26/03/2019 // Artigos

Conectando ações online e offline no marketing para a área da saúde

O marketing digital é tão importante hoje quanto a própria Internet é importante para qualquer ser humano. Mas, por outro lado, o contato entre profissional e paciente é muito intenso nas profissões da área da saúde. Será que as experiências offline devem ser deixadas de lado?

Neste artigo, você vai entender como conectar ações online e offline, para obter sucesso na sua estratégia de marketing para a área da saúde.

Confira!

Por que o marketing digital para a área da saúde é fundamental ?

Para entender a importância do marketing digital, basta pensar na importância que a Internet e a tecnologia têm na sociedade.

A cultura digital é uma realidade irreversível.

A tendência, aliás, é que ela se intensifique e que as tecnologias se sofistiquem cada vez mais, fazendo parte de nossas vidas em maneiras que ainda nem conseguimos conceber.

Sendo assim, explorar os recursos digitais é essencial para a construção de marca e divulgação dos serviços de qualquer profissional.

Mas, na área da saúde, estética e bem estar, o marketing digital tem um potencial diferenciado.

Afinal, informações sobre esses temas são frequentemente buscados na Internet, e nem todas as páginas oferecem informações de confiança.

Essa é uma grande oportunidade para médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, personal trainers e quaisquer outros profissionais da saúde e do bem estar.

Pelo marketing digital, eles podem estabelecer uma presença na Internet e publicar conteúdo, aproveitando todo esse tráfego para divulgar sua expertise e fortalecer sua autoridade.

Por que as ações offline também são indispensáveis ?

Com a chegada do marketing digital, muitas pessoas podem achar que as ações de marketing que eram praticadas antes dele perderam a importância.

No entanto, mesmo em tempos de cultura digital, o offline ainda é indispensável.

A área dos serviços de saúde é uma das áreas em que há maior contato direto entre o profissional e o usuário do serviço.

Justamente por isso, esse contato direto é tão importante.

Esta relação também deve ser valorizada no momento de construir e gerir a marca do profissional de saúde, divulgar seus serviços, mostrar-se disponível para receber novos pacientes e alimentar também a relação com os clientes já conquistados.

Por isso, as ações de marketing offline não devem ser dispensadas no planejamento de comunicação.

Conectando online e offline

O marketing médico digital, ou o marketing digital para qualquer profissional da saúde, beneficia-se de estratégias como:

  • gestão da presença nas redes sociais;
  • website próprio com blog;
  • inbound marketing (publicação e curadoria de conteúdo);
  • app próprio para a clínica ou hospital;
  • e-mail marketing;
  • e outras.

Já as estratégias de marketing offline podem ser:

  • outbound marketing (divulgação, propaganda);
  • participação em palestras, eventos, conferências;
  • comunicação visual impressa;
  • proporcionar experiências aos pacientes;
  • entre outras.

Para comunicar-se com sucesso, conquistar a atenção e confiança do paciente, o profissional da saúde deve fazer uso de estratégias das duas modalidades, com a ajuda de profissionais especializados que irão:

  1. Selecionar as estratégias mais adequadas para o profissional, de acordo com seu perfil, propósito, público alvo etc;
  2. Planejar a execução de forma que se complementem e sejam coerentes;
  3. Executá-las segundo as diretrizes éticas da profissão;
  4. Medir os resultados.

Um exemplo de como ações online e offline podem se complementar é realizar um evento e depois usar de meios digitais para continuar o relacionamento iniciado naquele momento.

Consulte profissionais especializados para discutir outras possibilidades e saber o que pode ser feito para construir e gerir sua marca de saúde na Internet, expondo seu trabalho para potenciais pacientes e fidelizando os pacientes existentes.

A In Company é especializada em projetos de marketing médico e marketing digital para a área da saúde em geral.

Todos os nossos projetos são customizados e executados conforme o Código de Ética e Disciplina de cada profissão.

Nosso objetivo é entender a realidade do cliente e comunicar seu propósito de forma única e ética.

Entre em contato conosco!

Para mais informações, entre em contato conosco ou acesse: https://www.incompanypr.com.br/areas-de-atuacao/marketing-medico/

Estamos à disposição se desejar saber mais e para fazermos um plano para você sem compromisso!!

Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Fundador da IN COMPANY e especialista em marketing médico e saúde em geral.

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.br

www.incompanypr.com.br

Compartilhe:

Voltar