Artigos Postado no dia: 21 fevereiro, 2019

3 dicas de branding pessoal para advogados correspondentes

Deixe de ser apenas um nome em uma lista de advogados correspondentes.
A Internet facilita a conexão entre advogados correspondentes e escritórios contratantes; mas, para ter uma carreira de sucesso, o advogado não deve se acomodar com as ferramentas disponíveis.
Investir na criação de sua própria marca jurídica é a melhor maneira de se diferenciar no mercado da correspondência jurídica.
Nesse texto, você vai entender o que pode fazer para deixar de ser apenas um nome em uma lista de advogados correspondentes.

Confira!
O crescimento da correspondência jurídica
A possibilidade de ser um advogado correspondente trouxe novas perspectivas e fontes de renda para dezenas de advogados e escritórios.
É uma excelente maneira de advogados em início de carreira conseguirem trabalho, adquirir experiência profissional, com uma renda relativamente rápida. Afinal, o advogado correspondente é contratado por diligência, realizando um (ou mais de um) ato processual por vez.
Já para os escritórios, é uma forma de otimizar custos de locomoção e substabelecimento, quando há necessidade de realizar atos processuais em cidades diferentes. Dessa forma, eles podem prestar um melhor serviço ao cliente.
O contato entre o escritório contratante e o advogado correspondente geralmente ocorre em sites de intermediação, na qual os advogados se inscrevem em um banco de profissionais, fornecendo informações que ficam à disposição dos escritórios.
No entanto, contar apenas com a divulgação feita nesses sites pode ser uma estratégia perigosa para quem quer se estabelecer no mercado.
Por que o advogado correspondente deve investir em branding pessoal
Quando o advogado cria o seu cadastro em um site de correspondência jurídica, passa a fazer parte de um grande banco de profissionais, classificados segundo vários critérios, sendo os principais: o local em que se encontra e a área de especialização.
O escritório que acessa o site em busca de um advogado se depara com centenas de nomes.
Assim, fica difícil para um advogado correspondente se destacar.
Ademais, em meio a tantas opções, a tendência é que os advogados acabem aceitando trabalhos de forma indiscriminada, cedendo às ofertas (que geralmente são de baixo preço); afinal, se ele não aceita, há centenas de outros que podem fazer o trabalho em seu lugar.
A melhor maneira de um advogado ser visto como especialista, podendo ter seu trabalho valorizado, é investindo no seu branding pessoal.
Com uma marca pessoal forte e bem estabelecida, o advogado correspondente passará a ser reconhecido e respeitado por sua expertise. Consequentemente, poderá ser encontrado por escritórios que melhor se alinham com sua área de atuação.
Assim, o advogado correspondente poderá escolher melhor seus trabalhos e cobrar preços dignos e compatíveis com seu valor profissional.
3 dicas de branding pessoal para advogados correspondentes

  1. Defina suas áreas de atuação

Por maior que seja a tentação de aceitar diligiências em qualquer área jurídica, lembre-se que, quanto mais especializado você for, maiores as chances de rankear bem em sites de busca e de ter credibilidade perante os escritórios de advocacia que procuram por correspondentes.

  1. Tenha seu próprio site

Você não é apenas um nome em um banco de dados de advogados correspondentes: é um profissional dono de identidade própria, com um trabalho diferenciado e que merece ser destacado. Mostre ao mundo que você se leva a sério, tendo o seu próprio espaço na Internet

  1. Produza conteúdo

Demonstre a sua expertise jurídica por meio de conteúdo. Produza conteúdo próprio ou faça uma curadoria de conteúdo jurídico para seu site ou blog.
O branding pessoal por meio do marketing digital e produção de conteúdo (chamado de marketing de conteúdo, que é uma das estratégias da vertente chamada de inbound marketing) é uma das maneiras mais eficientes de obter credibilidade, conquistar e fidelizar clientes sem ferir as diretrizes éticas da OAB.
A In Company oferece serviços especializados de inbound marketing jurídico e outras estratégias de marketing digital para advogados.
Todos os nossos projetos são personalizados e desenvolvidos conforme as disposições do Código de Ética e Disciplina da OAB.
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Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.
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