Artigos Postado no dia: 7 março, 2024

Como otimizar seu SEO para explorar o poder das comunidades online no marketing digital

Comunidades digitais são o presente e o futuro do marketing. Essa realidade já impacta as plataformas digitais que você usa. E você sabia que pode começar desde já a adaptar seu SEO para explorar o poder dessas comunidades?

Acompanhe esse artigo para entender melhor por que as comunidades são o assunto do momento no marketing e o que você pode fazer agora mesmo para começar a se inserir nesse contexto também.

 

O boom das comunidades digitais e sua influência no marketing digital

Se você acompanhou o surgimento das primeiras páginas de comunidades e redes sociais, como os fóruns do Yahoo, ou as comunidades do Orkut, deve estar pensando que comunidades digitais não são um conceito novo.

Você está certo. O ser humano sempre buscou formas de se unir a comunidades. O advento da Internet apenas potencializou isso, trazendo novas ferramentas para criar comunidades ainda maiores, mais globais, ou agrupadas em torno de nichos mais específicos.

A diferença entre as comunidades das redes sociais dos anos 1990 e início dos anos 2000, para as de hoje, é que hoje elas têm uma influência muito maior sobre as estratégias de marketing digital.

As comunidades nada mais são do que personas de marketing “prontas”: elas têm perfis e características bem definidos, ou no mínimo, mais fáceis de definir. Além disso, comunidades significam potencial de audiência na Internet, potencial de engajamento.

Não à toa, marcas e empresas de todos os segmentos têm se organizado para estar mais próximos das comunidades, adaptando suas estratégias para alcançá-las ou formá-las, até mesmo criando novos cargos como gestores de comunidades (community manager).

Tudo isso se fortaleceu durante a pandemia, quando mais pessoas começaram se encontrar mais online.

Fóruns como o Reddit e aplicativos como o Discord ganharam força. Redes como o Twitter (hoje X) e Instagram também se adaptaram para possibilitar mais ferramentas para comunidades, como as comunidades do Twitter, os canais de transmissão do Instagram e muito mais.

Para todo lugar que se olhe, vemos marcas e empresas de tecnologia se mobilizando para falar de forma mais próxima com comunidades e criar as suas próprias comunidades de fãs, seguidores, ou clientes.

Confira algumas notícias dos últimos anos que mostram a evolução da tendência e o quanto as comunidades têm impactado o mercado e o marketing digital:

2020: Why taste communities are the future of marketing | Ad Age

2020: 4 Reasons Why Focusing On Community Is Your Best Marketing Strategy | Entrepreneur

2021: Facebook lança programa gratuito para Community Managers (catracalivre.com.br)

2021: Why Niche Communities Are the Future of Social Media Marketing | Inc.com

2022: Profissões do futuro: o que faz um community manager – Forbes

2022: Marketing de influência e a criação de comunidades (meioemensagem.com.br)

2022: Marketing de comunidade é a reinvenção do boca a boca para as PMEs – Estadão (estadao.com.br)

2022: Profissão de community manager é tendência no meio digital – Mobile Time

2022: O futuro do marketing não está nos influenciadores, mas nas comunidadesNeoFeed

2023: Com IA e comunidades, influenciadores perdem relevância, aponta estudo – Forbes

2023: Community-Based Marketing: The Future of Business : Social Media Examiner

2023: Marketing de comunidades: Por que as startups entenderam seu valor? (terra.com.br)

2023: The Tribe Effect: How Building Communities Transforms Marketing For Business Owners (forbes.com)

2023: How To Make ‘Community’ More Than A Buzzword In 2023 (forbes.com)

2024: Marketing de Comunidade: Transformando Marcas em Movimentos (mundodomarketing.com.br)

E o que você tem a ver com isso?

Talvez, na sua profissão, não seja possível formar uma audiência e ter estratégias para ela tal qual como um influenciador tem com seus fãs.

Mas de qualquer forma, é importante entender como fomentar a formação de uma audiência.

Além disso, é fundamental saber como as comunidades digitais impactam estratégias de marketing digital que você deve usar, como o SEO.

 

Como as comunidades digitais influenciam o SEO

As comunidades digitais também impactam a forma como o Google lê e entrega resultados a quem faz buscas.

Por exemplo, em fevereiro de 2024 o Google anunciou uma parceria com o site de fóruns/comunidades Reddit, com a finalidade de dar mais visibilidade às discussões do Reddit em seus resultados (fonte: Google Announces Deal To Show More Reddit Content (searchenginejournal.com).

Sendo assim, discussões que acontecem em grupos também poderão competir com o seu site nas buscas do Google. Isso é ruim? Não necessariamente.

 

Dicas de SEO para otimizar sua página e seus conteúdos e explorar o poder das comunidades online

O que você pode fazer para adaptar sua estratégia de marketing à realidade digital impactada pelas comunidades?

Você pode se tornar produtor de conteúdo para elas. Aprimore seu planejamento de conteúdo para abordar temas relevantes e frequentemente abordados no âmbito das comunidades digitais relacionadas à sua área de atuação. Assim, você aumenta suas chances de ter seus conteúdos referenciados por essas comunidades.

Você pode buscar inspiração nelas para elaborar conteúdos melhores e mais sintonizados com os assuntos de interesse delas.

Ou você pode desenvolver as suas próprias comunidades, por exemplo, disponibilizando comentários no seu blog, canais de transmissão no Instagram, ou usando de outras funcionalidades que permitem a criação de uma audiência e interação mais próxima. Apenas lembre-se de planejar isso com muito cuidado para não infringir eventuais regras que seu Conselho de Classe tenha sobre esse tipo de ação.

As possibilidades são muitas!

No âmbito do SEO (otimização para mecanismos de busca), suas experiências e pesquisas no âmbito das comunidades podem orientar seu planejamento de SEO, a escolha das palavras-chave utilizadas nas suas páginas e textos.

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

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