Artigos Postado no dia: 6 maio, 2021

Marketing para a saúde — o que é melhor: aprender com cursos e e-books grátis, ou contratar uma agência de marketing digital?

Com cada vez mais cursos e e-books grátis na Internet, é tentador querer fazer marketing digital por conta própria. De fato, o marketing está cada vez mais acessível. Mas nem por isso está mais fácil, sobretudo na saúde. Esse é um nicho que demanda uma gama de conhecimentos, desde tecnologia, design gráfico, até Direito. Por isso, quem tem melhor performance é quem tem experiência e se dedica totalmente à área.

 

Será que, com um pouco de esforço, você consegue sozinho? Nesse artigo, você encontra uma análise honesta sobre os prós e contras de aprender marketing digital com cursos e e-books grátis, ou de contratar uma agência de marketing. Leia e conheça o nosso veredito final.

Com cursos e e-books grátis, o marketing digital está cada vez mais acessível

Assim como várias profissões que estão em alta, a atividade de consultor e gestor de marketing digital foi bastante impulsionada pelo crescimento das ferramentas gratuitas de design gráfico, produção de conteúdo e mídias sociais.

 

Essas facilidades geram a aparência de que qualquer um pode fazer marketing digital. Será que isso é mesmo verdade?

 

Por um lado, não podemos negar que o conhecimento sobre marketing digital está muito mais acessível hoje. Não é difícil encontrar webinars, cursos e e-books grátis sobre o tema.

 

Por outro lado, a facilidade de encontrar conhecimento e ferramentas não significa uma facilidade de colocar o aprendizado em ação.

 

“Qualquer um pode fazer marketing digital”: verdade ou mito?

Qualquer um pode aprender e se profissionalizar em marketing digital — mas isso não quer dizer que qualquer um que estude vá realmente se tornar um bom profissional de marketing digital.

 

Profissionalizar-se em marketing demanda tempo e dedicação integral, não pode ser tratado como um hobby ou um “improviso” para evitar gastos com uma agência.

 

Além disso, para ser capaz de executar marketing digital de forma séria e eficiente, também é necessário ter conhecimento e experiência em outras sub-áreas do marketing e áreas correlacionadas, como:

  • inbound marketing e marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • UX (experiência do usuário);
  • relações públicas e assessoria de imprensa;
  • escrita criativa e escrita jornalística;
  • design gráfico;
  • pesquisa de tendências;
  • legislação (Lei Geral de Proteção de Dados, normas de publicidade, Código de Ética das profissões);
  • e outras.

 

Aprendendo marketing digital com cursos e e-books grátis

Várias empresas e sites de cursos grátis oferecem e-books, aulas e conteúdos sobre marketing digital e temas relacionados.

 

Nós, da In Company, por exemplo, lançamos o e-book “INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL”, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

 

A partir de materiais como esse, você pode iniciar seus estudos, fazendo anotações e correlacionando com outros temas que lê em portais, blogs e newsletters sobre marketing digital.

 

Essa é a parte que requer mais proatividade. Afinal, o marketing digital é dinâmico e muda conforme a tecnologia e as pessoas também mudam.

 

Se você quer fazer marketing digital por conta própria, cabe a você se atualizar, informar-se sobre as novidades, ler diversas fontes e fazer sozinho essas conexões entre as informações para montar a sua própria estratégia.

 

Usar estratégias “prontas”, fornecidas por gurus ou copiadas de outras empresas, não costuma funcionar bem, pois uma boa estratégia de marketing digital precisa ser personalizada de acordo com a persona e os objetivos da empresa.

 

Contratando uma agência de marketing digital para a saúde

Como você já viu até aqui, o trabalho do marketing digital exige uma gama de conhecimentos. Quanto mais especializado e com maior experiência em um nicho, maiores as chances de a estratégia atingir bons resultados.

 

Por isso, no marketing digital para a saúde, é aconselhável procurar um agência especializada em marketing médico, ou marketing para a saúde em geral. Cada profissão é regida pelas diretrizes do seu Conselho de Classe, e no marketing, essas diretrizes podem variar muito de uma profissão para outra.

Além disso, uma agência com experiência com marketing para a saúde, e estrutura para montar, executar e medir estratégias, poderá guiar o profissional no e “encurtar” o caminho até os resultados.

 

Aprender com cursos e e-books grátis, ou contratar uma agência de marketing digital: veredito final!

Afinal, qual é a melhor alternativa? Aproveitar as ferramentas gratuitas para aprender marketing digital e fazer sozinho? Ou terceirizar, contratando uma agência de marketing digital especializada em saúde?

 

Nosso veredito é: busque conhecimento, mas na hora de traçar e executar um plano, contrate um profissional. Quem lê conteúdos sobre marketing digital está mais preparado para encontrar a melhor agência, assim como, tem maior capacidade de entender e participar das estratégias propostas pela agência.

 

Se você valoriza seu tempo e seu dinheiro, delegue o marketing digital para profissionais. Concentre seu tempo em aprimorar seu trabalho na saúde.

 

Quando o marketing digital gerar resultados, você vai receber mais pacientes e precisará continuar tendo um desempenho de alta performance para honrar a reputação e público construídos.

 

A In Company está preparada para te ajudar a planejar e desenvolver essa e muitas outras estratégias de marketing digital e inbound marketing. Conheça nossos serviços:  https://www.incompanypr.com.br/servicos/

 

– Quer saber mais?

ENTÃO, VEJA TAMBÉM:

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, clique aqui 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados