Artigos Postado no dia: 14 janeiro, 2021

Escolhendo as melhores hashtags para o marketing médico e saúde e geral

Você é o tipo de pessoa que usa dezenas de hashtags em todos os posts pessoais, ou nunca usa nenhuma? E nos posts da sua clínica ou perfil profissional– você também usa hashtags no marketing para a saúde?

Está na hora de usar hashtags de forma mais estratégica no seu perfil profissional.

As hashtags podem abrir muitas portas para um conteúdo alcançar maiores públicos.

Elas também são as responsáveis por muitos conteúdos que “viralizam” ou vão parar nos trending topics (tendências) das redes sociais.

Confira, nesse artigo, como escolher as melhores hashtags no marketing para a saúde.

A função das hashtags no marketing digital

Se você tem qualquer tipo de rede social, com certeza já conhece as hashtags.

Representadas pelo símbolo do “jogo da velha”, as hashtags agem como indexadoras de conteúdos.

A palavra, expressão ou frase usada como hashtag pode ser algo simples, como uma palavra que descreve o principal tópico de um conteúdo. Ou, pode também ser uma expressão estratégica que se deseja associar a ele.

Ao clicar na hashtag em uma rede social, uma pessoa tem acesso a dezenas de outros posts associados ao mesmo tema.

Dessa forma, a hashtag acaba se tornando uma maneira de conseguir exposição e alcançar novas pessoas.

 

Por que é importante escolher bem as hashtags no marketing para a saúde

  • Hashtags genéricas, como #saúde e #bemestar já estão saturadas;
  • Hashtags muito específicas ou segmentadas, como #ginecologia, #nefrologia, devem ser usadas juntamente com outras, para aumentarem o alcance dos posts.

Esse tipo de hashtag certamente só alcançará quem estiver ativamente procurando por um profissional da área. Mas, além de perder a chance de conquistar pacientes pelo conteúdo antes mesmo de eles terem necessidade do seu trabalho, você também corre o risco de ter seu post perdido na imensidão de conteúdo.

Isto não quer dizer que você nunca deve usar essas hashtags. Porém, sem outras hashtags mais estratégicas, ou sem um plano de marketing mais abrangente, essas hashtags, sozinhas, não farão muito por seu conteúdo.

 

Onde usar hashtags em posts de marketing para a saúde

  • Blog posts, como tags;
  • Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter – embutidas no texto, ou logo abaixo dele;
  • TikTok;
  • Vídeos do Youtube.

 

Escolhendo as melhores hashtags no marketing para a saúde

  1. Explore sua marca

Primeiramente, sua marca pessoal ou a marca da sua empresa precisam estar bem definidas. De preferência, devem estar em harmonia com o seu username (nome de usuário) da rede social também.

O seu nome, o nome da sua clínica, hospital, instituição de saúde, e o username podem constituir hashtags.

É importante explorar bastante essas hashtags, para fortalecer sua marca, sua presença digital e indexar seus conteúdos.

  1. Tenha uma persona bem definida

A persona é o perfil médio do indivíduo que compõe seu público alvo. Criar uma persona é uma técnica de marketing que facilita o desenvolvimento de estratégias.

Quem é a sua persona? Ela é bem versada em Internet, sabe navegar diversos tipos de hashtags? Ela fala inglês, acompanha tendências e memes, saberá reconhecer hashtags desse tipo?

Como você pode ver, conhecer o perfil da pessoa que você quer ter como paciente é importante para definir a sua comunicação e escolha de hashtags.

  1. Foque em palavras chave estratégicas

Todo plano de marketing digital e inbound marketing precisa contar com uma seleção de palavras chave.

Essas palavras serão exploradas no conteúdo, por meio do SEO (otimização para mecanismos de busca), dos anúncios patrocinados (quando isso for permitido) e também das hashtags.

  1. Conte com ajuda especializada

Procure uma assessoria de marketing especializada em mídias digitais e em marketing para a saúde.

Profissionais da área te ajudarão a criar uma pauta de conteúdo adequada para seu ramo de mercado, seu público e seus objetivos.

Se você ainda não conhece muito sobre marketing médico/saúde, pode começar seu estudo por esse artigo: Você sabe o que é marketing médico/saúde? Conheça os principais objetivos e estratégias

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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