Artigos Postado no dia: 26 março, 2019

Conectando ações online e offline no marketing para a área da saúde

O marketing digital é tão importante hoje quanto a própria Internet é importante para qualquer ser humano. Mas, por outro lado, o contato entre profissional e paciente é muito intenso nas profissões da área da saúde. Será que as experiências offline devem ser deixadas de lado?
Neste artigo, você vai entender como conectar ações online e offline, para obter sucesso na sua estratégia de marketing para a área da saúde.
Confira!

Por que o marketing digital para a área da saúde é fundamental ?
Para entender a importância do marketing digital, basta pensar na importância que a Internet e a tecnologia têm na sociedade.
A cultura digital é uma realidade irreversível.
A tendência, aliás, é que ela se intensifique e que as tecnologias se sofistiquem cada vez mais, fazendo parte de nossas vidas em maneiras que ainda nem conseguimos conceber.
Sendo assim, explorar os recursos digitais é essencial para a construção de marca e divulgação dos serviços de qualquer profissional.
Mas, na área da saúde, estética e bem estar, o marketing digital tem um potencial diferenciado.
Afinal, informações sobre esses temas são frequentemente buscados na Internet, e nem todas as páginas oferecem informações de confiança.
Essa é uma grande oportunidade para médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, personal trainers e quaisquer outros profissionais da saúde e do bem estar.
Pelo marketing digital, eles podem estabelecer uma presença na Internet e publicar conteúdo, aproveitando todo esse tráfego para divulgar sua expertise e fortalecer sua autoridade.
Por que as ações offline também são indispensáveis ?
Com a chegada do marketing digital, muitas pessoas podem achar que as ações de marketing que eram praticadas antes dele perderam a importância.
No entanto, mesmo em tempos de cultura digital, o offline ainda é indispensável.
A área dos serviços de saúde é uma das áreas em que há maior contato direto entre o profissional e o usuário do serviço.
Justamente por isso, esse contato direto é tão importante.
Esta relação também deve ser valorizada no momento de construir e gerir a marca do profissional de saúde, divulgar seus serviços, mostrar-se disponível para receber novos pacientes e alimentar também a relação com os clientes já conquistados.
Por isso, as ações de marketing offline não devem ser dispensadas no planejamento de comunicação.
Conectando online e offline
O marketing médico digital, ou o marketing digital para qualquer profissional da saúde, beneficia-se de estratégias como:

  • gestão da presença nas redes sociais;
  • website próprio com blog;
  • inbound marketing (publicação e curadoria de conteúdo);
  • app próprio para a clínica ou hospital;
  • e-mail marketing;
  • e outras.

Já as estratégias de marketing offline podem ser:

  • outbound marketing (divulgação, propaganda);
  • participação em palestras, eventos, conferências;
  • comunicação visual impressa;
  • proporcionar experiências aos pacientes;
  • entre outras.

Para comunicar-se com sucesso, conquistar a atenção e confiança do paciente, o profissional da saúde deve fazer uso de estratégias das duas modalidades, com a ajuda de profissionais especializados que irão:

  1. Selecionar as estratégias mais adequadas para o profissional, de acordo com seu perfil, propósito, público alvo etc;
  2. Planejar a execução de forma que se complementem e sejam coerentes;
  3. Executá-las segundo as diretrizes éticas da profissão;
  4. Medir os resultados.

Um exemplo de como ações online e offline podem se complementar é realizar um evento e depois usar de meios digitais para continuar o relacionamento iniciado naquele momento.
Consulte profissionais especializados para discutir outras possibilidades e saber o que pode ser feito para construir e gerir sua marca de saúde na Internet, expondo seu trabalho para potenciais pacientes e fidelizando os pacientes existentes.
A In Company é especializada em projetos de marketing médico e marketing digital para a área da saúde em geral.
Todos os nossos projetos são customizados e executados conforme o Código de Ética e Disciplina de cada profissão.
Nosso objetivo é entender a realidade do cliente e comunicar seu propósito de forma única e ética.
Entre em contato conosco!
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Estamos à disposição se desejar saber mais e para fazermos um plano para você sem compromisso!!

Alexandre de Souza Teixeira
Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.
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