Artigos Postado no dia: 30 novembro, 2021

3 focos estratégicos fundamentais para o seu plano de marketing jurídico de 2022

Quando você for planejar seu marketing jurídico de 2022, ou se esse planejamento já estiver em andamento, temos 3 dicas estratégicas importantes para serem revistas!

São 3 focos estratégicos fundamentais que requerem uma atenção especial de todos os escritórios de advocacia que querem evoluir seu posicionamento digital e offline no próximo ano.

Acompanhe a leitura e descubra que frentes são essas. Confira também algumas dicas de como melhorá-las para obter mais receitas e uma marca jurídica mais forte em 2022.

 

Prefere assistir esse conteúdo em vídeo? Clique aqui

Por que rever seu planejamento de marketing jurídico para o próximo ano?

É importante enxergar o seu projeto de marketing jurídico em ciclos.

Na In Company, nós definimos ciclos anuais para os projetos de marketing jurídico. Acada ciclo, revisamos os planejamentos, levando em consideração:

  • os resultados alcançados até o momento;
  • o desempenho de cada frente estratégica;
  • as tendências de mercado e as mudanças que influenciarão o próximo ano.

Um planejamento que deu certo em 2021 deve ser revisado para 2022. Por isso, é importante rever o seu planejamento a cada ciclo.

 

3 focos estratégicas fundamentais de marketing jurídico para rever em 2022

  1. Design
  2. Tecnologia
  3. Logística de distribuição de conteúdo

 

Revendo o DESIGN do seu plano de marketing jurídico

É cada vez mais importante investir na sua marca e ter uma identidade moderna, inovadora, mas que ao mesmo tempo passe confiança e “converse” com sua persona (perfil médio individualizado do seu público-alvo). O design é uma ferramenta chave na construção desse branding.

Na In Company, temos feito trabalhos de re-branding (mudança total ou repaginação da marca). Esse trabalho inclui:

  • logomarca;
  • papelaria;
  • cartões de visita digitais;
  • outros materiais digitais (arquivos, apresentações, identidade para redes sociais);
  • vídeos institucionais;
  • e mais.

Importante lembrar que o branding não abrange apenas o material voltado para a comunicação. Ele também está invadindo as petições jurídicas e outros materiais do seu core business, não só o marketing!

O legal design trabalha com o conceito de aplicar sua identidade visual e outras estratégias visuais às peças jurídicas. É uma maneira interessante de reforçar sua identidade não apenas perante seus clientes, mas também perante o Juiz e serventuários da Justiça.

 

Revendo a TECNOLOGIA do seu plano de marketing jurídico

Naturalmente, se seu planejamento de marketing jurídico envolve marketing digital, estar a par das mudanças e melhorias promovidas pelo avanço tecnológico é fundamental!

Isso envolve rever as decisões feitas sobre:

  • a construção do seu site;
  • a hospedagem do seu site;
  • suas técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • plataforma de CRM (Customer Relationship Management) e software de automação de e-mails e gestão do ciclo de venda (nutrição de leads).

Modernizando tudo isso, você conseguirá ranquear melhor no Google. Também vai melhorar suas chances de relacionamento com seus leads (contatos).

Confira nossas dicas:

  • Invista em um site com modelagem e programação adequadas para que o algoritmo de busca enxergue seus conteúdos (tanto o das páginas institucionais, landing pages, quanto seus blog posts) como relevantes e de qualidade. Assim, o site de busca vai sugerir seus conteúdos com mais frequência aos usuários;
  • Conheça bem a sua hospedagem e preocupe-se com detalhes como: quanto tempo seu site leva para carregar, qual é a experiência fornecida ao cliente que acessa o site pelo celular ou tablet etc. Tudo isso é User Experience (UX). É relevante para o cliente e é relevante para você, pois os algoritmos do Google também sabem ler essas informações;
  • Invista em um bom programa de CRM que te ajude a gerenciar os leads dentro da sua plataforma para gerar Relacionamento, Autoridade e Vendas. Não desperdice leads!

 

Revendo a LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO do seu plano de marketing jurídico

O conteúdo é a matéria-prima do marketing jurídico. Mas não basta ter um conteúdo de qualidade se não existe uma logística inteligente para levá-lo ao público certo, do jeito certo.

Nossa dica é:

  1. Faça um novo plano de pauta para 2022, com os assuntos que você vai postar nos dias da semana, de forma ligada às suas áreas de atuação e ao seu plano de persona;
  2. Desdobre seu plano de conteúdo em 3 frentes: conteúdo escrito (blog e posts de rede social que direcionam o público ao blog), vídeo (feito a partir do mesmo conteúdo escrito) e áudio (gravação da leitura do texto do blog, podcasts etc).

O áudio e o vídeo estão crescendo muito e melhorando a performance dos projetos de marketing jurídico.

Os projetos mais evoluídos de marketing jurídico são os que exploram o máximo do potencial dos seus conteúdos, aproveitando-os em diversas frentes para alcançar mais pessoas em diferentes momentos. Afinal, cada indivíduo prefere consumir conteúdo de um jeito.

 

Conclusão: não demore muito para montar ou rever planejamento de marketing jurídico

Quer avançar no seu entendimento de como instrumentalizar o planejamento de marketing jurídico de 2022? Confira nosso artigo: Planejamento de marketing jurídico para 2022: veja 3 passos fundamentais de como fazer?

A In Company está preparada para atender seu escritório e implementar ações de marketing digital, inbound marketing e marketing de relacionamento, na forma que mais se harmoniza com as diretrizes da OAB para a publicidade advocatícia, com a LGPD e demais atos normativos que incidem no marketing jurídico.

 

Quer saber mais sobre marketing jurídico e as estratégicas que atraem os melhores resultados financeiros e de posicionamento digital para advogados?

ENTÃO, APROVEITE AS OPORTUNIDADES ABAIXO:

  • CURSO ONLINE DE MARKETING JURÍDICO DIGITAL – Atualizado com o novo código de ética da OAB, provimento 205/2021.

Através das melhores estratégias de marketing jurídico e inbound marketing, o Curso ministrado por Alexandre Teixeira, irá te mostrar uma visão estratégica do que investir no seu projeto de marketing jurídico para: PLANEJAR, IMPLEMENTAR, MANTER E AVANÇAR PARA O PRÓXIMO NÍVEL.

Inscrições: ACESSE AQUI.

 

  • BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: INBOUND MARKETING JURÍDICO

Saiba como a principal estratégia de marketing jurídico digital pode trazer melhores resultados para o seu escritório! ACESSE AQUI

 

  • ENTRE EM NOSSOS CANAIS DE MARKETING JURÍDICO NO WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE

Deseja fazer parte do nosso CANAL VIP no WHATSAPP, TELEGRAM e YOUTUBE para receber conteúdos informativos e estratégicos para o seu marketing jurídico? Enviaremos dicas, artigos, cursos e convites para eventos desta área:

 

Até a próxima e um abraço.

 

Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 16 anos.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br


Artigos Relacionados