Artigos Postado no dia: 21 outubro, 2021

Planejando o marketing médico digital: maximizando o seu ROI com o fundo de funil estendido

O marketing médico digital é uma excelente alternativa para fidelizar e reconquistar pacientes – não apenas conquistar novos pacientes. O fundo de funil estendido é a etapa onde isso acontece!

É uma etapa que faz parte de uma visão mais avançada do funil de vendas usado no inbound marketing. Neste artigo, você vai entender como o fundo de funil estendido pode ser usado por médicos, para trazer de volta um paciente antigo, ou até mesmo aumentar o ticket médio de um paciente atual.

Confira.

 Recapitulando: o fundo do funil de vendas no marketing médico digital

Em nosso artigo anterior (clique aqui para ler), falamos sobre a terceira etapa da estratégia do funil de vendas, que é uma das mais eficientes e seguras estratégias de marketing digital.

O topo do funil representa o começo da jornada de compra do cliente, onde captamos leads.

O meio do funil é onde ocorre a nutrição dos leads. 

O fundo do funil é onde ocorre a venda (no caso do marketing médico, é o agendamento da consulta, procedimento etc).

Esse é o caminho “básico” do funil de vendas.

Mas você não precisa parar por aí.

Uma estratégia mais avançada que pode ser incorporada é o fundo de funil estendido. Como a denominação sugere, é uma extensão do fundo de funil, que permite a continuação do processo (para vender mais para o mesmo cliente/paciente, ou para levá-lo a te indicar para outros).

Vamos entender melhor.

 

O que é o fundo de funil estendido no marketing médico digital

A jornada de marketing não precisa acabar após a conquista do paciente.

Você ainda tem chances de obter mais retorno sobre o mesmo investimento, maximizando o seu ROI (Retorno sobre Investimento).

Afinal, quem já foi seu paciente uma vez pode ser de novo, e não é preciso “rebobinar” o funil de vendas. O paciente que já te conhece não precisa receber aqueles conteúdos introdutórios destinados à fase do topo do funil.

Você pode continuar o relacionamento com ele, o que eventualmente pode gerar um upsell (upgrade em venda já feita, aumentando o ticket médio).

O fundo de funil estendido pode ser usado até mesmo a trazer um paciente mais antigo de volta para sua clínica, ou inspirá-lo a te indicar para mais pessoas.

Conheça as vantagens do fundo de funil de estendido

  •         Chance de fidelizar pacientes já conquistados;
  •         Gerar um melhor relacionamento com os contatos que já fazem parte da sua base de dados;
  •         Gerar maior interesse e admiração pela sua marca médica;
  •         Conseguir o upsell;
  •         Melhorar o potencial de indicação para novos clientes;
  •         Reconquistar ex-clientes.

 

Como o fundo de funil estendido funciona na prática

O segredo é nunca deixar de tratar os contatos que já realizaram uma venda.

É importante nutrir esses contatos com conteúdos mais adequados ao status deles. Para a escolha dos melhores conteúdos e estratégias, devemos analisar informações como:

  •         há quanto tempo o paciente recebe seus conteúdos;
  •         qual é a área de interesse dele;
  •         qual foi o último serviço contratado;
  •         quanto ele costuma gastar por serviço;
  •         entre outros (quanto mais personalizado o conteúdo, melhor!)

Além disso, os conteúdos também devem ser voltados ao reforço da sua marca, compartilhando as novidades e realizações da sua clínica.

No fundo de funil estendido, busca-se uma venda constante da sua marca (que sintetiza a sua autoridade, reputação, imagem, credibilidade). É preciso manter no paciente a confiança e a boa impressão que você já conquistou.

Também deve-se investir em conteúdos exclusivos, para estreitar o relacionamento do cliente com a sua marca.

Alguns tipos de conteúdos e ações que usamos no fundo de funil estendido são:

  • eventos exclusivos;
  • workshops especiais;
  • newsletters personalizadas;
  • app de conteúdo informativo por meio de push de mensagens;
  • área de acesso restrito para conteúdos exclusivos;
  • entre outras ações.

 Resumo

Em resumo, o fundo de funil estendido é onde você tenta extrair um pouco mais daquele investimento já feito – e aqui, estamos falando tanto do seu investimento financeiro, quanto no seu investimento de tempo e energia construindo o caminho que levou seu contato até ali.

O funil de vendas é um processo constante, e o fundo de funil estendido é a parte que garante a continuidade dessa estratégia, consolidando sua marca e sua relação com seus pacientes.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender como o fundo de funil estendido funciona no contexto do marketing médico digital.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


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