Artigos Postado no dia: 28 março, 2024

Saiba como estruturar processos para criar rotinas de marketing digital na sua clínica

Processos de marketing digital e rotinas administrativas são importantes para aumentar a eficiência operacional e garantir que o marketing digital seja levado a sério na sua clínica.

Caso contrário, a execução do marketing pode ficar muito “solta”, com poucas ferramentas para o controle e a garantia da execução das tarefas e a mensuração dos resultados.

Principalmente no caso das clínicas que não têm um departamento de marketing, sem processos e rotinas de marketing bem estabelecidas o marketing acaba não sendo a prioridade, perdendo-se entre as tarefas comerciais e gerenciais que exigem atenção no dia a dia.

Nesse artigo, temos dicas valiosas para você, gestor na área da saúde, que deseja implementar processos e rotinas de marketing, e assim alcançar seus objetivos de negócios de forma mais consistente!

 

O que são processos e rotinas de marketing?

No âmbito da administração, processos organizacionais são séries de atividades planejadas para alcançarem algum objetivo. Rotinas administrativas são as atividades corriqueiras executadas no dia a dia e que compõem esses processos.

Quando falamos em processos e rotinas de marketing, estamos nos referindo a conjuntos de tarefas predeterminadas para atingir uma finalidade de marketing. A definição dessas tarefas e até mesmo a sequência de execução delas geralmente é fruto de testes que comprovam a eficácia do processo.

Os processos e rotinas de marketing podem dizer respeito a:

  • planejamento das estratégias;
  • implementação das estratégias;
  • monitoramento das estratégias;
  • aprimoramento das estratégias.

É comum que cada empresa crie os seus próprios processos, conforme a sua própria experiência, cultura, recursos, valores etc.

Na prática, um processo pode ser tão simples quanto ter um roteiro ou checklist de tarefas que devem ser executadas, ou até mesmo um plano mais complexo que envolve diversos subprocessos.

 

Exemplo de processo de marketing médico digital

Quer conhecer um exemplo de processo de marketing médico digital?

Para a fase de planejamento, nós da In Company criamos um processo que é composto de 3 fases:

  1. Plano de soluções x mercado
  2. Plano de comunicação do marketing médico
  3. Jornada para conversão (inbound marketing médico)

Saiba mais sobre esse processo no nosso artigo: Conheça as 3 fases fundamentais do planejamento de marketing médico digital  

 

7 dicas para estruturar processos para criar rotinas de marketing digital na sua clínica

A finalidade do estabelecimento de processos e rotinas de marketing é dar um roteiro à sua equipe, para que eles saibam por onde começar e quando acaba uma atividade, bem como, saibam o que precisa ser feito nesse percurso.

Para criar seus próprios processos, recomendamos:

  1. Mapeie as ações de marketing utilizadas na sua empresa, para definir quantos processos serão necessários, ou quais ações não precisam ter processos e rotinas predefinidos, permitindo maior autonomia e flexibilidade;
  2. Aprenda com experiências passadas, verificando quais passos deram certo, como chegar a resultados com mais rapidez ou menor custo, quais atos podem ser evitados ou melhorados;
  3. Avalie seus recursos internos (recursos humanos, orçamento, tecnologia, etc) para saber quais tarefas podem automatizados, terceirizados, quanta força de trabalho você tem e se é suficiente para destrinchar muito o processo etc;
  4. Treine sua equipe e comunique de forma adequada a justificativa desses processos, para aumentar a conscientização e a compreensão;
  5. Estabeleça mecanismos de validação para as etapas finais de cada processo, ou até mesmo de etapas intermediárias, se necessário;
  6. Documente esses processos para que a equipe possa consultá-los e recorrer a eles quando houver dúvida;
  7. Crie fluxos periódicos de reavaliação desses processos para entender se ainda fazem sentido e se têm surtido os efeitos esperados.

Caso você conte com o apoio de uma agência especializada em marketing digital, provavelmente precisará de uma menor quantidade de processos e rotinas de marketing na sua empresa. É importante manter um bom relacionamento com essa agência para que ambos se ajudem mutuamente a manter seus processos funcionando bem, com todas as partes estando cientes das expectativas, prazos e tarefas esperadas.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre marketing digital voltado para a área da saúde? 

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Alexandre de Souza Teixeira

Head – Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

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