Artigos Postado no dia: 12 maio, 2022

Google Analytics 2022: como usar o Google Analytics no marketing para a saúde

Você já usa o Google Analytics no marketing para a saúde? Se não usa, pode estar desperdiçando oportunidades. O Google Analytics fornece métricas fundamentais para compreender se o seu “tiro” está sendo certeiro; se você está fazendo marketing do jeito certo, para as pessoas certas, para alcançar os seus objetivos, sejam eles quais forem.

E tem mais: o Google Analytics vai mudar muito em breve. Você precisa compreender agora mesmo como ele funciona, para dominar o “básico”, e depois poder tornar sua estratégia mais elaborada conforme o próprio Google Analytics te traz ferramentas cada vez mais avançadas.

Confira nosso artigo e entenda como usar o Google Analytics no marketing para a saúde de forma estratégica.

O que é o Google Analytics?

O Analytics é uma ferramenta do Google que fornece as principais métricas de performance do seu site. Essas métricas fornecem informações preciosas que te permitem avaliar o sucesso da sua estratégia.

O Google Analytics faz esse trabalho de fornecer esses relatórios de dados, e com base neles, é possível ter uma visão do que está dando certo ou não no seu site, quais pontos têm causado rejeição dos usuários, de onde esses usuários estão vindo, etc.

Logo, o Google Analytics é uma importante ferramenta estratégica que deve servir de bússola para o constante aperfeiçoamento do seu site.

 

Quais métricas o Google Analytics monitora?

Entre as métricas monitoradas pelo Google Analytics, estão:

  • Número de acessos ao seu site;
  • Páginas mais acessadas do seu site;
  • Número de páginas acessadas por quem passa tempo navegando no seu site;
  • Duração das visitas ao seu site;
  • Perfil de quem acessa seu site (idade, gênero etc);
  • Origem das visitas ao seu site (localização geográfica);
  • Modo de navegação utilizado para a visita ao seu site (mobile, desktop, tablet etc);
  • Origem do tráfego (orgânico ou pago);
  • E várias outras.

 

Como usar o Google Analytics no marketing para a saúde

O Google Analytics é facilmente integrado a plataformas de desenvolvimento de websites, e até mesmo com o Google Ads (estratégia de tráfego pago).

Mas além das tecnologias, é importante que o Google Analytics esteja integrado com o seu planejamento de persona e de conteúdo.

Só assim você conseguirá medir os resultados de acordo com os seus objetivos.

Por exemplo: se você é um dermatologista que busca atender mulheres de classe média que têm entre 30 a 50 anos, você pode criar uma “personagem” que tem esse perfil. Essa será sua persona. Sua estratégia de conteúdo vai ser direcionada para ela.

Quais conteúdos relacionados à dermatologia interessam a essa mulher? Que “linguagem” ela fala? Que temas a atraem? Que dúvidas ela tem? Fazendo estas perguntas, você poderá elaborar um planejamento de conteúdos que atenderão a essas demandas.

O Google Analytics vai te mostrar se você realmente está conseguindo atingir esse perfil de paciente, se os conteúdos estão tendo aderência com esse perfil de paciente, se ela chega ao seu site ao pesquisar sobre essas dúvidas no Google, ou não. Você vai descobrir quais conteúdos têm tido melhor desempenho, e a partir daí poderá saber se “investe” mais nesse tema ou se muda completamente a sua pauta.

O Google Analytics também vai te ajudar a entender quanto tempo esse paciente passa no seu site, se ele “vai embora” rápido ou explora tudo que você dispõe etc. Essas informações também são essenciais para entender se você deve remodelar seu design, seu conteúdo, a disposição das páginas; fazer o que for preciso para que essa pessoa passe mais tempo no seu site, exposta ao seu trabalho.

 

O que mais você precisa saber sobre o Google Analytics no marketing para a saúde?

No item anterior, você conferiu algumas hipóteses e possibilidades de como usar o Google Analytics no marketing para a saúde. Naturalmente, são apenas uma amostragem de tudo que pode ser feito. Quanto mais sofisticada é a sua estratégia e quanto mais específico o seu planejamento, mais métricas você poderá buscar, e mais análises poderá fazer para aperfeiçoar o seu marketing constantemente.

Além disto, saiba que o Google Analytics vai passar por mudanças em 2023. O Google Analytics 4 vai ser capaz de colher ainda mais dados sobre a jornada do usuário na Internet, inclusive entre plataformas e dispositivos diferentes. Por exemplo: se uma pessoa acessa seu site no computador, mas também interage com ele no celular, você conseguirá ter dados mais precisos sobre essa “interação integrada”. Com base nisso, poderá até mesmo comparar para entender as preferências dele em cada plataforma ou dispositivo.

O Google Analytics 4 também contará com análises de probabilidade, como por exemplo, qual é a probabilidade de um usuário continuar acessando seu site nos próximos dias a partir de um primeiro acesso.

Por fim, o Google Analytics vai proporcionar integração com muitos outros canais e funcionalidades do Google; e tudo isso com um enfoque ainda mais seguro em privacidade de dados.

Por isso, se você ainda não usa o Google Analytics no marketing para a saúde, comece a usar para compreender o “básico”, pois logo logo ele vai ser tornar ainda mais sofisticado! Quem sai ganhando é a sua estratégia de marketing, que poderá ser cada vez mais certeira.

 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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