Artigos Postado no dia: 3 junho, 2020

União da medicina e saúde com a realidade digital: oportunidades para conquista de pacientes

Para você, profissional da saúde, levar saúde e bem estar com certeza sempre foi o objetivo. A diferença é que, agora, com as ferramentas digitais, você tem mais recursos para chegar às pessoas e mostrar como pode ajudá-las.

O mundo médico já é digital há muito tempo.

A união da tecnologia com a Medicina e saúde não são nenhuma novidade.

A tecnologia e a Internet fornecem recursos que transformaram o trabalho dos profissionais, como: ferramentas de armazenamento de informação, softwares de gestão de consultório etc.

A relação médico-paciente também passou por várias transformações, com o advento da tecnologia.

Hoje, é comum que clínicas e hospitais forneçam aos pacientes o acesso ao profissional por meio do whatsapp a qualquer hora; ou que os estabelecimentos tenham os seus próprios aplicativos para celular, no qual podem ser agendadas consultas e haver troca de mensagem entre o paciente e o profissional.

A tecnologia auxiliando no exercício da Medicina à distância

Os serviços de saúde também foram beneficiados pela chegada de recursos de comunicação audiovisual proporcionados pela Internet, e outras ferramentas digitais.

A telemedicina já estava prevista no Código de Ética Médica de 2002, a ser realizada nos termos da regulamentação do CFM, que veio também em 2002, por meio da Resolução CFM n.º 1643/2002.

Segundo a Resolução, as clínicas que prestem serviços de telemedicina devem se inscrever no Cadastro de Pessoa Jurídica do respectivo Conselho Regional de Medicina, apresentando a relação dos médicos componentes do quadro funcional; e devem gozar de infraestrutura tecnológica apropriada para garantir a confidencialidade das consultas.

O novo Código de Ética Médica (Resolução CFM n.º 2.217/2018) manteve a autorização para prestar atendimentos na modalidade de telemedicina, conforme a regulamentação já publicada.

Aliás, a telemedicina ganhou especial destaque no início de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do COVID-19 (coronavírus) e o Governo Federal declarou-a como emergência de saúde pública.

Em 20 de março de 2020, o Ministério da Saúde editou a Portaria n.º 467, dispondo medidas de operacionalização de atendimentos pré-clínicos, consultas, monitoramento e diagnósticos por meio da telemedicina no âmbito do SUS, enquanto durar a situação de emergência.

Apesar de a prestação de serviços por meio da telemedicina estar prevista no ordenamento jurídico médico desde 2002, os limites dela são discutidos até hoje. Cogita-se, inclusive, a possibilidade de ampliação do rol de serviços prestados à distância, com o uso de recursos tecnológicos.

Esta é uma discussão que não se encerrará tão cedo, pois a tendência é que a tecnologia influencie cada vez mais a rotina médica e a relação médico-paciente.

Tendências e expectativas para os próximos anos 

Nos últimos anos, viu-se o surgimento das healthtechs (ou startups médicas), empresas com modelos de negócio não convencionais que usam de recursos de tecnologia para inovar na área da saúde, oferecendo produtos e serviços como:

  • Análise de exames por meio de inteligência artificial (IA);
  • Chatbots para realização de pré-consultas;
  • Armazenamento de dados de pacientes na nuvem;
  • Softwares especializados para gestão de prontuários;
  • E muitos outros.

A startup novaiorquina Oscar Health, por exemplo, inovou ao unir recursos de tecnologia e telemedicina para planos de saúde. Ela foi fundada em 2012, e hoje tem um valor de mercado de 6 bilhões de dólares, sendo que um dos seus investidores é o Google.

Startups como a Oscar Health e outras fintechs têm uma abordagem diferente dos antigos modelos de negócio da Medicina: elas partem do digital para realizar boa parte dos seus processos e ações, inclusive para a captação de clientes. Afinal, o marketing digital também é uma realidade que vem mudando a maneira do paciente encontrar o médico ideal.

Marketing digital: conectando profissionais e pacientes

Antes mesmo de decidir consultar um médico, dentista ou fisioterapeuta, o paciente com certeza pesquisa sobre seu problema de saúde na Internet. O problema é que nem todas as páginas oferecem informações de confiança.

Para um profissional da saúde, estabelecer uma presença digital e publicar o seu próprio conteúdo, acerca da sua especialidade, é uma oportunidade de reter esse tráfego e divulgar a sua expertise. Um conteúdo sobre saúde publicado por um profissional da área tem maiores chances de conquistar a confiança do usuário.

marketing digital oferece diversos recursos que podem ajudar na construção de uma marca e na propagação do seu propósito, como:

  • redes sociais;
  • websites e landing pages (página otimizada para captação de leads);
  • blogs;
  • vídeos;
  • newsletters;
  • e-mail;
  • formulários de pesquisa;
  • podcasts;
  • e outros.

As redes sociais são grande aliadas da publicidade informativa e da comunicação entre médicos e pacientes.

O Código de Ética Médica não proíbe o uso delas, mas adverte que, no uso delas, é preciso respeitar as normas do CFM (segundo o artigo 37, § 2º).

Além das redes sociais, muitos dos recursos da lista acima fazem parte do inbound marketing, ou marketing de entrada.

O inbound marketing é uma vertente do marketing voltada para a conversão espontânea de usuários, por meio do oferecimento de conteúdo.

Por meio do conteúdo publicado no website, blog ou rede social da marca, ela poderá disseminar o seu propósito.

Assim, é possível mostrar ao usuário como a marca pode ajudá-lo a ter maior bem estar e uma vida saudável e feliz, por meio de conteúdos informativos.

E com esta estratégia, as marcas também são selecionadas pelo Google para ir ao topo no momento das pesquisas, pois elas estão fornecendo conteúdos relevantes para o mercado, e o google precisa de marcas postando informações para que o seu sistema funcione.

Para entender mais sobre isso, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital. Ou envie um whats para nós e marcaremos uma reunião online:  41. 99689-2980

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/2U5VkLL

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

 


Artigos Relacionados