Artigos Postado no dia: 13 outubro, 2021

Como fazer marketing de relacionamento na advocacia (estratégias online e offline)

O marketing de relacionamento segue relevante na era digital. Na verdade, o relacionamento sempre foi a principal maneira para advogados e escritórios conquistarem manterem clientes. Mesmo com tantas estratégias digitais disponíveis para o marketing jurídico, o networking e a indicação continuam sendo importantes. O melhor de tudo é poder unir o relacionamento offline com o digital, para obtermos maior eficiência de comunicação e posicionamento de marca.

Neste artigo, vamos trazer algumas ideias e ações de marketing de relacionamento para fortalecer a sua marca jurídica e a relação dela com os clientes e o mercado em geral.

 

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Marketing de relacionamento 1.0: quais são as estratégias básicas?

Vamos começar falando das ações mais básicas de relacionamento que sempre foram feitas: 

  • Qualidade do serviço e do atendimento, para reter e fidelizar clientes;
  • Networking com seus pares na comunidade jurídica, para fortalecer poder de indicação.

Estas são estratégias básicas. Como o marketing pode potencializá-las?

Algumas ações podem fortalecer ainda mais esse networking e a demonstração da qualidade do serviço.

Por exemplo:

  • enviar cartas de boas vindas a clientes novos;
  • cartas de felicitação de aniversário, datas comemorativas, ou celebração de vitórias em processos judiciais;
  • realizar pesquisas de satisfação.

Estas ações ajudam a mostrar que o escritório valoriza o cliente e quer ouvi-lo, quer continuar mantendo um bom relacionamento e quer melhorar seus serviços.

 

Marketing de relacionamento avançado: usando o conteúdo para se relacionar

As estratégias de marketing de relacionamento mais avançadas podem incluir outros elementos, como, por exemplo, aquele que é a matéria-prima do marketing jurídico: o conteúdo jurídico informativo. 

Sim, o elemento mais importante e mais usado no marketing jurídico é o conhecimento que está na cabeça do advogado.

O conhecimento jurídico é exteriorizado por meio dos conteúdos que farão os clientes entenderem melhor as leis, e consequentemente, “comprar melhor” o seu serviço.

E esse conhecimento também pode ser usado para fazer relacionamento!

É uma via de mão de dupla: você entrega informação relevante, mas recebe uma contrapartida, que é a consolidação da sua autoridade e a possibilidade de fazer uma venda cruzada de outra área do direito (cross selling) ou aumentar a venda de uma mesma área (upselling).

Como fazer isso? Confira, no próximo item, o que a In Company tem feito.

 

Aliando conteúdo jurídico eventos no marketing de relacionamento

Na In Company, temos usado algumas estratégias interessantes que têm gerado bons resultados e grande aceitação dos clientes dos nossos clientes.

Uma delas é a criação de marcas específicas para alguns eventos a serem realizados nos escritórios, de forma virtual ou presencial, direcionados aos clientes. Por exemplo: marcas de eventos de Café da Manhã, ou Happy Hour.

Mas não estamos falando de eventos para lazer e confraternização. Esses eventos seriam espécies de reuniões VIPs nos quais o escritório poderia expor novas teses jurídicas, novas teses advocatícias e outros conteúdos de interesse do cliente.

É uma forma de aproximar o cliente, dar a ele um tratamento mais exclusivo, e ao mesmo tempo, fortalecer a marca do escritório.

 

Marketing dirigido: relacionando-se com sua base de dados

Além dessas ideias, não podemos nos esquecer de fazer o marketing dirigido aos contatos que fazem parte da sua base de dados. Envie conteúdos para eles, mantendo-os atualizados sobre as novidades do escritório e os novos artigos publicados no seu blog. 

Você pode enviar os conteúdos por meio de:

  • newsletter semanais, quinzenais ou mensais;
  • listas de transmissão ou grupos VIPs pelo WhatsApp ou Telegram;
  • outros canais de comunicação.

 

Naturalmente, esse tipo de ação requer o consentimento do cliente para uso dos seus dados, nos termos da LGPD.

Mas, observados esses preceitos, o marketing dirigido é uma forma de relacionamento que ajuda na fidelização, e ajuda o público a conhecer melhor a forma como o escritório trabalha, ao receber os seus conteúdos.

 

Conclusão

Gostou dessas dicas?

Nós, da In Company, estamos à disposição para marcar uma reunião com você e discutir como podemos aplicar ideias como essas ao seu escritório.

Temos mais de 16 anos de experiência em marketing jurídico e estamos prontos para te ajudar a fazer marketing com observância de todas as normas incidentes, inclusive o novo Provimento n.º 205/2021 do CFOAB.

 

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Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br 

www.incompanypr.com.br

 


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