Artigos Postado no dia: 5 maio, 2022

Marketing para a saúde: com o crescimento dos vídeos, o conteúdo em texto vai morrer?

O marketing para a saúde tem uma aderência natural com vídeos. Mas será que isso significa que vale a pena descartar o conteúdo em texto da sua estratégia? Essa é uma pergunta que vale a pena ser analisada com calma.

Temos dois argumentos para te convencer que o conteúdo em texto não vai morrer. Quer saber quais? Confira a nossa análise.

Por que os vídeos fazem tanto sucesso no marketing para a saúde?

Os vídeos são o carro-chefe de diversas estratégias de marketing digital hoje em dia, em todos os segmentos de mercado.

Isso porque eles são o formato de conteúdo preferido de muitos consumidores. Os vídeos têm grande capacidade de entreter, chamar e reter a atenção.

Mas no marketing para a saúde, os vídeos têm uma aderência ainda mais especial devido a um fator que é peculiar a esse segmento: o produto ou serviço é diretamente ligado ao corpo, o que muitas vezes se reflete na aparência da pessoa, e logo, o vídeo facilita a visualização e a percepção do produto ou serviço.

 

Video marketing é o marketing do futuro?

Segundo uma estimativa feita pela Cisco (empresa de tecnologia que realiza pesquisas de marketing e tecnologia) em 2020, os conteúdos em vídeo corresponderiam a 82% do tráfego de conteúdos digitais até 2022.

Ainda é cedo para que essa estatística seja comprovada, pois 2022 mal chegou à metade, mas mesmo assim, a previsão não foi um exagero.

O crescimento dos vídeos como ferramenta principal dentro de estratégias de marketing de conteúdo é tão grande que até ganhou um nome próprio para essa vertente do marketing: video marketing, ou social video marketing.

Enquanto escrevemos esse artigo, em maio de 2022, o Google até mesmo estuda a possibilidade de passar a incluir vídeos curtos como resultado das suas buscas principais.

Todos os indicadores apontam para um crescimento cada vez maior do poder dos vídeos no marketing digital.

O conteúdo em texto vai morrer?

Diante de tantos dados que justificam as estratégias de marketing para a saúde focados em vídeos, você pode se perguntar: então eu devo parar de escrever artigos e focar  em vídeos?

Naturalmente, não se descarta a possibilidade de ter sucesso com uma estratégia focada em vídeos.

Mas você também precisa pensar que:

  1. Conteúdo em vídeo e conteúdo em texto estão interligados
  2. O conteúdo exclusivamente textual não vai morrer

Vamos falar melhor de cada um desses pontos.

Conteúdo em vídeo e conteúdo em texto estão interligados

É praticamente impossível fazer video marketing sem copy.

Ao subir seus vídeos no Youtube ou nas redes sociais, você precisa de descrição ou legenda, e precisa de técnicas de SEO para vídeos. É nesse momento que entra a importância do copywriting, ou seja: da escrita adaptada para marketing digital.

Logo, mesmo que você queira focar em vídeos, inevitavelmente precisará do texto. Os mecanismos de busca digitais têm o texto como base, e você precisa entender isso para conseguir ter sucesso em uma estratégia com vídeos.

Além disso, um bom vídeo necessita de roteiro. De qualquer forma, você precisará produzir um texto para fazer um vídeo, nem que seja apenas para guiar a produção do vídeo. Então, por que não aproveitar esse texto e publicar como um blog post também? Assim você duplica suas chances de ranqueamento.

O conteúdo exclusivamente textual não vai morrer

Por mais que os vídeos sigam crescendo, sempre haverá quem prefira o conteúdo em texto.

O conteúdo em texto tem maior escaneabilidade, facilitando a compreensão; ele pode ser citado; e ele agrada quem não é afeito ao conteúdo audiovisual. Perceba quantas pessoas usam o mecanismo de “aumentar velocidade” no Youtube porque não têm paciência para assistir um vídeo completo! Para esse tipo de pessoa, um texto pode ser melhor, pois a informação é mais facilmente encontrada.

Muitas pessoas acreditavam que a Internet acabaria com a indústria literária, mas ela ainda existe, mesmo que também tenha precisado se adaptar ao digital. Com o marketing de conteúdo, acontece a mesma coisa.

O conteúdo em texto vai continuar existindo e tendo adeptos; e inclusive, ele continua sendo a chave do SEO para ranquear no Google.

 

Não subestime a importância do texto no marketing para a saúde

Artigos, blog posts, e-books e outros conteúdos de texto continuarão sendo fortes aliados do marketing para a saúde. Lembre-se que o Google ainda é o mecanismo preferencial para quem quer tirar dúvidas sobre saúde, antes mesmo de considerar marcar uma consulta com um profissional. É aí que você deve se inserir!

Organize sua estratégia de conteúdo para produzir textos que tenham alto potencial de ranqueamento, engajamento e conversão em leads.

 

 Quer saber mais sobre marketing médico e saúde em geral?

ENTÃO, ACESSE

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING MÉDICO/SAÚDE EM GERAL

Saiba como a principal estratégia de marketing digital medico/saúde pode trazer melhores resultados para o seu negócio!

ACESSE AQUI: https://conteudo.incompanypr.com.br/ebookmedico-2020

 

  • INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL MARKETING MÉDICO E SAÚDE EM GERAL NO WHATSAPP E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

Deseja fazer parte do nosso canal no whatsapp para receber conteúdos informativos para o seu marketing medico/saúde.

 

  • Canal Whatsapp Mkt Médico e Saúde em Geral:

https://chat.whatsapp.com/KXfqKSrtk9V3Egtgm8QWu0

 

Para saber mais, continue lendo nossos conteúdos e aprenda mais sobre inbound marketing, funil de vendas e outras estratégias de marketing digital.

Para mais informações, acesse:  https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

 

 

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980


Artigos Relacionados