Artigos Postado no dia: 8 março, 2022

Inbound marketing offline? Entenda como incluir o marketing offline na sua estratégia de inbound marketing jurídico

Quando falamos em inbound marketing jurídico, logo nos vêm à cabeça ações de marketing digital. Mas você sabia que também é possível incluir ações de marketing offline dentro da sua estratégia de marketing jurídico?

Essas ações não tornam a sua estratégia menos moderna nem menos eficiente. Pelo contrário, em alguns casos, o percentual de conversão pode até ser maior. Leia e entenda como ações de marketing offline são feitas dentro de um projeto de inbound marketing jurídico.

 

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Resgatando o marketing offline no marketing jurídico

O conceito principal do marketing jurídico está baseado em relacionar-se, gerar autoridade, posicionamento e oportunidades de venda pelos relacionamentos e por meio do conteúdo. Mas relacionamentos e conteúdo não são elementos exclusivos de uma estratégia digital! Eles já existiam antes mesmo da invenção da Internet, e continuam existindo e moldando a nossa sociedade nas interações presenciais, não só na Internet.

É importante não confundir marketing offline com outbound marketing.

O outbound diz respeito àquele marketing focado na propaganda e na geração de leads e venda exclusivamnete, tanto online quanto offline.

O o inbound marketing, que é o marketing baseado em trazer as pessoas até você de uma forma mais voluntária por meio do conteúdo e relacionamento. Inclusive, no ambiente jurídico, a maioria das ações de outbound marketing são expressamente proibidas pela OAB.

Logo, o inbound marketing é mais eficiente e também mais ético e seguro para o marketing jurídico.

Mas isso não quer dizer que ele não possa usar de estratégias offline. Marketing offline é simplesmente o marketing feito fora da Internet. Mas ele também é plenamente compatível com o inbound marketing!

 

Marketing offline e funil de vendas: entenda como ele se aplica a cada fase.

O inbound marketing jurídico usa de uma técnica chamada funil de vendas. O funil de vendas divide a jornada de compra do cliente em 5 fases:

  • Atração de leads (topo do funil);
  • Nutrição e qualificação de leads (meio do funil);
  • Oportunidade de vendas (fundo do funil);
  • Relacionamento com clientes (fundo de funil de estendido);
  • Reconquista de ex clientes (fundo de funil de estendido).

Portanto, o inbound marketing deve ser organizado também com ações offline a serem aplicadas nas fases da jornada de compra e relacionamento com os leads, clientes e ex clientes.

Vamos conhecer alguns exemplos de ações offline que podem ser usadas nessas fases.

Atração

No topo do funil, podemos atrair novos clientes e contatos por meio da realização de eventos presenciais, como: palestras, seminários, congressos educativos. Essas ações também podem ser realizadas de forma digital, mas o diferencial do offline é a chance de ter um contato maior e mais direto com as pessoas.

É possível desenvolver uma palestra a partir de um conteúdo escrito, por exemplo. Um artigo pode se transformar em uma palestra.

Você pode incrementar seus eventos com elementos que aumentam o envolvimento do público e, ao mesmo tempo, criam atalhos para avançar para as próximas fases do funil de vendas.

Por exemplo, você pode disponibilizar um QR Code na sua palestra para que as pessoas consigam acessar seu site, ou um conteúdo exclusivo. Ou ainda, você pode até mesmo fornecer esse QR Code no início da palestra, disponibilizando um material com todas as informações que serão faladas na palestra. Assim, as pessoas ficarão mais tranquilas sabendo que não precisarão fazer anotações.

O momento de baixar esse conteúdo é o momento em que você pode solicitar o cadastro dessa pessoa, e assim ela se torna um lead.

Perceba que tudo é feito de acordo com o Código de Ética e a LGPD: o conteúdo fornecido é meramente educativo, e o cadastro é feito mediante consentimento da pessoa.

Nutrição e qualificação dos leads

Se uma pessoa entrou na sua base de dados, tornando-se um lead, qual seria uma ação de marketing offline para nutrir e qualificar esse relacionamento? Você pode fazer eventos com essas pessoas pra discutir cases de sucesso, teses doutrinárias e jurisprudenciais sobre um determinado tema, ou outras formas diferentes e criativas de levar conhecimento às pessoas.

Ajudando pessoas e empresas a entenderem mais sobre as leis, e conectando-se com elas de forma presencial, você gera empatia e nutre relacionamentos.

É claro que, ao fazer esse tipo de ação de forma digital, conseguimos atingir mais pessoas em todo o Brasil. Mesmo assim, o marketing offline não deixa de ser uma atividade muito interessante e que pode até mesmo gerar uma conversão maior, por envolver um contato mais direto e pessoal.

Oportunidade de vendas

Quando o relacionamento com o lead está suficientemente aquecido e avançado para gerar oportunidade de vendas, podemos incluir ações de marketing offline para acelerar o processo de venda.

Nessa fase, você pode fazer uma apresentação do escritório, por meio de uma reunião presencial. A essa altura da jornada, o cliente já conhece sua autoridade no tema. Mas agora vem o momento de reforçar a credibilidade do seu escritório, mostrar sua equipe, suas instalações, cases, seu trabalho de fato.

Relacionamento com clientes e reconquista de ex clientes

No fundo de funil estendido, a pessoa  virou sua cliente.

Você pode fidelizá-la ao convidá-la para eventos exclusivos. São eventos específicos, intimistas, fechados para clientes e ex clientes também. Seu escritório de advocacia pode até mesmo criar uma marca específica para esses eventos, determinando um formato e frequência.

Pode ser um café da manhã, happy hour, ou um evento para celebrar uma conquista do seu cliente conseguida pelo escritório.

Aposte no branding e na personalização para realizar estes eventos, que têm um grande potencial de gerar fidelização, novas oportunidades de venda (como venda cruzada ou up selling), colocar barreiras contra a concorrência e melhorar o potencial de indicação do seu escritório. Esses eventos também podem ser uma forma de trazer um cliente de volta, engajando-o nas novidades do seu escritório.

 

Inclua ações de marketing offline na sua estratégia de inbound marketing jurídico

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 17 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

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