Artigos Postado no dia: 8 julho, 2019

Case de sucesso de inbound marketing jurídico

Quanto tempo leva até um escritório de advocacia conseguir resultados com inbound marketing? Veja este exemplo abaixo:
O inbound marketing é o que mais apresenta sintonia com o Código de Ética da OAB e a sua vedação à mercantilização da advocacia.
Mas, se a venda imediata não é o objetivo, como o inbound marketing pode trazer resultados para um escritório de advocacia? E quanto tempo leva para que isso aconteça?
Neste artigo, você vai ter respostas para estas perguntas, além de conferir um case real de um escritório de advocacia que obteve um ROI de mais de 2.700%.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que é inbound marketing jurídico
A concepção tradicional de marketing (chamada de “outbound marketing”) envolve estratégias baseadas na divulgação. A empresa aborda o cliente, muitas vezes até o força a prestar atenção no que ela tem a dizer sobre seu produto ou serviço.
O inbound marketing parte de uma premissa diferente: em vez de ir atrás do cliente, a empresa realiza ações que atraiam o seu interesse, para que ele vá atrás dela. Isso pode ser feito por meio de:

  • marketing de conteúdo;
  • entretenimento de marca (branded content);
  • outras formas, geralmente por meio de marketing digital.

O inbound marketing jurídico usa destas mesmas ações, ajustando-as ao Código de Ética e Disciplina da OAB.
É, aliás, a estratégia de marketing digital que mais apresenta sintonia com o Código, pois divulga a expertise do advogado sem vender o serviço advocatício – respeitando, assim, a proibição de mercantilização da advocacia.
 
Quanto tempo leva para conseguir resultados com inbound marketing?
Nicolas Cole, que escreve sobre inbound marketing e marketing de conteúdo para publicações como TIME, Forbes e Business Insider, diz que o erro de muitas empresas que apostam no marketing de conteúdo é achar que vale a pena investir em estratégias vaidosas de curto prazo.
No artigo “Se você faz marketing de conteúdo: você quer vaidade ou quer exposição?”, ele diz:
 
“Muitos profissionais de marketing de conteúdo vendem um sonho que eles mesmos nunca executaram. E isso é frustrante.
Como resultado, empresas investem centenas em iniciativas que não pagam dividendos de verdade. Ao contrário, elas buscam recompensas de curto prazo, em vez de investirem em um lucro de maior prazo. E o que ninguém te diz sobre o marketing de conteúdo eficaz é que ele não acontece da noite para o dia. De fato, é esse o ponto principal. Não existe algo como ‘construir expertise na indústria’ em 3 meses. Isto sequer é suficiente para detectar o que é que você realmente está tentando transmitir.
E como leva tempo para ver um retorno dramático sobre o investimento, muitas empresas optam pelas opções mais fáceis (e mais caras)…
(…)  São as pessoas que persistem por mais tempo que obtêm as maiores recompensas. Não se contente com vaidade de curto prazo. Nenhum bom investidor pensa assim.”
 
O médio e longo prazo são mesmo o foco do inbound marketing.
O inbound marketing não preza pela venda imediata. Ele busca construir um vínculo de confiança que leve o próprio cliente a tomar a decisão de comprar, após ele se sentir convencido de que a empresa tem as soluções que ele precisa.
Os resultados costumam aparecer após os 8 primeiros meses, e por volta dos 12 meses já é possível ter um bom Retorno sobre o Investimento (ROI).
 
Case real de inboud marketing: mais de 2.700% de ROI
Abaixo está um infográfico de um case real executado pela In Company juntamente com um escritório de advocacia de médio porte da cidade de Curitiba-PR que investiu cerca de R$43.200,00 em um projeto de inbound marketing jurídico, durante 12 meses.
Após 12 meses da execução do projeto, o escritório obteve mais de 170 mil visitas em seu site, dos quais cerca de 2% converteram-se em leads, além de gerar cerca de 2% de oportunidades em outros canais (whatsapp, redes sociais, e-mail etc).
Ao final das etapas do funil de vendas, foram geradas 240 vendas, totalizando um valor de R$ 1.200.000,00 por ano, o que corresponde a um ticket médio (que é a média gasta pelo cliente em cada venda) de R$ 5 mil.
Desta forma, este escritório de advocacia obteve um ROI de mais de 2.700%.
 

 
Para entender mais sobre como funciona o funil de vendas e seu desempenho, confira nosso artigo AQUI.
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Entre em contato conosco e vamos conversar sobre o que podemos fazer por você!
 
 

Alexandre de Souza Teixeira
Head – Sócio Fundador da In Company e especialista em marketing jurídico há 14 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
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