Artigos Postado no dia: 9 maio, 2022

Marketing de Conteúdo Jurídico

Vamos entender porquê usá-lo e a diferença entre marketing, comunicação, publicidade, propaganda e branding na advocacia.

 

O marketing de conteúdo está em alta, mas ele também é alvo de receio ou preconceito por algumas pessoas no mundo jurídico. Muitos advogados associam a palavra “conteúdo” a entretenimento de redes sociais ou Youtube.

Mas o marketing de conteúdo também pode ser informativo e totalmente compatível com as práticas permitidas pela OAB. A verdade é que o conteúdo enquanto ferramenta mercadológica ainda gera muitas dúvidas devido à sua proximidade com áreas da comunicação: Publicidade, Propaganda e Branding.

Nesse artigo, vamos destrinchar essas áreas, entendendo como elas existem separadamente, porém também como se relacionam. Além disso, vamos entender:

  • qual é a função do conteúdo em meio a todos esses segmentos;
  • por que o conteúdo pode sim ser considerado marketing;
  • por que o marketing de conteúdo tem tudo a ver com a advocacia.

Acompanhe!

Entendendo a diferença entre Comunicação, Publicidade, Propaganda, Marketing e Branding

A Comunicação é um grande ramo que abrange várias vertentes. Por exemplo, as graduações em Comunicação Social geralmente habilitam o profissional a trabalhar tanto com Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.

A Publicidade costuma ser estudada e praticada junto com a Propaganda, que é voltada à divulgação de ofertas de produtos e serviços. Mas hoje em dia já se fala também em “separar” o marketing digital e outras sub-áreas como inbound marketing e marketing de conteúdo. De tão ricas em possibilidades e técnicas próprias, essas áreas acabam se tornando “autônomas”, apesar de nunca perderem pontos em comum entre elas.

Logo, quando falamos em Comunicação, estamos falando da grande área que abrange diversos recursos de comunicação.

Quando falamos em Publicidade, estamos falando de estratégias e ferramentas gerais para aumentar a visibilidade de uma marca. Isso envolve a divulgação na Internet, em eventos offline, na imprensa e outros canais. Especificamente no ramo do marketing jurídico, não fazemos uso da área da Propaganda, uma vez que a OAB não permite a oferta direta de produtos ou serviços advocatícios.

Por fim, quando falamos em Marketing, estamos falando de estratégias e ferramentas que visam não somente à divulgação, mas também recursos indiretos que levam à divulgação e vendas, como: a distribuição de conteúdo, o aumento da reputação e o fortalecimento da marca (marketing combinado com branding), a atração espontânea de pessoas sem outbound (ou seja, sem “busca” direta do contato com a pessoa).

Já que mencionamos o Branding, vale a pena trazer essa definição também. Quando falamos em branding, estamos falando na construção e gestão de marcas. O branding é uma área do marketing. Todos os valores e significados construídos para a marca são também comunicados por meio do marketing, bem como da publicidade, e em todos os outros aspectos de um negócio, inclusive o atendimento e o produto.

 

Entrando no mundo do marketing de conteúdo para a advocacia 

Se você usa qualquer rede social, com certeza já ouviu falar bastante na palavra “conteúdo”. O conteúdo é a base de várias plataformas sociais hoje em dia. Criação de conteúdo já não é mais uma carreira que se restringe a profissionais do jornalismo.

Em sua essência, redes como Facebook, Twitter e Instagram nasceram para gerar conexões e permitir que as pessoas compartilhassem detalhes de suas vidas. Hoje em dia, esse tipo de comportamento coexiste com uma produção de conteúdo mais profissional e estratégica, criada e distribuída especificamente para atingir algum resultado. A esse tipo de publicação é que chamamos “conteúdo”: textos, áudios, vídeos e outras formas de comunicação criadas para compor um projeto, tenha ele finalidade de lucro ou não.

Isso acontece porque já está mais que provado que conteúdo é sim uma ferramenta de marketing estratégico para as marcas. Conteúdo não é só entretenimento, jornalismo, informação. É tudo isso, mas imbuído de um propósito — que inclusive deve estar alinhado com as estratégias e valores de comunicação da sua marca jurídica.

Definição:

Marketing de conteúdo é o marketing baseado em estratégias de conteúdo.

 

Por que o conteúdo é importante no marketing jurídico ?

Advogados são escritores por excelência. A escrita e a publicação de artigos são velhas aliadas da advocacia.

Mas além das petições, doutrina e artigos jurídicos, um advogado também tem a possibilidade de fortalecer sua marca, autoridade e atrair clientes por meio do marketing de conteúdo e outras estratégias de comunicação que usam texto.

São estratégias que requerem um conhecimento e técnicas diferentes daquelas às quais o advogado está acostumado. São menos acadêmicas, menos formais, mais informais e mais estratégicas. Usa-se de técnicas como gatilhos mentais, escaneabilidade e SEO. A escolha dos temas também deve ser mais “nichada” e acessível.

Essas publicações são distribuídas por meio de blog posts, rede sociais, newsletters, e-books, listas de transmissão no WhatsApp e Telegram. Elas ajudam a nutrir e qualificar o seu público cadastrado, tornar seu nome mais admirado, conhecido, indicado e gerar relacionamento com sua audiência (clientes e leads).

 

Marketing de conteúdo jurídico tem tudo a ver com advocacia

Se você não conhecia, não sabia o que era, ou ainda tinha resistência ao marketing de conteúdo, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor tudo que o conteúdo pode oferecer a um advogado.

O marketing de conteúdo tem tudo a ver com a advocacia, pois:

  • Constitui publicidade informativa, que é o único tipo de publicidade permitida pela OAB;
  • Aproveita as melhores habilidades do advogado, como a produção de conhecimento e a geração de relacionamentos por meio da expertise jurídica;
  • Tem alto potencial de alcance, logo, pode conquistar clientes sem precisar fazer captação de clientela (que é proibida pela OAB);
  • Ajuda a fortalecer a reputação, gerar autoridade e confiança, que são características essenciais para fechar negócios na advocacia.

É plenamente possível adicionar essa visão mercadológica à sua advocacia sem cair na mercantilização que é proibida pela OAB. Basta ter um bom planejamento de marketing e usar o conteúdo a seu favor.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


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