O site médico é o centro da sua estratégia de marketing médico digital. Todo o esforço de divulgação e comunicação que você faz é para direcionar pessoas para seu site, a sua boca do funil. Mas será que é possível obter bons resultados orgânicos sem pagar anúncios no Google ou impulsionar postagens nas redes sociais?
É possível sim, e não é apenas uma questão de sorte ou se tornar “viral”. Resultado orgânico vem de muito planejamento e constância na execução da sua estratégia.
Entenda como um site médico pode obter bons resultados orgânicos no Google.
Busca orgânica é aquela que acontece de forma espontânea, partindo da iniciativa do próprio usuário da Internet. Quando seu site médico aparece organicamente como resultado de uma busca feita no Google, isso acontece por algum dos motivos abaixo:
Não necessariamente. Mas os resultados orgânicos têm a vantagem de fornecer dados que te permitem entender:
Outra vantagem do resultado orgânico é não precisar fazer o investimento em tráfego pago – o que, porém, não quer dizer que você não gastará nada. Afinal, faz parte de uma estratégia de busca orgânica investir em um bom SEO, conteúdo, entre outros elementos que são fornecidos por mão de obra especializada.
Já antecipamos um pouco sobre isso nos itens anteriores, mas basicamente, alguns segredos para obter melhores resultados de busca orgânica são:
Os robôs do Google avaliam questões como: quanto tempo seu site leva pra carregar, se há links quebrados, se o site está há muito tempo sem ser atualizado etc.
Por isso, o Google tende a “jogar pra baixo” os sites mais antigos, lentos, mal desenvolvidos e que não oferecem uma boa experiência de navegação (inclusive considerando se a experiência é voltada para computador, celular ou tablet).
Invista na modelagem e design do seu site para garantir que ele marca bons pontos no quesito UX (User Experience, ou experiência do usuário).
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de escolha de palavras do conteúdo do seu site e seus posts. Essa escolha é feita de forma estratégica para “conversar” com os algoritmos do Google. Envolve a elaboração de textos, metadescrições, slugs, e também o texto que aparece nas páginas.
Algumas técnicas de SEO envolvem o uso de palavras-chave repetidas; ou até mesmo a não-repetição de palavras, técnica chamada de Latent Semantic Indexing (LSI, ou indexação semântica latente).
Por fim, preze por um conteúdo relevante.
Um conteúdo relevante passa por duas etapas: o planejamento e a produção.
Para ser relevante para seu público-alvo, o conteúdo precisa ser planejado de acordo com o perfil desse público. Depois, precisa ser bem produzido, com atenção a técnicas de SEO, gatilhos mentais de copywriting, e bom uso da língua portuguesa (o Google também olha isso!).
Quanto mais completo, mais aprofundado, mais longo o seu texto, melhor ele parece ao Google, e maiores as chances de o Google mostrar esse conteúdo. Conteúdos com cerca de 700 a 1000 palavras têm performance melhor que textos mais curtos.
Por outro lado, também há casos de conteúdos que se destacam por preencherem uma lacuna de conteúdo existente na Internet. São os conteúdos sobre temas mais raros, não convencionais, ou ângulos específicos de temas já conhecidos. Quanto mais comum for o tema, quanto mais gente já tiver escrito sobre ele, mais você precisará caprichar na escrita e no SEO para se destacar.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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