Artigos Postado no dia: 21 março, 2024

Usando o marketing digital para lançar um novo produto ou serviço na área da saúde

O marketing digital oferece oportunidades bastante interessantes para quem quer lançar um novo produto ou serviço na área da saúde. Entre essas oportunidades, destacamos aquelas que se enquadram como marketing de conteúdo, e aquelas relacionadas ao inbound marketing.

Uma boa estratégia de conteúdo e o uso de um software de CRM/inbound marketing pode ser uma combinação poderosa para ter uma campanha de lançamento bem sucedida!

Nesse artigo, você vai entender como isso acontece, e vai conferir algumas dicas de ações de marketing digital que podem ser usadas para lançar um novo produto ou serviço na área da saúde.

 

Principais ações de uma campanha de marketing para lançar um novo produto ou serviço

Algumas ações de marketing digital que você pode usar para lançar um novo produto ou serviço na área da saúde são:

  • Veiculação de teasers (posts, vídeos, conteúdos para veiculação nas redes sociais, listas de transmissão etc);
  • Uso da ferramenta de contagem regressiva nas redes sociais;
  • Criação de landing page para o produto ou serviço;
  • Estratégias de atração e conversão de leads para receber informações sobre o produto ou serviço em primeira mão;
  • Criação de eventos e ações de conteúdo que gerem exclusividade aos leads que se cadastraram, compartilhando informações extras, concedendo condições especiais, ou complementos/brindes (a menos que isso seja vedado em sua área), e mantendo o contato com esses leads para receber feedbacks sobre o produto ou serviço.

Como você perceber, todas as ações sugeridas acima se enquadram em dois grandes eixos do marketing:

  • Conteúdo (marketing de conteúdo);
  • Atração, nutrição e conversão de leads (inbound marketing).

Entenda a seguir como o marketing de conteúdo e o inbound marketing podem instrumentalizar e potencializar a sua campanha de lançamento de um novo produto ou serviço.

 

Como o marketing de conteúdo ajuda no lançamento de um novo produto ou serviço?

Na área da saúde, o marketing de conteúdo exerce a função de comunicação e educação.

A educação do público é fundamental. Não se pode simplesmente esperar que o público já tenha uma noção do que representa o seu trabalho, sua área de especialidade, como funcionam os seus serviços, e quais são as principais doenças, riscos ou informações relevantes sobre uma determinada área. Quem domina esse conhecimento é você, profissional de saúde. Cabe a você fazer essa ponte entre a informação e o público, de uma forma acessível, que se preocupe efetivamente em sanar dúvidas e conscientizar pessoas, sem cansá-las ou entregar conteúdo que foge do interesse de alguém que não trabalha na área.

O marketing de conteúdo oferece uma plataforma ideal para distribuir esse tipo de conteúdo. Ele nada mais é que o conjunto de estratégias, técnicas etc para a produção e distribuição de conteúdo.

Além disso, o marketing de conteúdo também cumpre a função de comunicar fatos, novidades etc.

Ao lançar um novo produto ou serviço, você pode criar uma estratégia de conteúdo que comunique esse lançamento, destaque os benefícios e diferenciais dele, e aguce o interesse do público. Essa campanha pode incluir artigos informativos, vídeos explicativos, infográficos, e-mails e muito mais.

É importante que os seus conteúdos dentro de uma campanha de lançamento sejam elaborados com atenção às normas éticas de publicidade do seu Conselho de Classe. Também vale a pena estar atento a diretrizes de publicidade e direito do consumidor. Afinal, estamos falando da divulgação de um produto ou serviço, e não somente de conteúdos informativos sobre temas em abstrato.

 

Como o inbound marketing ajuda no lançamento de um novo produto ou novo serviço?

O inbound marketing é uma abordagem estratégica de marketing que visa atrair potenciais clientes/pacientes de uma forma não intrusiva, a fim de que eles espontaneamente decidam iniciar a jornada de compra, e posteriormente, oferecer-lhes conteúdo relevante e útil em cada estágio da jornada de compra.

O conceito da jornada de compra é ideal para a administração de estratégias de lançamento de um novo produto ou novo serviço.

O inbound marketing propiciará o controle dos leads convertidos e a evolução deles na jornada de compra do seu novo produto ou serviço. Isso é feito por meio de softwares ou protocolos de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Entre esses protocolos, destaca-se a necessidade de ter protocolos de cumprimento das diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados. Isso vai garantir que a sua estratégia de inbound marketing corra de forma segura, sem riscos à sua campanha de lançamento.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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