – 10 dicas para desenvolver o site ideal para marketing médico

Qual o segredo para criar o site ideal para marketing médico? Não há um segredo, mas há caminhos e etapas fundamentais. Quer conhecer as 10 principais?

Desde a escolha da hospedagem até a atualização dos seus blog posts, ter um site ideal para marketing médico requer bastante planejamento, esforço, investimento e inteligência estratégia.

Aproveite esse artigo produzido com base na nossa experiência de mais uma década com marketing médico.

10 dicas para desenvolver o site ideal para marketing médico

  1. Hospedagem

Ao começar os preparativos para ter um site médico, muitos profissionais pensam em economizar, acreditando que uma boa hospedagem não fará tanta diferença, e preferindo apostar em design, por exemplo.

No entanto, ter uma boa hospedagem é tão determinante para a experiência do usuário quanto investir em design gráfico, bons templates etc. Isto porque a hospedagem determina diversas questões, como, por exemplo, o tempo de carregamento do seu site.

Se seu site não fornece uma boa experiência, o Google vai preferir outros que fornecem, e assim, seu site não ranqueará bem em buscas do Google.

Por isso, é fundamental investir em uma boa hospedagem.

  1. Desenvolvimento do site

Providenciada a hospedagem, é hora de investir no desenvolvimento do site. Ainda não estamos falando da parte estética, mas sim, da “construção” do site.

Essa etapa também é importante, pois no desenvolvimento iremos “construir” a sua casa.

Em uma analogia com a engenharia, esse é o momento de escolher os materiais e técnicas que vão manter a sua casa em pé. Alguns materiais e técnicas limitam as possibilidades de construção, enquanto outros são mais versáteis e maleáveis. No desenvolvimento web, é a mesma coisa.

Escolha uma plataforma que permita várias possibilidades sem sacrificar muito questões de responsividade, design etc. As plataformas que oferecem maiores possibilidades de uso de plugins vão te dar maior liberdade para criar um site mais moderno e para atualizá-lo sempre.

Lembre-se ainda de que é importante idealizar versões diferentes do site conforme os canais de acesso do usuário. Recomendamos que você crie uma versão mobile, uma versão desktop e uma versão tablet.
Na In Company, nós usamos o WordPress, pois essa é uma plataforma que dá muitas possiblidades de inserção de plugins e outras técnicas de modelagem que vão ajudar seu site a performar melhor no Google.

  1. Design e identidade visual

Agora sim, é o momento de pensar na aparência do seu site. Causar uma boa impressão é fundamental.

Tenha em mente, porém, que um desenvolvedor web não irá criar uma identidade visual para a sua marca médica. A criação da sua identidade visual precede à criação do seu site.

Seu site precisa seguir a mesma linha da sua identidade visual e do branding construído para sua clínica, mas em uma linguagem que funcione também no computador, celular e/ou tablet.

Esse design também precisa ter em mente a experiência do usuário, de forma responsiva e intuitiva, permitindo uma navegação mais fácil. Isso também é papel do design, não só do desenvolvimento!

Um designer experiente saberá escolher as melhores cores e posicionamentos para os ícones, botões, links etc.

  1. Múltiplas páginas com urls amigáveis

Fazer um site com diversas páginas específicas deixará seu site melhor “instruído” para que o algoritmo do Google o leia. Você pode separar essas páginas conforme as soluções médicas que você presta, além de ter outras páginas institucionais, de contato, blog etc.

Quanto mais páginas seu site tiver, sobretudo páginas relacionadas a serviços médicos, maiores são chances de que ele apareça perante seu potencial paciente quando ele fizer uma busca mais específica.

Essas páginas devem ter urls amigáveis para possibilitar uma melhor indexação ao Google.

Logo, o plano de criação dessas páginas deve ser estratégico e deve estar de acordo com o plano de SEO do site (ou seja, o plano de descrição e palavras chaves por página).

Dito isso, adiantamos um pouco do que você verá no item a seguir, que também é de suma importância.

  1. SEO 

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que facilitam o posicionamento de sites e blogs no Google.

Esse SEO deve ser aplicado à “modelagem” do seu site, mas também ao conteúdo de cada página e também o texto de cada blog post. Ou seja: o SEO é primordial para todo e cada detalhe do site!

Afinal, o SEO ajuda seu site a “conversar” com o Google. Um mau SEO vai prejudicar seu ranqueamento e “esconder” seu site, fazendo com que você perca a chance de aparecer perante seu público alvo.

Além do SEO técnico, aplicado no desenvolvimento do site, também é preciso usar SEO no conteúdo textual do seu site e seus blog posts, com:

  • planejamento de palavras-chave para a página inicial e para cada página do site;
  • planejamento de palavras-chave para os blog posts, com uso nos títulos e subtítulos;
  • metadescrição de cada página;
  • slugs/URLs com boas palavras;
  • uso de técnicas de indexação semântica (uso de sinônimos), palavras-chave secundárias e outras estratégias de redação com uso estratégico de palavras.

O SEO é uma ciência por si só. Requer bastante conhecimento e atualização, pois os algoritmos do Google mudam constantemente e as tendências de SEO também.

Mas naturalmente, há plugins que ajudam a aplicar e medir estratégias de SEO. Um deles é o Yoast SEO, disponível para plataforma WordPress.

  1. Blog próprio

Já mencionamos blog posts nos itens anteriores. Mas esse recurso é tão importante que merece um planejamento próprio.

Os blog posts são onde você desenvolverá e consolidará sua estratégia de conteúdo.

O conteúdo é importantíssimo, pois, primeiramente, ele vai ajudar seu site a ranquear, correspondendo às curiosidades e interesses do seu público alvo. Na maioria dos projetos de marketing, são os blog posts que atraem e concentram o maior tráfego.

Por isso, evite ao máximo ter um blog em domínios, sites ou plataformas externas. Concentre seu conteúdo no seu próprio blog para atrair as pessoas para seu site! No decorrer dos anos, seus blog posts vão acumular visualizações e vão se tornar um ativo à parte na sua estratégia. Você vai começar a atrair pacientes com pouco esforço: seu blog post vai fazer todo o trabalho, sozinho.

Mas além disso, o conteúdo que irá reforçar a sua autoridade como médico, gerar uma boa reputação, comprovar sua expertise.

Por isso, tenha um blog de produção de conteúdo dentro do seu site e cuide para que ele seja um dos espaços mais atualizados e bem desenvolvidos do seu site.

  1. Software de CRM para inbound marketing

O inbound marketing é a principal estratégia do marketing para todas as profissões que dependem bastante da reputação formada pelo conhecimento técnico, e profissões que seguem diretrizes rígidas de publicidade ditadas pelos Conselhos de Classe.

Você sabe por quê? Porque o inbound marketing trabalha com um fluxo de conteúdos orientado para vendas, mas sem ofertar produtos, conduzindo o cliente apenas com conteúdo e informação.

A estratégia do inbound marketing tem foco na distribuição de informação, baseando-se na ideia de um funil. No decorrer deste funil, vamos nutrir e qualificar os leads (contatos) até que eles estejam prontos para contratar o serviço do advogado.

Um sistema de inbound marketing vai poder administrar esse fluxo, por meio do disparo de e-mails, de forma automatizada, conforme o estágio de cada lead no funil, e conforme o consentimento dessas pessoas (o que também é fundamental, em razão da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

Por isso, recomendamos fortemente a aquisição de um software de CRM (Customer Relationship Management) para fazer essa gestão do inbound marketing.

Na In Company, usamos o RD Station.

  1. Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito do Google que ajuda a gerenciar a performance do seu site e obter métricas importantes para o aperfeiçoamento da sua estratégia de marketing jurídico.

Ter um código do Google Analytics pode ajudar, por exemplo, a saber qual página está recebendo mais visitas, de onde estas visitas estão vindo, além de fornecer outros dados importantes para sua estratégia de marketing médico.

  1. Google Ads e Google Tag Manager

Uma vez que o Google é o principal site de buscas utilizado no Brasil, e um dos maiores do mundo, não se pode subestimar a importância de ranquear bem no Google e gerir bem o tráfego obtido a partir desse ranqueamento. Você já deve ter percebido, ao longo desse texto, o quanto nossas dicas levam em consideração o ranqueamento no Google. E agora, vamos falar de mais duas ferramentas importantes para isto.

O Google Ads é uma estratégia de tráfego pago que ajuda no posicionamento do seu site no Google. É um recurso lícito e que surte excelentes resultados, principalmente nas etapas iniciais de execução de um projeto de marketing.

Já o Google Tag Manager ajuda no controle das conversões das campanhas do Google Ads. Dessa forma, você poderá saber quais dos seus investimentos estão dando mais resultado.

  1. Constante atualização

Por fim, é necessário estar atento às atualizações necessárias ao seu site. Essas atualizações podem ser de ordem técnica, como, por exemplo: atualização dos plugins, conferência dos links que estão quebrados etc. Sites desatualizados são lidos pelo Google como inativos ou irrelevantes.

Mas também é preciso atualizar sempre seus conteúdos, os textos das páginas, os blog posts, o visual das páginas etc.

Não somente a informação do seu site deve ser sempre atualizada (por exemplo: dados de contato, perfis dos profissionais), como os seus blog posts também! Conteúdo desatualizado pode até mesmo constituir fake news, se a informação ali divulgada já tiver sido superada ou provada em contrário pela ciência, não é mesmo?

 

Entendendo a importância do site ideal para marketing médico

Neste artigo, você conferiu 10 dicas básicas para criar o site ideal para marketing médico. Esperamos que você siga essas dicas, pois o site é o pilar principal de uma estratégia de marketing médico. Todo o esforço de marketing e comunicação que fazemos é para direcionar pessoas para seu site, pois é nele que estarão as informações que convencerão o paciente, e é nele que colheremos dados fundamentais para seguir o fluxo de inbound marketing.

Não se engane: ter seguidores em redes sociais ou aparecer sempre em sites de terceiros pode ser muito bom, mas de que adianta tudo isso se você não tem propriedade desse tráfego gerado. Direcione esse tráfego para um site que seja seu, onde você acumulará visitas e dados que se converterão em negócios.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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