Artigos Postado no dia: 31 maio, 2022

Conteúdo x Forma: o match perfeito para o marketing jurídico em conformidade com as regras da OAB

Marketing jurídico em conformidade com a OAB não precisa ser um marketing engessado ou tradicional.

Se você entender exatamente os caminhos pelos quais pode e não pode transitar de acordo com o que o OAB diz, é perfeitamente possível criar uma estratégia criativa, inovadora, e falar diretamente com seu público alvo.

Para conseguir isso, é importante entender e promover o “match” entre duas coisas: o conteúdo e o formato usado no marketing jurídico. Saiba como.

 

O que não pode ser feito no marketing jurídico?

O marketing de conteúdo jurídico deve obedecer a questões de conteúdo e de forma. Vamos entender esses dois aspectos.

Conteúdo

O conteúdo jurídico deve ser informativo e a informação não pode ser uma propaganda. O conteúdo deve trazer informação para ajudar pessoas e empresas a entenderem mais sobre as leis. Não é permitido usar do texto para ofertar o trabalho do advogado, expor preços, oferecer descontos, ou praticar nenhuma conduta de modo a mercantilizar a advocacia.

No marketing jurídico, a publicidade deve ser informativa e ou educativa para o seu público-alvo.

Ainda que o conteúdo faça parte de uma estratégia que tem como finalidade maior vender um serviço, essa vendas não podem vir de uma oferta explícita, dirigida, um anúncio do tipo “me contrate”. É um trabalho de médio e longo prazo, em que você qualifica o seu público com informação e o “ensina” a comprar serviços advocatícios, fazendo-o compreender o valor e necessidade desses serviços.

Conteúdos informativos e educativos ligados às suas áreas jurídicas de atuação também farão com que as pessoas te percebam como especialista nessas áreas. Vão te render credibilidade e autoridade no mercado, o que converterá em contatos, reputação e vendas.

 

Formato

Agora que sabemos qual é o tipo de conteúdo que pode ser produzido e divulgado no marketing jurídico, devemos saber quais são os formatos permitidos para a publicação e propagação desses conteúdos.

O advogado pode distribuir o seu conteúdo jurídico informativo por meio de:

  • seu próprio site ou blog;
  • sites e portais de terceiros;
  • redes sociais, lives;
  • canal no Youtube;
  • livros, revistas e-books;
  • podcasts;
  • newsletters por e-mail ou via WhatsApp, Telegram;
  • grupo de WhatsApp e Telegram (desde que os números de telefone tenham sido obtidos de acordo com as permissões da LGPD);
  • palestras e participações em eventos;
  • entrevistas para TV, podcast, rádio, matérias jornalísticas em websites (desde que em conformidade com as diretrizes da OAB sobre este tipo de participação na mídia).
  • E outras…

 

A publicidade perfeita segundo a OAB

Como você deve ter percebido na lista de formatos  acima, existem diversas maneiras para fazer o conhecimento chegar ao seu público, seja offline ou por meios digitais. Ou, melhor ainda: usando os dois tipos de estratégia, de forma combinada!

Desde que isso seja feito com moderação, evitando os meios “proibidos”, mantendo o tom informativo e sem buscar uma captação direta de clientes, não há porque ter medo. Mas por via das dúvidas, é bom contar com uma assessoria especializada, que vai te ajudar a combinar as melhoras estratégias de marketing com as diretrizes da OAB.

 

Combinando conteúdo e formato para segmentar seu público no marketing jurídico

Esses formatos podem fazer parte de uma estratégia de distribuição do conhecimento de forma segmentada. Em vez de simplesmente espalhar informação de forma massificada, você pode segmentar permite alcançar o seu público alvo de interesse.

Inclusive, meios de comunicação de massa, como anúncios de TV, rádio, carros de som, outdoors, painéis luminosos, panfletos, não são permitidos no marketing jurídico.

Quanto mais especializada for a sua estratégia, e quanto mais clareza você tiver sobre quem é seu público alvo, maior a chance de alcançar o seu objetivo.

Então, antes mesmo de começar a planejar suas estratégias, tenha em mente:

  • quem é seu público alvo;
  • quais são as preferências e mídias mais consumidas por esse público;
  • quais serviços do seu escritório atendem às necessidades desse público;
  • como você pode destrinchar os temas relacionados a esses serviços em diversos conteúdos.

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


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