28/02/2019 // Artigos

União da Medicina com a realidade digital: oportunidades para conquista de pacientes

Não é de hoje que a Internet e a tecnologia fazem parte do dia a dia dos médicos, mas agora, essa união vai trazer várias outras surpresas. E você, já está aproveitando as oportunidades digitais para se conectar com seus pacientes?

Confira nesse texto as tendências e expectativas para a Medicina no mundo digital, e saiba como essa realidade pode ajudar a conectar médicos e pacientes.

O mundo médico já é digital há muito tempo

A união da tecnologia com a Medicina não é nenhuma novidade.

A Internet tem sido uma grande facilitadora da atividade científica há bastante tempo, aumentando as fontes de pesquisas e conectando pessoas.

Para a Medicina, em especial, a tecnologia e a Internet também fornecem recursos que transformaram o trabalho dos médicos, como: ferramentas de armazenamento de informação, softwares de gestão de consultório etc.

A relação médico-paciente também passou por várias transformações, com o advento da tecnologia.

Hoje, é comum que clínicas e hospitais forneçam aos pacientes o acesso ao médico por meio do whatsapp a qualquer hora; ou que os estabelecimentos tenham os seus próprios aplicativos para celular, no qual podem ser agendadas consultas e haver troca de mensagem entre o paciente e o profissional.

No início de fevereiro de 2019, o Conselho Federal de Medicina aprovou uma Resolução que admitia TELEMEDICINA a partir de maio de 2019 – a realização de consultas médicas, exames e cirurgias a distância, por meio de recursos digitais.

Depois, o CFM voltou atrás, após a manifestação de Conselhos Regionais e profissionais que exigiram esclarecimentos e uma redação mais assertiva da Resolução.

Esta não é uma discussão que se encerrará tão cedo, pois a tendência é que a tecnologia influencie cada vez mais a rotina médica e a relação médico-paciente.

Tendências e expectativas para os próximos anos 

Nos últimos anos, viu-se o surgimento das healthtechs (ou startups médicas), empresas com modelos de negócio não convencionais que usam de recursos de tecnologia para inovar na área da saúde, oferecendo produtos e serviços como:

  • Análise de exames por meio de inteligência artificial (IA);
  • Chatbots para realização de pré-consultas;
  • Armazenamento de dados de pacientes na nuvem;
  • Softwares especializados para gestão de prontuários;
  • E muitos outros.

A startup novaiorquina Oscar Health, por exemplo, inovou ao unir recursos de tecnologia e telemedicina para planos de saúde. Ela foi fundada em 2012, e hoje tem um valor de mercado de 6 bilhões de dólars, sendo que um dos seus investidores é o Google.

Startups como a Oscar Health e outras fintechs têm uma abordagem diferente dos antigos modelos de negócio da Medicina: elas partem do digital para realizar boa parte dos seus processos e ações, inclusive para a captação de clientes. Afinal, o marketing digital também é uma realidade que vem mudando a maneira do paciente encontrar o médico ideal.

Marketing digital: conectando médicos e pacientes

Antes mesmo de decidir consultar um médico, o paciente com certeza pesquisa sobre seu problema de saúde na Internet. O problema é que nem todas as páginas oferecem informações de confiança.

Para um médico, estabelecer uma presença digital e publicar o seu próprio conteúdo, acerca da sua especialidade médica, é uma oportunidade de reter esse tráfego e divulgar a sua expertise. Um conteúdo médico publicado por um profissional da área tem maiores chances de conquistar a confiança do usuário.

Isto é o que chamamos de inbound marketing, uma vertente do marketing digital que compreende estratégias pensadas para atrair o cliente através do seu espontâneo interesse por um determinado conteúdo ou informação.

Executando uma estratégia de inbound marketing com consistência, o médico pode construir credibilidade que se converterá no ganho de novos pacientes. É uma forma de marketing relativamente barata e que possibilita maior alcance e customização do que as estratégias de publicidade convencionais.

Além disso, o inbound marketing proporciona um melhor posicionamento orgânico no google – SEO (search engine optimization) e a chance de criar um vínculo de confiança duradouro com o paciente, pois é um processo orientado para o médio e/ou longo prazo.

Se quiser entender melhor, confira nosso artigo “Conseguindo resultados a médio e longo prazo com inbound marketing”

e entre em contato com a In Company para discutirmos a melhor forma de te ajudar! Temos serviços especializados de inbound marketing para profissionais da área da saúde em geral.

Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos com a observância das normas éticas de cada profissão. Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição se desejar saber mais ou fazer um plano para você sem compromisso!!

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

Compartilhe:

Voltar