Artigos Postado no dia: 25 novembro, 2021

Vale a pena usar o Google Ads no marketing para saúde? Entenda as vantagens do tráfego pago nesse mercado

O Google Ads é uma estratégia de tráfego pago ainda pouco explorada no marketing para saúde. Na verdade, muitos profissionais da saúde têm dúvidas sobre estratégias pagas de marketing. Elas são permitidas pelos Conselhos de Classe? Surtem resultados? Compensam financeiramente?

Neste artigo, vamos falar sobre estratégias de marketing pago na saúde, com foco no Google Ads. Você vai entender como ela funciona e quais as principais vantagens que verificamos no marketing para a saúde. Acompanhe!

Diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago no marketing digital para saúde

No marketing digital, existem diversas formas de conseguir tráfego (ou seja: visitas) para seu website ou perfil nas redes sociais. Essas estratégias podem ser divididas em dois tipos: estratégias de tráfego orgânico e estratégias de tráfego pago.

O tráfego orgânico é aquele que chega de forma mais natural, e que não requer uma estratégia paga para impulsionar o seu conteúdo. As visitas orgânicas podem ser fruto de fatores aleatórios, ou da própria visibilidade que a página já tem, ou o sucesso das suas estratégias de conteúdo (por exemplo: o SEO, que posiciona páginas no topo do Google).

Já o tráfego pago é aquele que conta um fator de impulso. Ele requer um investimento para que a plataforma (Google, Facebook, Instagram etc) dê um boost no seu conteúdo e o apresente para mais pessoas.

 

Tráfego pago é permitido no marketing para saúde?

Sim, as estratégias de tráfego pago são lícitas. Trata-se de um negócio oferecido pelas  próprias plataformas.

As estratégias de tráfego pago também são aceitas pelos órgãos de classe, desde que usadas com moderação e sem descumprir outras regras de publicidade profissional.

Por exemplo: geralmente os Conselhos de Classe proíbem ofertas e anúncios promocionais. Nesse caso, o Google Ads não poderia ser usado para esse fim.

Também é importante observar algumas formalidades éticas, como, por exemplo, não “manipular” palavras-chave, escolhendo palavras que não têm a ver com sua área de atuação mas que têm muita procura, ou usar de outros estratégias para aumentar as chances de aparecer no Google.

 

Como funciona o Google Ads

O Google Ads é um recurso do Google que permite a compra de anúncios relacionados a uma área de atuação.

Um “anúncio”, ou “ad”, nesse caso, não significa necessariamente uma propaganda. Um ad é uma pequena exposição do nome do seu consultório e o que ele faz, com uma descrição fornecida por você mesmo.

Comprando um “Ad”, o Google vai sugerir o seu site quando alguém procurar pelo tipo de serviço que você oferece.

Ele funciona mediante “campanhas” que são alimentadas conforme o orçamento de que você dispõe, com duração e alcance limitados também.

Para o marketing jurídico, isso é interessante, pois é possível experimentar com o Google Ads, testar estratégias diferentes, medir resultados etc.

 

Vale a pena usar o Google Ads no marketing para saúde?

O Google Ads é excelente para quem busca posicionamento.

Funciona bem como uma estratégia de topo de funil, no conceito de funil de vendas. (Para saber o que é esse conceito, confira nosso artigo: Marketing digital: Acelerando conversões em um funil de vendas)

Afinal, não existe vitrine melhor que o Google na Internet. Ter um anúncio posicionado no topo do Google é uma estratégia excelente para aumentar a projeção do seu site e atrair tráfego para conseguir leads (contatos).

O custo-benefício é interessante, e o que é melhor, pode render resultados tanto no curto quanto no médio e longo prazo. Um contato que se converte em lead após entrar no seu site, seja por assinar uma newsletter ou baixar um conteúdo seu, pode gerar diversos negócios dentro de uma jornada de funil.

Você faz um baixo investimento ao comprar um ad do Google, e a partir disso pode receber um número de contatos, dos quais cerca um % irá fechar uma venda. Os demais que ainda não compraram, continuarão sendo contatos com os quais você pode desenvolver um Relacionamento por meio de conteúdos recorrentes. Depois de mais tempo, podem fechar uma venda também, ou te indicar para outras pessoas.

Ou seja: há pouquíssimo desperdício de contatos e alto potencial para um retorno considerável sobre seu investimento.

Além disso, o Google Ads e as estratégias para obter tráfego orgânico não são mutuamente exclusivas. Elas podem ser trabalhadas em paralelo, o que aumenta ainda mais o potencial do seu projeto de marketing digital.

 

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender como usar o Google Ads no marketing para a saúde.

Na In Company, buscamos sempre customizar cada projeto de marketing conforme as necessidades, os objetivos e o perfil de cada cliente, observando sobre as regras de publicidade impostas pelos Conselhos de cada profissão.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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