Artigos Postado no dia: 9 dezembro, 2021

Como melhorar a busca orgânica (SEO) do seu site médico?

O site médico é o centro da sua estratégia de marketing médico digital. Todo o esforço de divulgação e comunicação que você faz é para direcionar pessoas para seu site, a sua boca do funil. Mas será que é possível obter bons resultados orgânicos sem pagar anúncios no Google ou impulsionar postagens nas redes sociais?

É possível sim, e não é apenas uma questão de sorte ou se tornar “viral”. Resultado orgânico vem de muito planejamento e constância na execução da sua estratégia.

Entenda como um site médico pode obter bons resultados orgânicos no Google.

Como ocorrem os resultados orgânicos para um site médico na busca do Google

Busca orgânica é aquela que acontece de forma espontânea, partindo da iniciativa do próprio usuário da Internet. Quando seu site médico aparece organicamente como resultado de uma busca feita no Google, isso acontece por algum dos motivos abaixo:

  • O próprio usuário buscou pelo seu nome ou nome da sua clínica;
  • Alta performance do seu site em termos de SEO, experiência do usuário e visitas, o que leva o Google a jogar seu site “para cima” dos outros nos resultados;
  • Altíssima correspondência entre o termo buscado e o conteúdo do seu site (atenção: precisa ser muito alta e muito específica mesmo! Pois se outros sites apresentarem o mesmo grau de correspondência, mas com uma melhor performance, eles ranquearão melhor que o seu).

 

Resultados orgânicos são melhores que os resultados de tráfego pago?

Não necessariamente. Mas os resultados orgânicos têm a vantagem de fornecer dados que te permitem entender:

  • como você está posicionado na Internet;
  • o quão conhecido você é;
  • o quanto seu site está performando bem;
  • sua posição em relação aos seus concorrentes;
  • a especificidade do seu nicho (quanto menos conteúdo existir sobre ele, melhor você ranqueará).

Outra vantagem do resultado orgânico é não precisar fazer o investimento em tráfego pago – o que, porém, não quer dizer que você não gastará nada. Afinal, faz parte de uma estratégia de busca orgânica investir em um bom SEO, conteúdo, entre outros elementos que são fornecidos por mão de obra especializada.

 

Como obter melhores resultados de busca orgânica para seu site médico?

Já antecipamos um pouco sobre isso nos itens anteriores, mas basicamente, alguns segredos para obter melhores resultados de busca orgânica são:

1.      Investir na qualidade do seu site médico (desenvolvimento e hospedagem)

Os robôs do Google avaliam questões como: quanto tempo seu site leva pra carregar, se há links quebrados, se o site está há muito tempo sem ser atualizado etc.

Por isso, o Google tende a “jogar pra baixo” os sites mais antigos, lentos, mal desenvolvidos e que não oferecem uma boa experiência de navegação (inclusive considerando se a experiência é voltada para computador, celular ou tablet).

Invista na modelagem e design do seu site para garantir que ele marca bons pontos no quesito UX (User Experience, ou experiência do usuário).

2.      Usar técnicas de SEO 

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de escolha de palavras do conteúdo do seu site e seus posts. Essa escolha é feita de forma estratégica para “conversar” com os algoritmos do Google. Envolve a elaboração de textos, metadescrições, slugs, e também o texto que aparece nas páginas.

Algumas técnicas de SEO envolvem o uso de palavras-chave repetidas; ou até mesmo a não-repetição de palavras, técnica chamada de Latent Semantic Indexing (LSI, ou indexação semântica latente).

3.      Conteúdo: quanto mais completo, ou mais específico, melhor

Por fim, preze por um conteúdo relevante.

Um conteúdo relevante passa por duas etapas: o planejamento e a produção.

Para ser relevante para seu público-alvo, o conteúdo precisa ser planejado de acordo com o perfil desse público. Depois, precisa ser bem produzido, com atenção a técnicas de SEO, gatilhos mentais de copywriting, e bom uso da língua portuguesa (o Google também olha isso!).

Quanto mais completo, mais aprofundado, mais longo o seu texto, melhor ele parece ao Google, e maiores as chances de o Google mostrar esse conteúdo. Conteúdos com  cerca de 700 a 1000 palavras têm performance melhor que textos mais curtos.

Por outro lado, também há casos de conteúdos que se destacam por preencherem uma lacuna de conteúdo existente na Internet. São os conteúdos sobre temas mais raros, não convencionais, ou ângulos específicos de temas já conhecidos. Quanto mais comum for o tema, quanto mais gente já tiver escrito sobre ele, mais você precisará caprichar na escrita e no SEO para se destacar.

 

Prepare-se e os resultados virão!

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound marketing médico. Conheça nossos serviços:  https://www.incompanypr.com.br/servicos/

 

– Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?

ENTÃO, ACESSE…

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:  https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados