Artigos Postado no dia: 12 agosto, 2021

Marketing de conteúdo na saúde e estética: veja o passo a passo para começar a usar essa estratégia!

O conteúdo está em tudo! A Internet é construída com base nele. Então, se você quer que sua clínica de saúde e estética tenha uma presença digital, precisa entender como usar o conteúdo a seu favor. 

O marketing de conteúdo na saúde e estética tem o potencial de atrair pessoas para conhecer seu trabalho, transformá-las em uma audiência fiel, e futuramente, transformá-las em pacientes da sua clínica.

Entenda o passo a passo para começar a fazer marketing de conteúdo no segmento da saúde e estética, e comece agora mesmo a repensar a sua estratégia de marketing.

Passo a passo para começar com marketing de conteúdo na saúde e estética

  • Começando pelo básico: site próprio

 

Você pode até pensar que ter seguidores nas redes sociais é o fator essencial para um marketing forte. De fato, é importante, mas uma estratégia profissional e sustentável precisa de um site. 

 

O site é a sua casa na Internet. É nele que você firmará seu próprio território na Internet (enquanto, nas redes sociais, estará apenas “usando” um pedaço da terra de outra empresa), colherá os melhores dados e reterá os contatos para conduzir a uma jornada de compra. 

 

Com o site, você pode atrair assinaturas para sua newsletter, download de e-books, recebimento de e-mails para estreitar o relacionamento até que o visitante do seu site se torne seu paciente.

 

Para que o site ranqueie bem no Google, é fundamental que ele tenha um bom SEO.

SEO significa “Search Engine Optimization”, ou seja: mecanismos de otimização de busca.

Na construção do site, deve-se observar:

  • SEO técnico: programação do website, uso dos melhores provedores, plataforma e plugins para que o site seja detectado e considerado relevante pelo Google;
  • SEO do conteúdo do site: planejamento de palavras-chave para cada página, metadescrições, slugs e URLs.

Ou seja: o cuidado com o conteúdo deve vir desde a parte embrionária do seu site. Ele deve ser pensado desde o começo para ser bem “lido” pelos sites de buscas. Caso contrário, nem vai aparecer nas buscas. E então, você corre o risco de ter um concorrente ranqueando melhor que você, mesmo se você for especialista e mais reconhecido no offline do que ele.

 

  1. Redes sociais

Muitas vezes, as redes sociais são o primeiro canal de contato do cliente com a clínica. Por mais que o site seja indispensável, não se pode negligenciar a importância de ter uma presença nas redes sociais. 

 

Redes de forte apelo visual, como o Instagram, Youtube e TikTok, são excelentes para “vender” os seus serviços por meio de conteúdos audiovisuais.

Combine esses conteúdos com textos, seja nas legendas do feed, seja nos próprios vídeos dos Stories e do IGTV. Mesmo nos vídeos, muitas pessoas assistem sem som e lendo os textos! Aproveite essa chance para passar mensagens importantes, usar gatilhos de texto, palavras que você quer associar à sua marca, e muito mais.

Se o seu perfil tem a função de “Arrastar pra cima”, aproveite os Stories para direcionar as pessoas para seu site, landing page, ou links de infoprodutos.

 

  1. Blog

Será que o blog também pode ser uma ferramenta eficiente para conteúdos de saúde e estética? Será que alguém gosta de ler textos sobre saúde e estética? Pode ter certeza que sim. A leitura é uma das formas de comunicação mais antigas e nunca vai morrer. Como dissemos no item anterior, mesmo nos conteúdos de vídeo há quem prefira ler do que ouvir.

Use isso a seu favor. Crie conteúdos relevantes sobre temas relacionados aos serviços, que sua clínica presta. Você pode rechear esses conteúdos com vídeos, imagens e infográficos, mas não subestime a importância de um bom texto, com bastante SEO e uso estratégico de palavras-chave.

Alguns elementos de um blog post que o tornam relevante perante o algoritmo do Google são:

  • o comprimento do texto;
  • a quantidade de hiperlinks internos e externos;
  • a organização em subtítulos e bullet points;
  • o uso de palavras sinônimas (Indexação Semântica Latente);
  • o uso de palavras e expressões que coincidem com os termos mais buscados (o que você pode pesquisar por ferramentas como o Google Trends).

 

Conclusão: comece agora a repensar sua estratégia e usar o marketing de conteúdo na saúde e estética

Talvez você já esteja usando algumas das estratégias e práticas que leu neste artigo. Mas acredite: seu marketing pode ser muito mais eficiente com ajuda de profissional especializado.

Muitas pessoas que administram suas redes sociais e suas ferramentas de marketing sozinhas estão desperdiçando leads, oportunidades e dinheiro e nem sabem que estão! 

 

Você monitora esses resultados? Gera relatórios? Sabe dizer quantas pessoas entram no seu site, quantas você consegue reter, quais conteúdos dentro do seu site estão sendo melhor sucedidos em gerar cliques, downloads, inscrições?

 

Todos esses dados fazem parte de uma estratégia mais ampla de marketing digital com inbound marketing. O conteúdo é a matéria-prima.

 

Para levar o marketing da sua clínica de saúde e estética ao próximo nível, busque uma assessoria especializada, que tenha expertise em marketing e conheças as diretrizes dos Conselhos de Classe. Assim, você torna sua estratégia mais profissional e evita infrações disciplinares.

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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