Artigos Postado no dia: 22 fevereiro, 2022

Design, tecnologia e conteúdo: a tríade estratégica do marketing jurídico!

O marketing jurídico bem feito deve se apoiar em 3 elementos: design, tecnologia e conteúdo. Entendendo a lógica desta tríade estratégica, o mercado jurídico conseguirá assimilar, por consequência, quais são as demais estratégias e ações importantes para atingirem os objetivos do marketing jurídico.

Neste artigo, você vai entender como a tríade formada por design, tecnologia e conteúdo ajuda a conquistar posicionamento, gerar autoridade, conseguir engajamento, ranquear no Google, vender mais para clientes novos e antigos.

Vamos explicar a relação direta desses 3 elementos com os resultados que você deseja alcançar! Acompanhe a leitura.

 

 

Design: como ele molda toda a percepção do cliente sobre você

Antigamente, falar em “design” no contexto de marcas e marketing se resumia a ter uma boa logomarca, materiais institucionais bonitos, um cartão de visita elegante, folders chamativos.

Hoje em dia, o design é ainda mais importante, pois ele molda toda a percepção da marca na sociedade. No Direito, em que a publicidade é mais restritiva e comedida, o design ajuda a transmitir uma mensagem sobre quem você é, sua personalidade, estilo, linha de atuação etc. Essa mensagem é transmitida por meio dos detalhes, no design da sua logomarca, seu site, seus materiais, toda a sua comunicação e até os seus serviços. Hoje em dia, o design vai além do visual. Fala-se até mesmo em design de serviços, e legal design, a modelagem do design nas suas petições e serviços jurídicos.

O design envelopa todo o conceito de uma marca até chegar a atingir o Brandingambiente transmitido da marca.

Enxergamos a atmosfera do design em todo o relacionamento e todos os pontos de contato do advogado com o cliente, no ambiente físico e no ambiente digital.

 

Tecnologia: como as plataformas e recursos tecnológicos podem ajudar ou atrapalhar a sua relação com o Google e com o seus leads e clientes por meino do CRM.

Com a expansão do marketing digital, investir em tecnologia se torna cada vez mais importante. Mas você se engana se acha que adotar tecnologias avançadas serve apenas para impressionar o cliente.

A tecnologia também te ajuda a estreitar sua parceria com o Google.

Ter um site que “ranqueia bem” (ocupa boas posições) no Google é um dos objetivos principais de todo projeto de marketing, pois é a partir do Google que se recebe boa parte do tráfego e gera-se vendas.

Mas os algoritmos da plataforma se sofisticam mais a cada dia, na intenção de fornecer as melhores soluções a quem usa o Google. Uma forma de acompanhar essa sofisticação é usar de boas plataformas para desenvolver seu site, ter um bom serviço de hospedagem, ou até mesmo usar de algumas das estratégias de tráfego pago do Google, tais como o Google Ads.

Quando o robô do Google entende que seu site é bem construído, carrega bem, não trava, não tem links quebrados, ele vai fazer questão de te jogar “para cima” nos resultados.

Além da tecnologia do site, também é importante investir em CRM (Customer Relationship Management, ou “gestão de relacionamento com o cliente”), gestão da sua base de dados e do funil de vendas. Todas essas são técnicas de inbound marketing (marketing de entrada) que adicionam dinamismo à sua estratégia e te ajudam a aproveitar o investimento feito em tecnologia, para que você não perca os dados obtidos com o tráfego, não perca chances de venda, e não atraia riscos legais por descumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Conteúdo: por que ele é a matéria prima do marketing jurídico 

O último item da tríade estratégica do marketing jurídico é o mais importante: o conteúdo.

O conteúdo é a matéria prima do marketing jurídico, porque é por meio dele que os clientes chegarão até você.

A publicidade permitida pelo Código de Ética da OAB deve ser meramente informativa, sem teor mercantil. A partir dessa lógica, o marketing jurídico se apoia em conteúdos educativos, instrutivos, para preencher a necessidade de informação que um determinado público tem. Ao suprir essa necessidade, você atrai as pessoas para seu site, no qual elas vão conhecer você, sua marca, sua expertise. Esse contato pode ser o começo de uma jornada de compra.

Quanto mais conteúdo você posta, mais aumenta as suas chances de ser encontrado, melhor pode ranquear no Google, e mais reforça a sua autoridade perante seu público. O Google retribui quem posta bons conteúdos com frequência. Por outro lado, o público também entende que, se você tem muito a dizer sobre um tema, é porque é expert nele.

Por isso é tão importante ter um planejamento de pauta e fazer uma boa gestão da logística de distribuição de seus conteúdos.

Você pode distribuir seu conteúdo de diversas formas: texto, áudio, vídeo; seguindo uma frequência semanal, quinzenal, mensal etc.

Essa organização vai depender do seu planejamento e a estrutura do seu escritório de advocacia.

Por exemplo: um escritório pequeno, que atua em 2 áreas do Direito, pode ter um planejamento focado em apenas 1 área, ou nas 2 áreas. Assim, pode distribuir conteúdos escritos, vídeos e/ou áudios sobre essas áreas.

Já um escritório grande, com mais de 100 advogados e que atue em mais de 10 áreas, pode ter 10 funis de vendas rodando paralelamente. Mas para isso, precisa de um plano de conteúdo para cada uma dessas áreas (e nem sempre esses planos serão parecidos entre si). É preciso distribuir esses conteúdos nas formas mais variadas possíveis, de acordo com o público de cada segmento do Direito e as mídias em que poderá alcançá-los com maior facilidade.

 

Adote essa tríade estratégica no seu projeto de marketing jurídico e veja os resultados

A tríade estratégica do marketing jurídico é composta de 3 elementos que precisam estar em equilíbrio. Um conteúdo rico e diferenciado postado em um site com um domínio “fraco” dificilmente vai prosperar. Ou, da mesma forma, um site construído em uma boa plataforma pode ser penalizado pelo Google se seu conteúdo for mal escrito, plagiado, tiver erros de português, não usar boas palavras-chave. Por fim, a impressão causada ao cliente também conta muito. Um conteúdo redigido em tom muito formal e postado em um site com design arcaico pode afastar clientes de um determinado segmento.

Viu como todos os 3 elementos da tríade são fundamentais e ajudam uns aos outros?

Aposte na tríade formada por design, tecnologia e conteúdo para que seu projeto de marketing jurídico tenha resultados interessantes.

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Até a próxima e um abraço.

 

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

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